Novidade: Simulado Terceiros Médios

O Colégio São Judas Tadeu investiu na contratação da Evolucional, empresa especializada em simulados e análise de dados, e promoverá um simulado com os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, que estão mais próximos à realização dos processos seletivos das instituições de ensino superior. Essa avaliação externa contempla a coleta de dados que podem antecipar os resultados do ENEM. Os resultados permitirão planejar e executar ações para melhorar os resultados dos alunos.

Todos os simulados contam com redação e com itens de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com produção textual e correção pela Evolucional, ou seja, as provas abrangem as quatro áreas do conhecimento e a produção de texto.

A correção é feita pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é um ramo da Teoria da Medida direcionado predominantemente ao estudo de questionários e outra lista de itens. Em outras palavras, é uma forma de correção que leva em consideração a coerência pedagógica, não os números. As questões são divididas em baixa, média e alta dificuldade. Se um respondente, por exemplo, acertar muitas questões de alta dificuldade e poucas de baixa, os cálculos tendem a entender que os acertos das questões mais difíceis podem ter sido “chutes”, e isso faz cair a nota.

O simulado terá as seguintes características:

1-  180 questões (divididas em dois dias) e proposta de Redação;

2-  As provas são idênticas ao modelo ENEM;

3-  A distribuição das questões estará de acordo com a Matriz de Competências e Habilidades do INEP, autarquia responsável pela elaboração das provas do ENEM (Ensino Médio) e do ENADE (cursos superiores);

4-  A correção da Redação será feita por competências, assim como já vêm sendo avaliadas as redações do nosso Projeto.

Datas:

31/05 – 4ª feira 7h50min às 13h20min SIMULADO ENEM – Prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação – Prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
07/06 – 4ª feira 7h50min às 13h20min SIMULADO ENEM – Prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Prova de Matemática e Suas Tecnologias

Equipe Pedagógica