Día de los muertos – Colégio São Judas Tadeu

No México, os dias 1º e 2 de novembro tornaram-se dias de festa e comemoração. Acredita-se que pelo menos nessas datas os falecidos tenham permissão para desfrutar e conviver com seus entes queridos. Essa celebração é conhecida como “Día de los muertos”.

Os alunos dos 6ºs anos conheceram essa tradição mexicana pelo olhar dos personagens dos filmes “El libro de la vida” y “Coco”. A flor Cempasúchil, que se destaca ao longo dos filmes, simboliza a data e, por conta de sua cor e aroma, é um dos elementos mais representativos das oferendas. O ato de se maquiar como uma caveira significa a vida e a proteção contra os maus espíritos. As cores dos papéis picados também têm diferentes significados, como o verde, que simboliza vida, e é usado pela vovó Coco em um dos altares.

A temporada do Dia dos Mortos abrange muitas coisas. Durante esses dias, não é incomum relembrarmos histórias assustadoras que envolvem fantasmas, aparições ou seres fantásticos. Por esse motivo, os alunos dos 9ºs anos apresentaram algumas “leyendas mexicanas”, como La llorona, La novia del mar, La dama enlutada, La leyenda de los volcanes e outras mais.

!Viva México! ¡Viva la vida!

Maestra Luciana