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01 nov Um novo Ensino Médio
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O coordenador geral do Colégio São Judas Tadeu, Rosário Antônio D’Agostino, o DAgô, fala sobre as novidades no Ensino Médio da escola.
Até bem pouco tempo, ter acesso à informação, dominar as tecnologias, ter vastos conhecimentos técnicos, científicos e acadêmicos era o caminho para garantir o sucesso de um cidadão. Hoje, não é mais. O mundo passa por profundas transformações em que a supervalorização da informação dá lugar a outros aspectos do desenvolvimento humano. Trata-se das habilidades socioemocionais, dentre as quais merecem atenção a empatia, a autoestima, a ética, a paciência, o autoconhecimento, a confiança, a responsabilidade, a autonomia, a criatividade, a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico, o respeito e o caráter. “Todas são extremamente necessárias para que os alunos lutem pelas causas que precisam lutar e usem seu talento para resolver problemas”, defende D’Agô. “É disso que o mundo precisa para que se criem ambientes democráticos e de convivência harmoniosa.”
Por acreditar nesse propósito, o Colégio São Judas Tadeu reformulou seu Ensino Médio. Na entrevista com o coordenador geral, entenda quais são as mudanças.
1. Quais mudanças aconteceram no Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu?
D´Agô – As mais impactantes foram o aumento da carga horária e a formação de dois blocos de disciplinas. Um deles trata da formação clássica, com as disciplinas tradicionais: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Inglês, Arte, Biologia, Sociologia, Filosofia e Educação Física. Esse núcleo é chamado de formação geral. O outro bloco é o dos itinerários formativos, associados a quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Vale destacar que esses itinerários foram montados de forma versátil, contemplando mais de uma área do conhecimento para que o aluno entre em contato com outras áreas antes de decidir sobre seu futuro profissional.
2. Além dessa divisão das disciplinas em blocos, o que mais o CSJT tem de novidade?
D´Agô – Implantamos também o Projeto Integrador e o Projeto de Vida. O primeiro tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas nos Ensinos Fundamental e Médio. O projeto culmina com a apresentação de um trabalho inter ou transdisciplinar sobre um tema da atualidade, o que dá mais sentido a aprendizagem. O segundo está ligado ao modo como cada um reconhece a si mesmo e se coloca diante do mundo. Por isso, ao longo de toda a trajetória, os alunos do Colégio São Judas Tadeu são instados a refletir sobre como se veem e o que querem para si, socialmente e no mundo do trabalho.
3. Como essas mudanças devem impactar a aprendizagem dos alunos?
D´Agô – A expectativa é que se mantenha uma abordagem pedagógica coerente, com uma concepção de aprendizagem significativa, entendida como o ponto inicial da aprendizagem, a partir da qual a escola deve proceder à escolha das técnicas, estratégias e atividades a serem desenvolvidas. A proposta educativa do Colégio São Judas Tadeu permite a compreensão da realidade e o desenvolvimento do ser humano no seu nível intelectual, afetivo, emocional e religioso, seu compromisso com a ética e a responsabilidade social. Tudo para que o estudante exerça uma vida cidadã.
4. Os alunos terão mais tempo de aula na escola?
D´Agô – Sim. O que poderia ser implantado gradativamente até 2022, será implantado já no próximo ano. O Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu terá 35 aulas semanais de efetivo trabalho acadêmico nas três séries, o que equivale a 3500 horas (1800 horas de formação geral e 1700 horas de itinerários formativos). Isso sem contar os projetos opcionais oferecidos no contraturno escolar, como Plantão de Redação, Projeto Profissões, Projeto Atualidades, Esportes e Monitorias. Apenas como base de comparação, no Ensino Médio diurno, pela legislação vigente, a duração mínima é de três anos, com carga horária mínima total de 2400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em, pelo menos, 200 dias de efetivo trabalho escolar.
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Os esforços do CSJT são para oferecer uma engenharia curricular inteligente que propicie o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas do cidadão contemporâneo a fim de prepará-lo para exercer papéis relevantes no processo inevitável de transformação social.
Isis Karoline
Postado às 21:15h, 01 novembroPéssimo, acho desnecessário cortarem geografia, empreendedorismo, espanhol, desenho geométrico etc… que são matérias SUPER essenciais
Sao Judas
Postado às 12:41h, 07 novembroIsso não acontecerá aqui.
Sao Judas
Postado às 12:42h, 07 novembropraticamente todas as matérias do Ensino Médio continuam e haverá aumento de carga horária
PROJETOS INTEGRADORES 2019 - Colégio da Educação Infantil ao Ensino Médio na Mooca
Postado às 11:09h, 14 novembro[…] https://www.colegiosaojudas.com.br/vem-ai-um-novo-ensino-medio/ […]
dani
Postado às 10:58h, 04 agostoSao Judas sempre a frente de todas as outras escolas da regiao. Parabens!!!