perigos da internet
Fonte irrestrita de conhecimento e experiência, o acesso à internet tem sido foco de preocupação de pais e responsáveis, haja visto que ela também é origem de conteúdos e práticas danosas para crianças e adolescentes, sem esquecer do desperdício de tempo no qual pode se transformar, Mas, como estamos tratando os perigos da internet?
A Educação Escolar está passando por grande transformação e um dos grandes fatores que contribuem com as suas mudanças é a inserção da tecnologia no seu dia a dia.
A internet está no centro deste debate, pois pode ser ao mesmo tempo uma fonte inesgotável de informação, conhecimento, experiências e insights para alunos, professores e pais bem como grande preocupação pela imensa quantidade de conteúdos e acessos a relacionamento e práticas danosas para a vida dos nossos filhos.
Como proporcionar para nossos filhos uma internet benéfica? Como permitir que esta Tecnologia esteja inserida na sua vida de forma produtiva? Como manter controle sobre a vida dos nosso filhos na internet ou pelo menos mitigar os riscos da sua utilização?
Se você também está preocupado com a educação escolar de seu filho, este texto pode auxiliá-lo: Educação escolar entre as duras decisões dos pais.
A internet é um campo de livre escolha, mas não é uma “Terra de ninguém”. Meios de monitorar consumo de conteúdos, registrar o comportamento de navegação e limitar o acesso à conteúdos não aconselháveis está mais perto do que imagina.
Reflita sobre estas questões simples:
Estamos comemorando os primeiros 70 anos do Colégio São Judas. Dizemos primeiros, pois esta comemoração nos coloca na condição de preparar os próximos 70 anos da nossa Escola, sabendo da importância da inserção da Tecnologia na Educação Escolar.
Para lhe demonstrar a importância desta questão para nós do Colégio São Judas, neste ano de 2017 firmamos parceria com a Google for Education. Esta plataforma segura de ensino está implementando novas possibilidades de ensino e aprendizado para professores e alunos.
Uma série de atividades realizadas em seus softwares, a partir de Chromebooks (Notebooks Google) e outros dispositivos estão auxiliando o acesso a conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades dos nossos alunos. Os resultados são surpreendentes e os alunos estão cada vez mais engajados.
Se refletir sobre os itens acima (que são em muito relacionados aos ambientes residenciais) já lhe deixou preocupado, imagine a quantidade de questões a serem pensadas para construir a segurança de acesso à internet em um ambiente escolar?
A equipe de Tecnologia da Informação no Colégio São Judas atua fortemente nestas preocupações, para permitir que um ambiente seguro de acesso e conteúdo da internet seja oferecido aos nossos alunos, professores e colaboradores.
Quais são as principais ações desta equipe?
Todos os acessos à internet feitos nas Redes CSJT, mesmo por equipamentos de professores, colaboradores e alunos, incluindo celulares ligados à nossa Rede WiFi são devidamente monitorados. Não estamos falando de invasão à privacidade, mas monitoramos e gravamos os acessos destes componentes constantemente para garantir que todos estejam sendo realizados de acordo com as nossas regras e com a Segurança da Informação que defendemos.
Somente monitorar não é suficiente, é necessário impedir que acessos a sites, serviços e conteúdos impróprios para o ambiente escolar sejam feitos. Para isso uma série de softwares de segurança e definições de filtro de conteúdo foram implantados e são ajustados constantemente pelos nossos profissionais, pois novos conteúdos e serviços nocivos são criados constantemente no mundo, infelizmente.
Celulares, Tablets e Notebooks de alunos tem autorização a usar a Rede WiFi do Colégio São Judas de acordo com regras de locais e horário definidos. Cada um dos acessos são realizados dentro dos procedimentos e sob a proteção dos sistemas de Segurança da Informação implantados pela nossa equipe. Acesso seguro é uma das nossas principais preocupações.
A invasão à uma Rede de Dados pode acontecer de forma proposital ou não. Um hacker pode representar um risco à integridade de uma Rede de Computadores da mesma forma que um vírus ou malware instalado acidentalmente em um equipamento também pode. Para qualquer um dos casos o monitoramento e a restrição de acessos implantado pela nossa equipe age imediatamente, mitigando riscos de invasão e aumentando a segurança da Rede de Dados.
Quando o Colégio São Judas decidiu estar atualizado tecnologicamente e aplicar a internet no contexto da Educação Escolar sabíamos que as ações de Segurança da Informação necessitariam ser incrementadas.
Este é mais um dos compromissos que temos com nossos alunos, suas famílias e nossos colaboradores na construção de bases sólidas nos seres humanos que passam pela nossa Escola.
Na minha opinião é que a internet possui muitas distrações. Como se fosse estudar em um parque de diversões. Tem que ser bem concentrado para conseguir.