Projetos Diferenciais

Projeto integrador

Você sabe o que é um projeto integrador? Trata-se de um trabalho escolar que envolve diversas disciplinas e abordam um tema. O objetivo é mostrar aos alunos que existe ligação entre os assuntos estudados e que eles passam por todas as áreas. “Também queremos integrar socialmente os alunos, ensinando-os a trabalhar em equipe, mantendo o respeito e o interesse”, acrescenta a coordenadora pedagógica Mônica Miotto Bertolini.

O projeto tem despertado grande interesse por alunos e professores e, até mesmo, pela família. “Os estudantes gostaram do novo formato de aula onde valores, ações, pesquisas, materiais e informações são trocados, mostrando o real objetivo do projeto, que é a construção do conhecimento realizada por eles mesmos”, explica Mônica.

O projeto integrador, como o próprio nome revela, promove mais integração entre as disciplinas, além de maior socialização entre os alunos e, principalmente, faz com que os alunos sejam autônomos na aprendizagem e protagonistas de seus conhecimentos. No fim do ano letivo, todos têm a missão de fazer uma apresentação sobre suas aprendizagens para os pais e toda a comunidade escolar.

OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo

OPEE é uma disciplina que faz parte do currículo dos alunos a partir do Infantil III da nossa Educação Infantil até à 1a série do Ensino Médio. Ela está alinhada com o desafio de educar por projetos de vida, com atitude empreendedora, focada no desafio da convivência, do autoconhecimento e da inteligência emocional, da educação financeira, da escolha profissional, dos métodos de estudo, do mercado de trabalho e dos valores.

Ter uma carreira promissora é, sim, importante. Mas como o ser humano é mais do que um profissional, é fundamental pensar no futuro como um todo. A intenção é preparar os alunos para que construam seus projetos de vida de maneira sustentável, o que vai além de formálos apenas para o vestibular.