1º Período
Janeiro / Fevereiro / Março
2º Período
Abril / Maio / Junho
3º Período
Agosto / Setembro
4º Período
Outubro / Novembro / Dezembro
Será considerado aprovado o aluno que obtiver média 6,0 (seis) resultado da média aritmética dos bimestres por disciplina, desde que o aluno não tenha mais de 25% de faltas sobre o total das aulas dadas em todas as disciplinas.
Educação Infantil
Tarde: das 13h10min às 17h40min
Ensino Fundamental, Anos Iniciais
Manhã: das 7h10min às 12h30min
Tarde: das 13h10min às 18h30min
Ensino Fundamental, Anos Finais
Manhã: das 7h10min às 12h30min
Tarde: das 13h10min às 18h30min
Ensino Médio
Manhã: das 7h10min às 13h20min
Na composição da média do primeiro ao quarto período dos Ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio, a escola adota o seguinte critério:
Avaliação oficial– 0,0 a 5,0;
Avaliações contínuas/desempenho – 0,0 a 1,0;
Projeto integrador – 0,0 a 2,0;
Avaliação multidisciplinar – 0,0 a 2,0
A recuperação paralela será oferecida no final de cada semestre aos alunos que obtiverem média semestral inferior a 6,0 (seis). Para o cálculo desta média, serão somadas as notas dos períodos de cada semestre, e o resultado será dividido por dois.
A prova valerá de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco), e à nota obtida será acrescida a média da nota da avaliação contínua/desempenho, do projeto integrador e da prova multidisciplinar do período de melhor aproveitamento.
Durante o período de provas, poderá haver duas avaliações por dia.
DURAÇÃO DAS PROVAS BIMESTRAIS
Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos
As provas terão duração mínima de 1h e máxima de 1h10min. As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.
Ensino Fundamental II – 8º e 9º anos
As provas terão duração mínima de 1h10min e máxima de 1h30min. As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.
Ensino Médio
Provas com duração mínima de 1h10min e máxima de 1h30min. Após o término da 2ª prova, os alunos do Ensino Médio serão dispensados.
6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano |
00-08 = zero | 00-04 = zero | 00-07 = zero | 00-10 = zero |
09-14 = 0,50 | 05-12 = 0,50 | 08-16 = 0,50 | 11-20 = 0,50 |
15-20 = 0,75 | 13-20 = 0,75 | 17-25 = 0,75 | 21-30 = 0,75 |
21-26 = 1,00 | 21-28 = 1,00 | 26-34 = 1,00 | 31-40 = 1,00 |
27-32 = 1,25 | 29-36 = 1,25 | 35-43 = 1,25 | 41-50 = 1,25 |
33-38 = 1,50 | 37-44 = 1,50 | 44-52 = 1,50 | 51-60 = 1,50 |
39-44 = 1,75 | 45-52 = 1,75 | 53-61 = 1,75 | 61-70 = 1,75 |
45-50 = 2,00 | 53-60 = 2,00 | 62-70 = 2,00 | 71-80 = 2,00 |
6º ano | |
Língua Portuguesa | 01 – 09 |
Técnicas de Redação | 10 – 13 |
Arte | 14 – 16 |
Língua Inglesa | 17 – 23 |
História | 24 – 28 |
Geografia | 29 – 33 |
Matemática | 34 – 41 |
Desenho Geométrico | 42 – 45 |
Ciências | 46 – 50 |
7º ano | |
Língua Portuguesa | 01 – 10 |
Técnicas de Redação | 11 – 15 |
Arte | 16 – 19 |
Língua Inglesa | 20 – 28 |
História | 29 – 34 |
Geografia | 35 – 40 |
Matemática | 41 – 49 |
Desenho Geométrico | 50 – 54 |
Ciências | 55 – 60 |
8º ano | |
Língua Portuguesa | 01 – 11 |
Técnicas de Redação | 12 – 17 |
Arte | 18 – 22 |
Língua Inglesa | 23 – 33 |
História | 34 – 40 |
Geografia | 41 – 47 |
Matemática | 48 – 57 |
Desenho Geométrico | 58 – 63 |
Ciências | 64 – 70 |
9º ano | |
Língua Portuguesa | 01 – 10 |
Técnicas de Redação | 11 – 16 |
Arte | 17 – 20 |
Língua Inglesa | 21 – 30 |
História | 31 – 37 |
Geografia | 38 – 44 |
Matemática | 45 – 54 |
Desenho Geométrico | 55 – 60 |
Ciências | 61 – 67 |
Física | 68 – 74 |
Química | 75 – 80 |
1ª série | ||
Linguagens e suas tecnologias | Língua Portuguesa e Literatura | 01 – 10 |
Arte | 11 – 14 | |
Língua Inglesa | 15 – 20 | |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | ||
História | 21 – 24 | |
Geografia | 25 – 28 | |
Filosofia | 29 – 31 | |
Sociologia | 32 – 34 | |
Ciências da Natureza e suas tecnologias | Física | 35 – 45 |
Química | 46 – 52 | |
Biologia | 53 – 64 | |
Matemática e sua Tecnologias | Matemática | 65 – 80 |
2ª série | ||
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa e Literatura | 01 – 08 |
Gêneros Textuais – Textos Criativos | 09 – 15 | |
Língua Inglesa | 16 – 19 | |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | História | 20 – 23 |
Geografia | 24 – 28 | |
Filosofia | 29 – 32 | |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Física | 33 – 38 |
Universo e Terra | 39- 46 | |
Energia e suas Alternativas | 47- 51 | |
Química | 52 – 56 | |
Biologia | 57 – 61 | |
Aspectos de Fisiologia | 62- 67 | |
Matemática e sua Tecnologias | Matemática | 68 – 73 |
A Geometria dos Sólidos | 74 – 80 |
3ª série | ||
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa e Literatura | 01 – 08 |
Gêneros Textuais – Textos Argumentativos | 09 – 16 | |
Arte | 17 – 20 | |
Língua Inglesa | 21 – 26 | |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Humanidade e Evolução Histórica | 27 – 31 |
Sociologia | 32 – 35 | |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Física | 36 – 39 |
Matéria e Energia |
40 – 43 | |
Seres Vivos e Saúde | 44 – 51 | |
Impactos Ambientais | 52 – 59 | |
Química Ambiental e Sustentabilidade | 60 – 64 | |
Matemática e sua Tecnologias | Matemática | 65 – 72 |
Teoria das Matrizes | 73 – 80 |
00 – 10 | Zero |
11- 20 | 0,50 |
21-30 | 0,75 |
31 – 40 | 1,00 |
41 – 50 | 1,25 |
51 – 60 | 1,50 |
61 – 70 | 1,75 |
71 – 80 | 2,00 |
Reforço Ensino Fundamental, Anos Iniciais
Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço, às 4ªs feiras, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com calendário entregue em classe. Esse reforço somente poderá ser feito pelo aluno cujo professor julgar necessário.
Reforço Ensino Fundamental, Anos Finais
Os 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Ciências e Desenho Geométrico, diariamente, de 2ª a 6ª feira.
As aulas de reforço serão ministradas pelo professor das aulas regulares.
Para o aluno participar, deverá comparecer no horário determinado, devidamente uniformizado, marcar presença e trazer o material da disciplina.
Monitoria 9º Ano e Ensino Médio
Programa destinado a alunos do nono ano ao ensino médio com dificuldade de aprendizagem ou aos interessados em melhorar o conteúdo, os monitores são orientados pelos professores, que disponibilizam atividades a serem desenvolvidas no contraturno, nas seguintes disciplinas: Língua
Portuguesa e Literatura, Química, Matemática, Biologia, Física e itinerários formativos dessas áreas do conhecimento.
É uma oportunidade a ser aproveitada em tempo hábil para o bom andamento do ano letivo.
Representantes de Turma
Do sexto ano do Fundamental II ao terceiro ano do Ensino Médio, todas as turmas do Colégio São Judas Tadeu têm os seus representantes discentes, que são eleitos por seus pares para um ano letivo de mandato, período no qual se colocam à disposição da coordenação e da direção para diálogos e reuniões sobre assuntos de interesse da turma e do Colégio.
Caberá aos representantes viabilizar um meio de comunicação com a turma, visto que os interesses de que tratarão serão coletivos.
Os critérios para a eleição dos representantes são públicos e fazem parte de regulamento específico.
Projeto Integrador
O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver no discente as competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, o aprendizado deve fazer sentido para o aluno.
Progressão Parcial
A unidade escolar não oferecerá progressão parcial (antiga Dp) nos Ensinos Fundamental e Médio.
Ensino Remoto
O Colégio São Judas Tadeu, em regime de exceção, obedecida a legislação vigente, poderá substituir as aulas presenciais da educação básica pela modalidade remota. A liberação de tal modalidade ocorrerá em ocasiões em que se constatar ameaça à saúde pública ou à segurança nacional.
As aulas serão ministradas em plataformas específicas que ofereçam ferramentas de comunicação e de colaboração para aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.
As aulas remotas devem ter como premissa:
I – Aulas em tempo real, nos mesmos dias e horários do presencial.
II – Interação com o professor.
III – Material personalizado, dinâmico e criado pelo professor.
IV – Cronograma e calendário previamente divulgados.
Orientações – Certificado de Conclusão
Os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental, Anos Finais e do Ensino Médio não serão expedidos para alunos que não obtiveram aprovação em qualquer das disciplinas constantes do currículo correspondente.
Os alunos concluintes deverão requerer o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão na secretaria assim que obtiverem o resultado final.
Critério de Faltas
O aluno não poderá ultrapassar o limite máximo de 25% da somatória das aulas dadas em todas as disciplinas ano/série. Caso ultrapasse esse limite, será considerado retido.
Abono de faltas
A legislação em vigor não prevê o abono de faltas. Só há compensação de ausência às aulas nos termos do Decreto-Lei
no 1.044/69 e da Lei no 6.202/75.
Os atestados médicos não abonam as faltas, apenas as justificam.
Matrícula
O prazo para matrícula dos alunos aprovados ou em recuperação deve ser observado e seguido rigorosamente, levando-se sempre em conta os avisos impressos nos boletins e no edital de matrícula. A não observância do prazo pode implicar perda de vaga.
Para efetuar a matrícula, o aluno deverá:
1 – Apresentar, em tempo hábil, a documentação solicitada pela Secretaria;
2 – Estar dentro do limite de idade estabelecido para o ano escolar a que se destina, se for aluno da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental;
3 – No caso de pais separados que tenham a guarda do aluno, deverão apresentar a documentação que comprove a situação legal.
4 – O Colégio admitirá estudantes elegíveis da Educação Especial, desde que a
família ou responsáveis apresentem laudo médico ou de especialistas que os acompanhem, com a finalidade de alicerçar, via Atendimento Educacional Especializado (AEE), as adequações pedagógicas necessárias e possíveis ao Colégio.
5 – Educação Física: O Colégio solicitará apresentação de atestado médico pelo responsável do aluno para a prática de Educação Física. O aluno que não apresentar atestado médico não poderá ser punido ou discriminado, porém, os contratantes deverão ser compelidos a assinar um Termo de Responsabilidade, declarando, para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresentam empecilhos ou complicadores para prática dessas atividades físicas. Os exames médicos poderão ser realizados por profissionais de livre escolha dos responsáveis.
6 – Medicação: os pais deverão enviar o medicamento com a receita de acordo com o Código Civil artigo 186, 187 e 927.
7 – Adaptação: Os alunos recebidos por transferência, caso seja necessário, serão submetidos ao processo de adaptação de estudos, nos termos da legislação em vigor, quando houver discrepância entre os componentes curriculares, ou entre conteúdos programáticos das escolas de origem e os do Colégio São Judas Tadeu.
A adaptação de estudos deverá ser cumprida pelo aluno por meio de trabalhos ou de comparecimento às aulas de reforço, devendo o aluno tomar ciência das adaptações de estudos a cumprir, no momento da efetivação da matrícula.
8-
O CONTRATADO prestará ao (à) CONTRATANTE serviços educacionais conforme preâmbulo acima, nos termos do seu
Regimento Interno, Guia do Estudante e da Proposta Pedagógica, obedecidas as normas pertinentes em vigor. O CONTRATADO tem o direito de fechar uma turma que não atinja, após o final do prazo oficial de
matrículas, o número mínimo de 15 alunos regularmente matriculados para a Educação Infantil e Fundamental, Anos Iniciais (1° ao 5° ano), e mínimo de 18 alunos regularmente matriculados para o Fundamental, Anos Finais (6° ao 9°ano) e Ensino Médio (1° ao 3 °ano).
9- As matrículas para alunos novos ou veteranos estarão abertas a partir do mês de setembro. No caso de retenção, a vaga é assegurada no mesmo ano ou série de retenção até o prazo estabelecido no edital do Colégio.
Cancelamento de Matrícula
Após o início do ano letivo, o cancelamento de matrícula só poderá ser efetuado mediante entrega de requerimento apropriado, autorizado pelo pai ou pelo responsável, e quitação das mensalidades até o mês em que o referido requerimento for entregue à Secretaria.
Não haverá cancelamento por telefone, carta ou e-mail. No caso de simples desistência, sem o devido requerimento, serão cobradas as mensalidades até o mês de dezembro. Eventual pedido de cancelamento, desistência, trancamento do curso ou transferência do aluno somente será efetuado mediante preenchimento de requerimento junto à secretaria, em formulário próprio, acompanhado da assinatura do diretor do período com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, a título de aviso prévio, sendo certo que será cobrado todo o período, inclusive o do aviso prévio. Caso a solicitação ocorra no mês de novembro, será devida também a mensalidade de dezembro, pois da mesma forma que as mensalidades de janeiro, julho e dezembro é parte integrante da anuidade. Essa norma se aplica também ao Extracurricular, ao Curso Integral e à alimentação.
Pagamento das Mensalidades
O pagamento das mensalidades será feito por meio de ficha de compensação, que será entregue ao próprio aluno. Até o dia do vencimento, o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional pertencente ao sistema de compensação da câmara interbancária de pagamento.
O Colégio poderá, a seu exclusivo critério, receber parcelas eventualmente em atraso, acrescida multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) aos valores devidos e correção monetária a ser calculada pelo IGP-M ou outro índice que venha a substituí-lo. O não recebimento da ficha de compensação não exclui a responsabilidade do pagamento. Portanto, caso a mensalidade não chegue em até 48 horas antes do vencimento (dia 10 de cada mês), o aluno ou seu responsável comunicar-se imediatamente com a Tesouraria para retirar a ficha de compensação ou imprimir a 2a via no site do Colégio (www.colegiosaojudas.com.br), informando RA e senha do aluno a fim de realizar o pagamento em tempo hábil. Os pagamentos efetuados por meio de ordem de pagamento, de depósito bancário, pix ou transferência não são reconhecidos pelo nosso sistema, portanto esses meios não deverão ser utilizados. Alertamos sobre a existência de vírus que modificam os dados de boletos fraudando as informações; portanto utilizar sempre o serviço de impressão em nosso site no portal do aluno e jamais links para impressão recebidos. Todas as condições financeiras constam no contrato de prestação de serviços educacionais firmado entre os responsáveis e o Colégio São Judas Tadeu.
Revisão de Provas
Resultados Finais
As revisões de provas poderão ser requeridas em até 3 (três) dias após a divulgação das notas correspondentes, impreterivelmente. Os pedidos de reconsideração deverão obedecer à Del. CEE 155/17 que se encontra no final deste guia.
Uniforme Escolar
O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, inclusive durante as aulas de Educação Física, nas quais também é obrigatório o uso de tênis. Na Educação Infantil, o tênis deverá ser com velcro.
a) O uniforme do Colégio não poderá sofrer nenhuma modificação, como corte das mangas ou da gola, inscrições, impressões não oficiais, desenhos ou qualquer alteração no padrão, incluindo-se mudanças do tecido e/ou tonalidade.
b) Entende-se por uniforme completo o uso diário da calça ou bermuda do agasalho, camiseta com emblema, blusão escolar, meias e tênis.
Obs: Mesmo utilizando o blusão, a camiseta do Colégio é obrigatória.
c) Não é permitido o uso de bonés ou de blusas que não pertençam ao uniforme.
d) O calçado obrigatório e diário é o tênis; havendo necessidade, será permitido o uso de calçados ortopédicos.
e) Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o uniforme deverá estar com o nome bordado em amarelo.
A Aprendizagem
Na avaliação da aprendizagem, pais e mestres deverão considerar não somente a média impressa no boletim escolar, mas, principalmente, a modificação de comportamento do aluno após cada unidade de estudo.
O objetivo principal no desenvolvimento da aprendizagem é a modificação de comportamento no sentido de se acrescentar algo mais à vida do educando, que não se restrinja apenas à quantidade de informação, mas que seja um acréscimo à qualidade do conhecimento, à conduta ética e moral.
A equipe pedagógica poderá solicitar aos responsáveis atendimentos especializados ao aluno, de forma a auxiliá- lo no melhor aproveitamento pedagógico. O encaminhamento e posterior atendimento ficarão a critério e responsabilidade dos responsáveis.
Caso a família não apresente o atendimento especializado, é dever do Colégio acionar o Conselho Tutelar para as devidas providências.
Nos problemas de aprendizagem ou de comportamento, os pais deverão, obrigatoriamente, formalizar a situação ao Colégio no ato da matrícula e encaminhar a documentação necessária (laudos médicos e/ou psicológicos) para análise.
Caso essa formalização não ocorra, os pais serão responsabilizados
Visitas culturais e visitas técnicas
Para que os alunos possam conviver com os colegas em um ambiente que não o da sala de aula, o Colégio poderá organizar, durante o ano letivo, visitas culturais ou técnicas, excursões e encontros.
As atividades externas têm caráter lúdico e pedagógico, estando sempre associadas aos conteúdos pedagógicos propostos e sempre com valor avaliativo, podendo o aluno ficar sem a nota caso não participe. É importante que os responsáveis permitam e estimulem a participação do aluno.
Nessas atividades, também é obrigatório que o aluno se apresente devidamente uniformizado.
Atividades Externas
Durante o ano, os professores de Educação Física convocarão os alunos para participar de competições internas e externas. Os alunos que se destacarem nas mais variada s modalidades esportivas poderão ser convidados para representar o Colégio.
Para participar desses eventos, o aluno deverá apresentar a conduta escolar adequada.
Atendimento aos Pais / Reuniões
1) Os professores não podem atender aos pais de alunos no horário de entrada, saída ou durante as aulas.
2) Os pais serão atendidos em horários marcados pela direção ou pelo professor da disciplina. Os atendimentos poderão ser presenciais ou remotos.
3) Para que possamos informar com rapidez o aproveitamento pedagógico e as eventuais ocorrências com os alunos, solicitamos aos senhores pais ou responsáveis que mantenham seus telefones e e-mails atualizados nos registros do Colégio.
4) Os pais deverão ter instalado o aplicativo Classapp, ao qual serão enviadas as comunicações do Colégio.
Reuniões de pais e mestres Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio
Durante o ano letivo, o Colégio realizará, no mínimo, 5 (cinco) reuniões de pais e mestres.
O objetivo dessas reuniões é levar aos responsáveis conhecimento sobre o desenvolvimento integral do aluno no que se refere à aprendizagem dos conteúdos propostos, à sua aplicação efetiva e também ao aprimoramento da conduta e adequação de bons hábitos e atitudes.
As reuniões são encontros importantes que poderão trazer grandes benefícios aos alunos. A participação e cooperação dos responsáveis são indispensáveis ao trabalho de formação integral da personalidade.
Horário de Fechamento do Colégio
De 2ª a 6ª feira, o Colégio fechará às 19h, exceção feita aos espaços destinados aos cursos extracurriculares. Os pais ou responsáveis devem, portanto, buscar seu(s) filho(s) até esse horário, impreterivelmente.
Caso ocorra com frequência a retirada do aluno após o horário limite(19h), o pai ou responsável, depois de alertado, estará sujeito ao pagamento de taxa correspondente ao custo das horas-extras dos funcionários, estipulado na tabela de serviços.
Curso de Férias
Para atender à necessidade de algumas famílias, oferecemos Curso de Férias de uma instituição parceira do Colégio, nos meses de janeiro e julho, para alunos da Educação Infantil (a partir de 3 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental.
As atividades serão de recreação e de entretenimento. Todas serão ministradas por empresa experiente e sob nossa supervisão.
Para crianças menores de 3 anos, o curso de férias estará sujeito ao número mínimo de interessados. Poderão participar do curso de férias alunos do Colégio e seus convidados. O curso não será aberto ao público sem indicação de algum aluno do Colégio.
Horário Estendido
Para atender às famílias que têm dificuldade de buscar as crianças ao final do período escolar, foi criado o horário estendido para Educação Infantil e 1o ano do Fundamental. Será oferecido um curso extracurricular das 17h30min às 19h20min, com atividades lúdicas direcionadas para artes, reciclagem, contação de história, brincadeiras recreativas, jogos diversos e de tabuleiro.
Mês de dezembro
O atendimento ao público ocorrerá até o dia 23/12/2025, quando o Colégio estará fechado. A partir do dia 02/01/2026, as atividades voltam ao horário habitual (das 7h às 18h).
Trabalhos
1) Os alunos deverão realizar todos os trabalhos solicitados pelo professor.
2) Os professores deverão dar o prazo mínimo de uma semana para os alunos realizarem os trabalhos extraclasse.
3) Durante o ano, serão solicitadas leituras de livros complementares, sob forma de atividades obrigatórias.
4) O professor tem o dever de não aceitar trabalhos copiados “via internet” ou produzidos pela Inteligência Artificial (IA).
5) A entrega de trabalhos manuscritos ou impressos ficará a critério do professor.
6) O trabalho só poderá ser entregue ao professor pelo aluno, ficando assim a recepção da escola impedida de recebê-lo.
7) Caso o trabalho não seja entregue na data estabelecida pelo professor, o aluno terá o direito de entregar na próxima aula, porém valendo a metade da nota.
8) Não é permitido ao aluno reproduzir, parcial ou totalmente, obras/trabalhos sem autorização expressa do autor.
9) Durante o ano letivo serão trabalhados Projetos Integradores de Conteúdos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Perdidos e achados
Todo objeto ou valores achados nas dependências do Colégio serão devidamente registrados e encaminhados para o setor de diretoria. O aluno ou interessado deverá consultar o setor, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Ao final de cada ano, o objeto ou valor não reclamado será levado para doação.
Deveres do Aluno
LEIA COM ATENÇÃO!
1) Dirigir-se à sala de aula, uma vez dado o sinal.
2) Ocupar, na sala de aula, o lugar que lhe for determinado pelo professor.
3) Zelar pelo mobiliário que ocupa e por ele se tornar responsável.
4) Acatar a autoridade dos professores e dos funcionários.
5) Tratar a todos com respeito.
6) Apresentar-se à autoridade responsável sempre que, a pedido do professor, tiver que deixar a sala de aula por indisciplina.
7) Possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem.
8) Utilizar a carteira de identificação estudantil nos dispositivos eletrônicos informatizados, instalados na entrada principal, sempre que entrar ou sair do Colégio.
9) Portar-se adequadamente no recinto e nas imediações do estabelecimento.
10) Procurar a diretoria para expor e resolver problemas referentes ao bom andamento do ensino.
11) Trazer, no caso de documento físico, boletim ou comunicado (s) assinado(s) pelo pai ou responsável.
12) Apresentar-se devidamente uniformizado.
13) Estar uniformizado adequadamente para a aula prática de Educação Física.
14) Apresentar-se devidamente uniformizado sempre que precisar comparecer ao Colégio para efetuar trabalhos e/ou participar de eventos.
15) Repor bem danificado ou fazer o pagamento do prejuízo causado, caso tenha comprovada culpa na danificação das instalações do edifício, dos mobiliários ou dos materiais dos colegas.
16) Observar as normas de utilização dos laboratórios multidisciplinares, da sala Google e da sala de estudos.
17) Zelar pelos seus pertences pessoais. O Colégio não se responsabiliza por objetos extraviados em suas dependências.
18) Apresentar atestado médico, que será emitido por profissionais de livre escolha dos responsáveis para a prática de Educação Física, preencher na secretaria o termo de responsabilidade para todos os fins de direitos, que a saúde de seu filho não apresenta empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas, caso o atestado não seja apresentado.
19) Chegar ao Colégio antes do início da 1a aula de sua turma (tolerância de 10 minutos).
20) Apresentar-se à diretoria sempre que chegar atrasado ao Colégio ou necessitar sair antes do término das aulas. Devem ser evitados atrasos e pedidos de saída antecipada. Tais solicitações acarretam faltas aos alunos e defasagem de conteúdo.
21) Atrasar-se mais de 3 vezes no mês, sem justificativa, implica punições disciplinares previstas no Regimento Geral.
22) Respeitar os protocolos exigidos pelas autoridades competentes, em casos de emergência sanitária, surtos, endemias, epidemias e pandemias.
23) Utilizar adequadamente as catracas e carteira de identificação escolar, preservando-as em bom estado.
Penalidades:
Constituem sanções aplicáveis aos infratores, sem prejuízo de outras previstas por Lei, as seguintes
1.advertência verbal ou por escrito;
2.suspensão por até 6 dias;
3.transferência compulsória para aos discentes, após esgotadas todas as sanções
Proibições
1) Ter em seu poder, dentro do recinto ou nas cercanias do Colégio, gravuras, impressos ou escritos não condizentes com ambiente escolar.
2) Perturbar o bom andamento das aulas ou a ordem do estabelecimento.
3) Entrar ou sair da sala, durante as aulas, sem a permissão do professor.
4) Ocupar-se, durante as aulas, de atividade que não seja pertinente à disciplina.
5) Permanecer nos corredores ou em outras dependências do Colégio, quando sua classe estiver em aula.
6) Danificar as instalações do edifício, dos móveis do Colégio ou os materiais dos colegas.
7) Organizar, nas dependências ou em nome do Colégio, festas, passeios, clubes, rifas, coletas, campanhas etc., sem consentimento da direção.
8) Desviar peças ou materiais pertencentes ao Colégio ou aos colegas.
9) Permanecer no estabelecimento fora do horário das aulas ou de atividade curricular/extracurricular.
10) Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e energéticos, portar ou fazer uso de substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde ou medicamentos sem prescrição médica, no Colégio ou imediações.
11) Divertir-se com jogos de azar.
12) Portar armas ou objetos que possam provocar acidentes.
13) Impedir a entrada de colegas no Colégio.
14) Provocar ou incentivar arruaças.
15) Permanecer em grupos nas imediações do Colégio com o objetivo de gerar atritos ou brincadeiras que perturbem a disciplina do estabelecimento.
16) Namorar no recinto ou nas imediações do Colégio, inclusive em veículos.
17) Vir à aula vestido com camiseta, que não a do uniforme oficial, roupas curtas, decotadas, rasgadas, bonés, gorros, toucas, chinelos ou sandálias, crocs, rasteirinhas, botas, bermudas tipo ciclista, minissaia, miniblusa. No período de frio, os alunos não poderão fazer uso de agasalhos diferentes do uniforme, devendo sempre prevalecer o blusão do Colégio, podendo utilizar um outro blusão desde que a camiseta do Colégio esteja por cima.
18) Participar de “bullying” com relação aos colegas ou qualquer outra pessoa, inclusive nas redes sociais, internet e outros meios de comunicação.
19) Usar indevidamente o nome, emblema ou iniciais do Colégio.
20) Usar telefone celular ou similares em sala de aula. A diretoria poderá impedir o uso desses aparelhos nas dependências do Colégio caso provoquem transtornos na aprendizagem ou conduta inadequada dos alunos.
21) Usar indevidamente os laboratórios multidisciplinares, a sala Google, o auditório, sala maker ou a sala de estudos.
22) Trazer às dependências do Colégio animais domésticos ou de estimação.
23) Utilizar ou portar, nas dependências do Colégio, desodorante com sistema aerossol.
24) Fornecer dados pessoais ou do Colégio a estranhos.
25) Sujar a sala de aula e as dependências do Colégio , não jogar papéis ou qualquer outro objeto no chão.
26) Usar telefones celulares ou similares para outros fins que não envolvam atividade programada pelo corpo docente. Havendo o uso indevido, os aparelhos serão recolhidos pelos professores e só poderão ser retirados na diretoria por pais ou responsáveis. O aluno receberá advertência (ou suspensão).
27) Comemorar aniversários sem autorização da diretoria.
28) Trazer, no período de frio, cobertor ao Colégio.
29) Fotografar ou gravar as atividades escolares sem a autorização do professor ou a direção.
30) Consumir alimentos fora do horário de intervalo.
31) Copiar ou parafrasear, integral ou parcialmente, textos e trabalhos de outrem sem a devida citação do autor.
32) Trocar a identificação estudantil, carteirinha ou código de identificação do RA, com outros alunos.
33) Promover festas ou comemorações em sala de aula.
34) Discriminar alguém por divergência de credo, raça, orientação sexual.
35) Mentir, justificando que queira utilizar o sanitário, e permanecer fora da sala de aula, durante o transcorrer da mesma.
36) Portar papéis, folhas, livros, cadernos, celulares ou outros tipos de materiais sob a carteira escolar em dias de prova. Tais materiais devem ser guardados em malas, mochilas.
37) Participar de manifestações de trote (fazer arrecadação em dinheiro, ingerir bebidas alcoólicas, pintar ou humilhar terceiros etc) dentro do Colégio e nas cercanias.
38) Participar de atividades extracurriculares quando o (a) aluno (a) estiver suspenso (a).
Cursos Extracurriculares
O Colégio São Judas Tadeu preocupa-se sobremaneira com a extensão curricular. Isso possibilita o aumento da jornada escolar dos alunos e cria maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, além de proporcionar lazer e aperfeiçoamento em algumas modalidades esportivas.
Cursos e Atividades
Futsal, Taekwondo, Música em grupo, Música individual, Iniciação Esportiva, Ginástica Rítmica e Acrobática e Robótica, Biscuit, Vôlei, Basquete e Espanhol.
Excursões
Associadas aos conteúdos pedagógicos, poderão ser organizadas excursões recreativas, com duração de meio período, período integral ou durante os finais de semana.
Observação: As atividades extracurriculares deverão ser pagas à parte.
DELIBERAÇÃO CEE – 155/2017
Dispõe sobre pedidos de reconsideração e Recursos referentes aos resultados finais das Avaliações de estudantes da educação básica.
CAPÍTULO II DA RECONSIDERAÇÃO E DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO
Art. 22 – O aluno, ou seu representante legal, que discordar do resultado final das avaliações, poderá apresentar pedido de reconsideração junto à direção da escola, nos termos desta Deliberação.
§ 1o – O pedido deverá ser protocolado na escola em até 10 dias da divulgação dos resultados.
§ 2o – A direção da escola, para decidir, deverá ouvir o Conselho de Classe/Ano/Série ou o órgão colegiado que tenha regimentalmente essa atribuição, atendidas as seguintes condições:
I – o Conselho de classe ou o órgão colegiado será constituído por professores do aluno e integrantes da equipe pedagógica;
II – a decisão do Conselho deverá ser registrada em Ata.
§ 3o – A decisão da direção será comunicada ao interessado no prazo de 10 dias.
§ 4o – A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.
§ 5o – O prazo a que se refere o § 3o ficará suspenso nos períodos de férias e de recessos escolares.
Educação Básica no CSJT:
I. Educação Infantil
II. Ensino Fundamental I e II
III. Ensino Médio
IV. Cursos extracurriculares livres oferecidos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Hino do Colégio São Judas Tadeu
Letra e música do professor Alberto Mesquita de Camargo
Juventude brasileira,
I esperança da Nação,
olha à frente, altaneira,
que o momento quer ação.
Eis no alto o retrato,
a paisagem do Brasil:
é um povo inteiro na luta,
Estrib. no campo e vida fabril.
O Brasil há de ser grande e forte
porque assim a consciência nos diz
co’a grandeza do sul e no norte
construiremos imenso país.
O livro é arma potente
sendo o guia o professor
II que enriquece nossa mente
com exemplos de valor.
Estribilho
É São Judas o Patrono
que nos dá paz e confiança
III e do Céu, no excelso trono,
nos cumula de esperança.
Estribilho
• Salas de Vídeos: espaço destinado a dar suporte ao ensino e à aprendizagem por meio de recursos multimídia.
• Complexo Esportivo: ambiente utilizado para as aulas de Educação Física, práticas desportivas, eventos esportivos e para as aulas extracurriculares.
• Sala Google for Education: espaço inovador destinado a professores e alunos para explorar aplicativos, vídeos, infográficos, games e outros meios digitais.
• Estúdio de criação de vídeos: espaço reservado para a atuação no audiovisual, que estimula a capacidade crítica e analítica, promovendo o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, dentre elas a criatividade na hora de escrever roteiros para impactar quem vai assistir, a liderança, ao dirigir equipes de filmagem, e o pensamento dinâmico ao montar diversos formatos audiovisuais.
• Laboratório Multidisciplinar: ambiente que possibilita desenvolver aulas práticas de pesquisa envolvendo todos os estudantes. É utilizado como extensão das aulas de Ciências, Química, Biologia e Física em todas as etapas de ensino.
• Sala de Estudo: espaço que visa ao atendimento de estudantes e professores em suas necessidades de pesquisa, enriquecimento e complementação de trabalhos.
• Laboratório Maker: espaço destinado a “colocar a mão na massa”, “pensar fora da caixa”, “buscar ou propor soluções”, ”resolver problemas”. Todos esses desafios requerem um espaço de aprendizagem que possibilite superar os limites da sala de aula tradicional. É um ambiente personalizado que possibilita a participação em experiências e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que podem gerar resolução de problemas com forte impacto social.
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