Projeto profissões

O Projeto Profissões do Colégio São Judas Tadeu tem como objetivo proporcionar aos adolescentes o conhecimento da diversidade das profissões e possibilitar a construção de conhecimentos sólidos sobre o mercado de trabalho e as competências necessárias para o desenvolvimento profissional, desenvolvendo essas habilidades por meio de dinâmicas, palestras, vídeos e orientação vocacional.

Projeto integrador

Você sabe o que é um projeto integrador? Trata-se de um trabalho escolar que envolve diversas disciplinas e abordam um tema. O objetivo é mostrar aos alunos que existe ligação entre os assuntos estudados e que eles passam por todas as áreas. “Também queremos integrar socialmente os alunos, ensinando-os a trabalhar em equipe, mantendo o respeito e o interesse”, acrescenta a coordenadora pedagógica Mônica Miotto Bertolini.

O projeto tem despertado grande interesse por alunos e professores e, até mesmo, pela família. “Os estudantes gostaram do novo formato de aula onde valores, ações, pesquisas, materiais e informações são trocados, mostrando o real objetivo do projeto, que é a construção do conhecimento realizada por eles mesmos”, explica Mônica.

O projeto integrador, como o próprio nome revela, promove mais integração entre as disciplinas, além de maior socialização entre os alunos e, principalmente, faz com que os alunos sejam autônomos na aprendizagem e protagonistas de seus conhecimentos. No fim do ano letivo, todos têm a missão de fazer uma apresentação sobre suas aprendizagens para os pais e toda a comunidade escolar.

Atualidades

O projeto Atualidades tem como função básica oferecer aos estudantes diferentes conteúdos que transitam no mundo moderno, possibilitando uma formação geral para compreender, relacionar os principais problemas das questões contemporâneas e buscar soluções. Além disso, o Projeto amplia a capacidade argumentativa e desenvolve o senso crítico dos discentes, capacitando-os a compreender as transformações socioculturais do Brasil e do mundo.

Oficina de Redação

A Redação é um dos pontos de maior relevância para obtenção de uma vaga em instituições de ensino superior, para um bom desempenho no Enem e para ingresso no mercado de trabalho. A Oficina de Redação vai além das aulas da matriz curricular e tem como objetivo auxiliar seus alunos do Ensino Médio a saber escrever, expressar-se, relacionar ideias, criar argumentos, articular soluções. Essas são habilidades que serão exigidas de todos o tempo todo, por toda a vida. Se o vestibular pode marcar o início da passagem para uma vida adulta, pode-se considerá-la como uma amostra daquilo que se fará constantemente como  profissionais adultos: resolver problemas.

Esportes

O CSJT oferece aos estudantes dos Ensinos Fundamental 1 e 2 e do Médio atividades esportivas em diferentes modalidades. Essas práticas desportivas, muito além dos aspectos biológicos e do desempenho físico, visam ao desenvolvimento integral de seus estudantes, respeitando seus estágios e fases de crescimento com o objetivo de promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e psicomotor do indivíduo.

OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo

O objetivo é proporcionar aos adolescentes o conhecimento da diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e nas diversas épocas, bem como despertar o interesse por melhor qualidade de vida, pela escolha consciente da carreira. Essa metodologia está alinhada com o desafio de educar por projetos de vida, com atitude empreendedora, focada no desafio da convivência, do autoconhecimento e da inteligência emocional, da educação financeira, da escolha profissional, dos métodos de estudo, do mercado de trabalho e dos valores.