Guia do Estudante 2024
O Colégio São Judas Tadeu preza por uma relação cada vez mais transparente com o estudante e a sua família.
O Guia do Estudante tem o propósito de informar a todos, o funcionamento do processo escolar e para que saibam quais são os seu deveres e os seus direitos.

Guia do Estudante

MISSÃO DO COLÉGIO SÃO JUDAS TADEU
Desenvolver, com segurança e afeto, competências e habilidades que permitam ao educando uma melhor compreensão de si, do outro e do mundo, visando à formação do jovem em sua plenitude educacional, vocacional e humana.

Períodos letivos

1º Período

Janeiro / Fevereiro / Março

2º Período

Abril / Maio / Junho

3º Período

Agosto / Setembro

4º Período

Outubro / Novembro / Dezembro

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média 6,0 (seis) resultado da média aritmética dos bimestres por disciplina, desde que o aluno não tenha mais de 25% de faltas sobre o total das aulas dadas em todas as disciplinas.

 

Horários das Aulas:

Educação Infantil
Tarde: das 13h10min às 17h40min

Ensino Fundamental I

Manhã: das 7h10min às 12h30min

Tarde: das 13h10min às 18h30min

Ensino Fundamental II

Manhã: das 7h10min às 12h30min

Tarde: das 13h10min às 18h30min

Ensino Médio
Manhã: das 7h10min às 13h20min

Na composição da média do primeiro ao quarto período dos Ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio, a escola adota o seguinte critério: 

 

Avaliação oficial– 0,0 a 5,0; 

Avaliações contínuas/desempenho – 0,0 a 1,0; 

Projeto integrador – 0,0 a 2,0;

Avaliação multidisciplinar – 0,0 a 2,0 

 

A recuperação paralela será oferecida no final de cada semestre aos alunos que obtiverem média semestral inferior a 6,0 (seis). Para o cálculo desta média, serão somadas as notas dos períodos de cada semestre, e o resultado será dividido por dois.

 A prova valerá de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco), e à nota obtida será acrescida a média da nota da avaliação contínua, do projeto integrador e da prova multidisciplinar do período de melhor aproveitamento.

 

Durante o período de provas, poderá haver duas avaliações por dia.

 

DURAÇÃO DAS PROVAS BIMESTRAIS

 

Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos

As provas terão duração mínima de 1h e máxima de 1h10min. As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.

 

Ensino Fundamental II – 8º e 9º anos

As provas terão duração mínima de 1h10min e máxima de 1h30min. As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.

 

Ensino Médio 

Provas com duração mínima de 1h10min e máxima de 1h30min. Após o término da 2ª prova, os alunos do Ensino Médio serão dispensados.

Avaliação Multidisciplinar

0,0 a 2,0 pontos Ensino Fundamental II 

Avaliação 6º ano com duração mínima de 1h e máxima de 3h. 

Avaliação com 50 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 7º ano com duração mínima de 1h10min e máxima de 3h. 

Avaliação com 60 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 8º ano com duração mínima de 1h20min e máxima de 3h. 

Avaliação com 70 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 9º ano com duração mínima de 2h e máxima de 4h. 

Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada.

Disciplinas – Avaliação Multidisciplinar  Língua Portuguesa, Matemática, Ciências  (9º ano Física e Química),  História, Geografia, Espanhol, Desenho Geométrico, Língua Inglesa, Arte e Técnicas de Redação. 

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar 

Ensino Fundamental II 

6º ano7º ano8º ano9º ano
00-08 = zero00-04 = zero00-07 = zero00-10 = zero 
09-14 = 0,5005-12 = 0,5008-16 = 0,5011-20 = 0,50
15-20 = 0,7513-20 = 0,7517-25 = 0,7521-30 = 0,75
21-26 = 1,0021-28 = 1,0026-34 = 1,0031-40 = 1,00
27-32 = 1,2529-36 = 1,2535-43 = 1,2541-50 = 1,25
33-38 = 1,5037-44 = 1,5044-52 = 1,5051-60 = 1,50 
39-44 = 1,7545-52 = 1,7553-61 = 1,7561-70 = 1,75
45-50 = 2,0053-60 = 2,0062-70 = 2,0071-80 = 2,00

   

6º ano 
Língua Portuguesa01 – 09
Técnicas de Redação10 – 13
Arte14 – 16
Língua Inglesa17 – 20
Espanhol21 – 23
História24 – 28
Geografia29 – 33
Matemática34 – 41
Desenho Geométrico42 – 45
Ciências46 – 50
7º ano 
Língua Portuguesa01 – 10
Técnicas de Redação11 – 15
Arte16 – 19
Língua Inglesa20 – 24
Espanhol25 – 28
História29 – 34
Geografia35 – 40
Matemática41 – 49
Desenho Geométrico50 – 54
Ciências55 – 60
8º ano
Língua Portuguesa01 – 11
Técnicas de Redação12 – 17
Arte18 – 22
Língua Inglesa23 – 28
Espanhol29 – 33
História34 – 40
Geografia41 – 47
Matemática48 – 57
Desenho Geométrico58 – 63
Ciências64 – 70
9º ano  
Língua Portuguesa01 – 10
Técnicas de Redação11 – 16
Arte17 – 20
Língua Inglesa21 – 26
Espanhol27 – 30
História31 – 37
Geografia38 – 44
Matemática45 – 54
Desenho Geométrico55 – 60
Ciências61 – 67
Física68 – 74
Química75 – 80

Ensino Médio 

Avaliação Multidisciplinar

0,0 a 2,0 pontos Ensino Médio.

Avaliação com duração mínima de 2h e, no máximo, 4h. 

Disciplinas – Avaliação Multidisciplinar

Todas as disciplinas de Formação Geral e dos Itinerários Formativos exigidos nos vestibulares. 

Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada. 

1ª série
Linguagens e suas tecnologiasLíngua Portuguesa e Literatura01 – 10
Arte11 – 14
Língua Inglesa15 – 20
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História21 – 24
Geografia25 – 28
Filosofia29 – 31
Questões Socioculturais do Brasil32 – 34
Ciências da Natureza e suas tecnologiasFísica35 – 43
Química44 – 50
Matéria e Movimento51 -57
Biologia58- 65
Matemática e sua TecnologiasMatemática66 – 74
Relações Matemáticas Fund.75 – 80
2ª série 
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa e Literatura01 – 08
Gêneros Textuais – Textos Criativos09 – 15
Língua Inglesa 16 – 19
Ciências Humanas e Sociais AplicadasHistória20 – 23
Geografia24 – 28
Filosofia29 – 32

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Física33 – 38
Universo e Terra39- 46
Energia e suas Alternativas47- 51
Química52 – 56
Biologia57 – 61
Aspectos de Fisiologia62- 67
Matemática e sua TecnologiasMatemática 68 – 73
Relações Matemáticas Fundamentais 74 – 80
3ª série 
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa e Literatura 01 – 08 
Gêneros Textuais – Textos Argumentativos 09 – 16 
Arte  17 – 20 
Língua Inglesa 
Ciências Humanas e Sociais AplicadasHumanidade e Evolução Histórica 27 – 31 
Sociologia 32 – 35 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Física36 – 39 

Matéria e Energia

40 – 43 
Seres Vivos e Saúde44 – 51
Impactos Ambientais52 – 59
Química Ambiental e Sustentabilidade60 – 64 
Matemática e sua TecnologiasMatemática 65 – 72 
Teoria das Matrizes 73 – 80 

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar para o Ensino Médio 

00 – 10    Zero
11- 200,50 
21-30 0,75
31 – 40 1,00 
41 – 501,25
51 – 601,50
61 – 701,75
71 – 802,00

Não haverá prova substitutiva da Avaliação Multidisciplinar. Somente em caso de doença ou falecimento na família, com comprovação, a nota da prova do período será considerada de 0,0 a 7,0.  

As avaliações substitutivas serão realizadas no mesmo período das avaliações do primeiro ao quarto período, podendo haver mais de uma avaliação no mesmo dia. Só poderão fazer a avaliação substitutiva os alunos que faltarem no dia por motivo que justifique o pedido, por doença ou por aqueles previstos em legislação. 

A solicitação da avaliação substitutiva deverá ser feita pelo sistema eletrônico (Portal do Aluno) do Colégio em até 48 (quarenta e oito) horas após a realização da prova. Haverá pagamento da prova substitutiva,  conforme determina o contrato de matrícula.

Caso o aluno perca a prova substitutiva na data determinada, deverá requerer a recuperação paralela. 

Haverá cobrança das provas substitutivas por disciplina, conforme tabela de serviços divulgada pelo Colégio, exceção feita a motivos médicos emergenciais e/ou inadiáveis que justifiquem a ausência;

Não serão aceitos para isenção consultas/procedimentos de rotina, tais como atestados dentários, de atendimento psicológico, de realização de exames etc;

Caso o aluno perca a avaliação substitutiva na data determinada, deverá requerer a recuperação paralela.

Sistema de Promoção

 

Durante o ano, haverá duas médias oficiais por disciplina

 

  1. Média do 1º período;
  2. Média do 2º período;

Somam-se as médias, o resultado é dividido por dois para obter a média do primeiro semestre, que deve ser, no mínimo, 6,0(seis)

III. Média do 3º período;

  1. Média do 4º período;

Somam-se as médias, o resultado é dividido por dois para obter a média do segundo semestre, que deve ser, no mínimo, 6,0(seis).

Somam-se as médias do primeiro e do segundo semestre, divide-se o resultado por dois e obtém-se a média anual, que deve ser, no mínimo, 6,0(seis)

 

Ao término do ano letivo, será extraída a média final do aluno em cada componente curricular, que será o resultado da média aritmética dos 1º e , 2º semestre, conforme me segue:

Para a composição das médias semestrais ou finais, será adotado o seguinte critério: 

  1. a) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for igual ou superior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, aumentando-se a média até que se chegue, respectivamente, ao meio ponto mais próximo, ou seja: uma média 4,25 será arredondada para 4,50; uma média 4,75 será arredondada para 5,00. 


b) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for inferior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, diminuindo-se a média até que se chegue ao meio ponto mais próximo, respectivamente, ou seja: uma média 4,24 será arredondada para 4,00; uma média 4,74 será arredondada para 4,50.

 

Critério de Recuperação

 

Recuperação Paralela

 

Ensinos Fundamental e Médio

 

I – As recuperações paralelas deverão ser requeridas pelo sistema eletrônico (Portal do Aluno) do Colégio em até três dias úteis antes da realização da primeira aula de recuperação, independentemente da disciplina. Vale o início do período de recuperação. 

 

II – A Recuperação Paralela será oferecida no final de cada semestre aos alunos que obtiverem nota semestral inferior a 6,0 (seis). A prova valerá de 0,0 (zero) a 5,0 (cinco), e a ela será acrescida a média da nota da avaliação contínua, do projeto integrador e da prova multidisciplinar do período de melhor aproveitamento. 

  1. Prevalecerá a nota obtida na Recuperação, desde que seja maior do que a média semestral anteriormente obtida; 
  2. A Recuperação Paralela será ofertada para todos os componentes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, (exceto Educação Física e Projeto Integrador).

 

Nas recuperações paralelas e final, as aulas e as provas serão ministradas em dias diferentes.

 

III – A recuperação paralela será optativa e paga. É obrigatório o uso do uniforme escolar e do material completo de cada disciplina. 

 

IV – O aluno que faltar à aula de recuperação paralela não terá direito à prova substitutiva. 

 

Recuperação Final

 

Ensinos Fundamental e Médio

A recuperação final ocorrerá durante o mês de dezembro. Nos Ensinos Fundamental e Médio, o aluno deverá submeter-se ao processo de Recuperação Final, em até, no máximo, 5 (cinco) disciplinas no Ensino Fundamental I, 6 (seis) disciplinas no Fundamental II e 7 (sete) disciplinas no Ensino Médio, quando a média anual tenha sido igual ou superior a 2,0 (dois) e menor do que 6,0 (seis),exceto nos componentes curriculares Educação Física e Projeto Integrador. 

O aluno que faltar à aula de Recuperação Final não terá direito à prova substitutiva, excetuando os casos previstos pela legislação. 

O aluno que tiver frequência inferior a 75% sobre o total das aulas efetivamente dadas não poderá fazer recuperação final, estando automaticamente retido. 

Após o processo de Recuperação Final, será promovido o aluno que tiver a média da recuperação igual ou superior a 6,0 (seis), depois da subtração de 12 (doze). Por exemplo, um aluno com média anual 5,5 deverá tirar 6,5 na recuperação final, ou seja, 12-5,5=6,5.

Na última aula da recuperação final, o aluno fará uma avaliação no valor de 0,0 a 6,0 (seis), acrescida de 0,0 a 4,0 (quatro) pontos à nota da prova proveniente de avaliações contínuas (trabalho de pesquisa, formulários, exercícios, estudo de casos, resumos, resenhas, fichamento etc), dadas pelo professor no final do quarto período. Essas atividades serão postadas obrigatoriamente na plataforma eletrônica

A recuperação será trabalho contínuo e sistemático de orientação e de acompanhamento de estudos, destinados aos alunos com defasagem de rendimento. 

Para calcular a nota necessária para aprovação na recuperação final, basta subtrair de 12 (doze) a média anual (MS1+MS2/2).

Reforço Ensino Fundamental I

 

Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço, às 4ªs feiras, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com calendário entregue em classe. Esse reforço somente poderá ser feito pelo aluno cujo professor julgar necessário.

 

Reforço Ensino Fundamental II

 

Os 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Ciências e Desenho Geométrico, diariamente, de 2ª a 6ª feira.

As aulas de reforço serão ministradas pelo professor das aulas regulares.

Para o aluno participar, deverá inscrever-se e cadastrar-se na página destinada a esse fim até as 10h do dia da aula. Além disso, no dia do reforço, deverá comparecer devidamente uniformizado, marcar presença e trazer o material da disciplina.

Haverá lista de chamada para confirmação da presença.

Monitoria 9º Ano e Ensino Médio

 

Programa destinado a alunos do nono ano ao ensino médio com dificuldade de aprendizagem ou aos interessados em melhorar o conteúdo, os monitores são orientados pelos professores, que disponibilizam atividades a serem desenvolvidas no contraturno, nas seguintes disciplinas: Língua

Portuguesa e Literatura, Química, Matemática, Biologia, Física e itinerários formativos dessas áreas do conhecimento.

É uma oportunidade a ser aproveitada em tempo hábil para o bom andamento do ano letivo.

 

Representantes de Turma

 

Do sexto ano do Fundamental II ao terceiro ano do Ensino Médio, todas as turmas do Colégio São Judas Tadeu têm os seus representantes discentes, que são eleitos por seus pares para um ano letivo de mandato, período no qual se colocam à disposição da coordenação e da direção para diálogos e reuniões sobre assuntos de interesse da turma e do Colégio.

Caberá aos representantes viabilizar um meio de comunicação com a turma, visto que os interesses de que tratarão serão coletivos.

Os critérios para a eleição dos representantes são públicos e fazem parte de regulamento específico.

 

Projeto Integrador

 

O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver no discente as competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, o aprendizado deve fazer sentido para o aluno.

 

Progressão Parcial

 

A unidade escolar não oferecerá progressão parcial (antiga Dp) nos Ensinos Fundamental e Médio.

 

Ensino Remoto

 

O Colégio São Judas Tadeu, em regime de exceção, obedecida a legislação vigente, poderá substituir as aulas presenciais da educação básica pela modalidade remota. A liberação de tal modalidade ocorrerá em ocasiões em que se constatar ameaça à saúde pública ou à segurança nacional.

As aulas serão ministradas em plataformas específicas que ofereçam ferramentas de comunicação e de colaboração para aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

As aulas remotas devem ter como premissa:

I – Aulas em tempo real, nos mesmos dias e horários do presencial.

II –  Interação com o professor.

III –  Material personalizado, dinâmico e criado pelo professor.

IV – Cronograma e calendário previamente divulgados.

 

Orientações – Certificado de Conclusão

 

Os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio não serão expedidos para alunos que não obtiveram aprovação em qualquer das disciplinas constantes do currículo correspondente.

Os alunos concluintes deverão requerer o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão na secretaria assim que obtiverem o resultado final.

 

Critério de Faltas

 

O aluno não poderá ultrapassar o limite máximo de 25% da somatória das aulas dadas em todas as disciplinas ano/série. Caso ultrapasse esse limite, será considerado retido.

 

Abono de faltas

 

A legislação em vigor não prevê o abono de faltas. Só há compensação de ausência às aulas nos termos do Decreto-Lei

no 1.044/69 e da Lei no 6.202/75.

Matrícula

O prazo para matrícula dos alunos aprovados ou em recuperação deve ser observado e seguido rigorosamente, levando-se sempre em conta os avisos impressos nos boletins e no edital de matrícula. A não observância do prazo pode implicar perda de vaga.

Para efetuar a matrícula, o aluno deverá:

1 – Apresentar, em tempo hábil, a documentação solicitada pela Secretaria;

2 – Estar dentro do limite de idade estabelecido para o ano escolar a que se destina, se for aluno da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental;

3 – No caso de pais separados que tenham a guarda do aluno, deverão apresentar a documentação que comprove a situação legal.

4 – A escola poderá admitir alunos com necessidades especiais desde que a família ou responsáveis apresentem laudo médico ou de especialistas que os acompanhem, com a finalidade de alicerçar as adequações pedagógicas necessárias e possíveis à Escola.

5 – Educação Física: O Colégio solicitará apresentação de atestado médico pelo responsável do aluno para a prática de Educação Física. O aluno que não apresentar atestado médico não poderá ser punido ou discriminado, porém, os contratantes deverão ser compelidos a assinar um Termo de Responsabilidade, declarando, para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresentam empecilhos ou complicadores para prática dessas atividades físicas. Os exames médicos poderão ser realizados por profissionais de livre escolha dos responsáveis.

6 – Medicação: os pais deverão enviar o medicamento com a receita de acordo com o Código Civil artigo 186, 187 e 927.

7 – Adaptação: Os alunos recebidos por transferência, caso seja necessário, serão submetidos ao processo de adaptação de estudos, nos termos da legislação em vigor, quando houver discrepância entre os componentes curriculares, ou entre conteúdos programáticos das escolas de origem e os do Colégio São Judas Tadeu.

A adaptação de estudos deverá ser cumprida pelo aluno por meio de trabalhos ou de comparecimento às aulas de reforço, devendo o aluno tomar ciência das adaptações de estudos a cumprir, no momento da efetivação da matrícula.

8- O Colégio São Judas Tadeu poderá, ao final do prazo oficial de matrículas, cancelar qualquer turma com menos de 20 (vinte) alunos matriculados.

9- As matrículas para alunos novos ou veteranos estarão abertas a partir do mês de agosto. No caso de retenção, a vaga é assegurada no mesmo ano ou série de retenção até o prazo estabelecido no edital da escola.

Cancelamento de Matrícula

Após o início do ano letivo, o cancelamento de matrícula só poderá ser efetuado mediante entrega de requerimento apropriado, autorizado pelo pai ou pelo responsável, e quitação das mensalidades até o mês em que o referido requerimento for entregue à Secretaria.

Não haverá cancelamento por telefone, carta ou e-mail. No caso de simples desistência, sem o devido requerimento, serão cobradas as mensalidades até o mês de dezembro. Eventual pedido de cancelamento, desistência, trancamento do curso ou transferência do aluno somente será efetuado mediante preenchimento de requerimento junto à secretaria, em formulário próprio, acompanhado da assinatura do diretor do período com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, a título de aviso prévio, sendo certo que será cobrado todo o período, inclusive o do aviso prévio. Caso a solicitação ocorra no mês de novembro, será devida também a mensalidade de dezembro, pois da mesma forma que as mensalidades de janeiro, julho e dezembro é parte integrante da anuidade.

Pagamento das Mensalidades

O pagamento das mensalidades será feito por meio de ficha de compensação, que será entregue ao próprio aluno. Até o dia do vencimento, o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional pertencente ao sistema de compensação da câmara interbancária de pagamento.

O Colégio poderá, a seu exclusivo critério, receber parcelas eventualmente em atraso, acrescida multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) aos valores devidos e correção monetária a ser calculada pelo IGP-M ou outro índice que venha a substituí-lo. O não recebimento da ficha de compensação não exclui a responsabilidade do pagamento. Portanto, caso a mensalidade não chegue em até 48 horas antes do vencimento (dia 10 de cada mês), o aluno ou seu responsável comunicar-se imediatamente com a Tesouraria para retirar a ficha de compensação ou imprimir a 2a via no site do Colégio (www.colegiosaojudas.com.br), informando RA e senha do aluno a fim de realizar o pagamento em tempo hábil. Os pagamentos efetuados por meio de ordem de pagamento ou de depósito bancário não são reconhecidos pelo nosso sistema, portanto esses meios não deverão ser utilizados. Alertamos sobre a existência de vírus que modificam os dados de boletos fraudando as informações; portanto utilizar sempre o serviço de impressão em nosso site no portal do aluno e jamais links para impressão recebidos. Todas as condições financeiras constam no contrato de prestação de serviços educacionais firmado entre os responsáveis e o Colégio São Judas Tadeu.

Revisão de Provas

 

Resultados Finais

 

As revisões de provas poderão ser requeridas em até 3 (três) dias após a divulgação das notas correspondentes, impreterivelmente. Os pedidos de reconsideração deverão obedecer à Del. CEE 155/17 que se encontra no final deste guia.

 

Uniforme Escolar

 

O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, inclusive durante as aulas de Educação Física, nas quais também é obrigatório o uso de tênis. Na Educação Infantil, o tênis deverá ser com velcro.

a) O uniforme do Colégio não poderá sofrer nenhuma modificação, como corte das mangas ou da gola, inscrições, impressões não oficiais, desenhos ou qualquer alteração no padrão, incluindo-se mudanças do tecido e/ou tonalidade.

b) Entende-se por uniforme completo o uso diário da calça ou bermuda do agasalho, camiseta com emblema, blusão escolar, meias e tênis.

Obs: Mesmo utilizando o blusão, a camiseta do Colégio é obrigatória.

c) Não é permitido o uso de bonés ou de blusas que não pertençam ao uniforme.

d) O calçado obrigatório e diário é o tênis; havendo necessidade, será permitido o uso de calçados ortopédicos.

e) Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o uniforme deverá estar com o nome bordado em amarelo.

 

A Aprendizagem

 

Na avaliação da aprendizagem, pais e mestres deverão considerar não somente a média impressa no boletim escolar, mas, principalmente, a modificação de comportamento do aluno após cada unidade de estudo.

O objetivo principal no desenvolvimento da aprendizagem é a modificação de comportamento no sentido de se acrescentar algo mais à vida do educando, que não se restrinja apenas à quantidade de informação, mas que seja um acréscimo à qualidade do conhecimento, à conduta ética e moral.

A equipe pedagógica poderá solicitar aos responsáveis atendimentos especializados ao aluno, de forma a auxiliá- lo no melhor aproveitamento pedagógico. O encaminhamento e posterior atendimento ficarão a critério e responsabilidade dos responsáveis.

Caso a família não apresente o atendimento especializado, é dever do Colégio acionar o Conselho Tutelar para as devidas providências.

Visitas culturais e visitas técnicas

 

Para que os alunos possam conviver com os colegas em um ambiente que não o da sala de aula, o Colégio poderá organizar, durante o ano letivo, visitas culturais ou técnicas, excursões e encontros.

As atividades externas têm caráter lúdico e pedagógico, estando sempre associadas aos conteúdos pedagógicos propostos e sempre com valor avaliativo, podendo o aluno ficar sem a nota caso não participe. É importante que os responsáveis permitam e estimulem a participação do aluno.

Nessas atividades, também é obrigatório que o aluno se apresente devidamente uniformizado.

 

Atividades Externas

 

Durante o ano, os professores de Educação Física convocarão os alunos para participar de competições internas e externas. Os alunos que se destacarem nas mais variada s modalidades esportivas poderão ser convidados para representar o Colégio.

Para participar desses eventos, o aluno deverá apresentar a conduta escolar adequada.

 

Atendimento aos Pais / Reuniões

 

1) Os professores não podem atender aos pais de alunos no horário de entrada, saída ou durante as aulas.

2) Os pais serão atendidos em horários marcados pela direção ou pelo professor da disciplina. Os atendimentos poderão ser presenciais ou remotos.

3) Para que possamos informar com rapidez o aproveitamento pedagógico e as eventuais ocorrências com os alunos, solicitamos aos senhores pais ou responsáveis que mantenham seus telefones e e-mails atualizados nos registros do Colégio.

 

Reuniões de pais e mestres Ensinos Fundamental I/II e Médio

 

Durante o ano letivo, o Colégio realizará, no mínimo, 5 (cinco) reuniões de pais e mestres.

O objetivo dessas reuniões é levar aos responsáveis conhecimento sobre o desenvolvimento integral do aluno no que se refere à aprendizagem dos conteúdos propostos, à sua aplicação efetiva e também ao aprimoramento da conduta e adequação de bons hábitos e atitudes.

As reuniões são encontros importantes que poderão trazer grandes benefícios aos alunos. A participação e cooperação dos responsáveis são indispensáveis ao trabalho de formação integral da personalidade.

Horário de Fechamento do Colégio

De 2ª a 6ª feira, o Colégio fechará às 19h, exceção feita aos espaços destinados aos cursos extracurriculares. Os pais ou responsáveis devem, portanto, buscar seu(s) filho(s) até esse horário, impreterivelmente.

Caso ocorra com frequência a retirada do aluno após o horário limite(19h), o pai ou responsável, depois de alertado, estará sujeito ao pagamento de taxa correspondente ao custo das horas-extras dos funcionários, estipulado na tabela de serviços.

Horário Estendido

Para atender às famílias que têm dificuldade de buscar as crianças ao final do período escolar, foi criado o horário estendido para Educação Infantil e 1o ano do Fundamental. Será oferecido um curso extracurricular das 17h30min às 19h15min, com atividades lúdicas direcionadas para artes, reciclagem, contação de história, brincadeiras recreativas, jogos diversos e de tabuleiro.

Curso de Férias

Para atender à necessidade de algumas famílias, apresentamos a empresa Semeare, que oferece Curso de Férias, para alunos da Educação Infantil (a partir de 3 anos) ao 5o ano do Ensino Fundamental, com desconto especial de parceria para alunos do Colégio São Judas.

A Semeare é dirigida por pedagogas que contam com espaço moderno e acolhedor dentro do Clube Atlético Ypiranga. A empresa tem como proposta de desenvolver múltiplas atividades e novos conhecimentos por meio do livre brincar, oficinas e atividades que desenvolvem as habilidades artísticas, culturais, sociais e motoras, garantindo, assim, o desenvolvimento integral da criança.

Mês de dezembro

O atendimento ao público ocorrerá até o dia 23/12/2022, quando o Colégio estará fechado. A partir do dia 02/01/2023, as atividades voltam ao horário habitual (das 7h às 18h).

Trabalhos

 

1) Os alunos deverão realizar todos os trabalhos solicitados pelo professor.

2) Os professores deverão dar o prazo mínimo de uma semana para os alunos realizarem os trabalhos extraclasse.

3) Durante o ano, serão solicitadas leituras de livros complementares, sob forma de atividades obrigatórias.

4) O professor tem o dever de não aceitar trabalhos copiados “via internet”.

5) A entrega de trabalhos manuscritos ou impressos ficará a critério do professor.

6) O trabalho só poderá ser entregue ao professor pelo aluno, ficando assim a recepção da escola impedida de recebê-lo.

7) Caso o trabalho não seja entregue na data estabelecida pelo professor, o aluno terá o direito de

entregar na próxima aula, porém valendo a metade da nota.

8) Não é permitido ao aluno reproduzir, parcial ou totalmente, obras/trabalhos sem autorização expressa do autor.

9) Durante o ano letivo serão trabalhados Projetos Integradores de Conteúdos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Perdidos e achados

 

Todo objeto ou valores achados nas dependências do Colégio serão devidamente registrados e encaminhados para o setor de diretoria. O aluno ou interessado deverá consultar o setor, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Ao final de cada ano, o objeto ou valor não reclamado será levado para doação.

Deveres do Aluno

LEIA COM ATENÇÃO!

1) Dirigir-se à sala de aula, uma vez dado o sinal.

2) Ocupar, na sala de aula, o lugar que lhe for determinado pelo professor.

3) Zelar pelo mobiliário que ocupa e por ele se tornar responsável.

4) Acatar a autoridade dos professores e dos funcionários.

5) Tratar a todos com respeito.

6) Apresentar-se à autoridade responsável sempre que, a pedido do professor, tiver que deixar a sala de aula por indisciplina.

7) Possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem.

8) Utilizar a carteira de identificação estudantil nos dispositivos eletrônicos informatizados, instalados na entrada principal, sempre que entrar ou sair do Colégio.

9) Portar-se adequadamente no recinto e nas imediações do estabelecimento.

10) Procurar a diretoria para expor e resolver problemas referentes ao bom andamento do ensino.

11) Trazer, no caso de documento físico, boletim ou comunicado (s) assinado(s) pelo pai ou responsável.

12) Apresentar-se devidamente uniformizado.

13) Estar uniformizado adequadamente para a aula prática de Educação Física.

14) Apresentar-se devidamente uniformizado sempre que precisar comparecer ao Colégio para efetuar trabalhos e/ou participar de eventos.

15) Repor bem danificado ou fazer o pagamento do prejuízo causado, caso tenha comprovada culpa na danificação das instalações do edifício, dos mobiliários ou dos materiais dos colegas.

16) Observar as normas de utilização dos laboratórios multidisciplinares, da sala Google e da sala de estudos.

17) Zelar pelos seus pertences pessoais. O Colégio não se responsabiliza por objetos extraviados em suas dependências.

18) Apresentar atestado médico, que será emitido por profissionais de livre escolha dos responsáveis para a prática de Educação Física, preencher na secretaria o termo de responsabilidade para todos os fins de direitos, que a saúde de seu filho não apresenta empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas, caso o atestado não seja apresentado.

19) Chegar ao Colégio antes do início da 1a aula de sua turma (tolerância de 10 minutos).

20) Apresentar-se à diretoria sempre que chegar atrasado ao Colégio ou necessitar sair antes do término das aulas. Devem ser evitados atrasos e pedidos de saída antecipada. Tais solicitações acarretam faltas aos alunos e defasagem de conteúdo.

21) Atentar-se à quantidade de atrasos. Durante o mês, o aluno poderá ter três atrasos de até dez minutos. A partir do quarto atraso, os alunos poderão ser impedidos de assistir às aulas.

22) Atrasar-se mais de 3 vezes no mês, sem justificativa, implica punições disciplinares previstas no Regimento Geral.

23) Respeitar os protocolos exigidos pelas autoridades competentes, em casos de emergência sanitária, surtos, endemias, epidemias e pandemias.

Penalidades:

Constituem sanções aplicáveis aos infratores, sem prejuízo de outras previstas por Lei, as seguintes

1.advertência verbal ou por escrito;
2.suspensão por até 6 dias;

3.transferência compulsória para aos discentes, após esgotadas todas as sanções

Proibições

1) Ter em seu poder, dentro do recinto ou nas cercanias do Colégio, gravuras, impressos ou escritos não condizentes com ambiente escolar.

2) Perturbar o bom andamento das aulas ou a ordem do estabelecimento.

3) Entrar ou sair da sala, durante as aulas, sem a permissão do professor.

4) Ocupar-se, durante as aulas, de atividade que não seja pertinente à disciplina.

5) Permanecer nos corredores ou em outras dependências do Colégio, quando sua classe estiver em aula.

6) Danificar as instalações do edifício, dos móveis do Colégio ou os materiais dos colegas.

7) Organizar, nas dependências ou em nome do Colégio, festas, passeios, clubes, rifas, coletas, campanhas etc., sem consentimento da direção.

8) Desviar peças ou materiais pertencentes ao Colégio ou aos colegas.

9) Permanecer no estabelecimento fora do horário das aulas ou de atividade curricular/extracurricular.

10) Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e energéticos, portar ou fazer uso de substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde ou medicamentos sem prescrição médica, no Colégio ou imediações.

11) Divertir-se com jogos de azar.
12) Portar armas ou objetos que possam provocar acidentes.

13) Impedir a entrada de colegas no Colégio.

14) Provocar ou incentivar arruaças.

15) Permanecer em grupos nas imediações do Colégio com o objetivo de gerar atritos ou brincadeiras que perturbem a disciplina do estabelecimento.

16) Namorar no recinto ou nas imediações do Colégio, inclusive em veículos.

17) Vir à aula vestido com camiseta, que não a do uniforme oficial, roupas curtas, decotadas, rasgadas, bonés, gorros, toucas, chinelos ou sandálias, crocs, rasteirinhas, botas, bermudas tipo ciclista, minissaia, miniblusa. No período de frio, os alunos não poderão fazer uso de agasalhos diferentes do uniforme, devendo sempre prevalecer o blusão do Colégio, podendo utilizar um outro blusão desde que a camiseta do Colégio esteja por cima.

18) Participar de “bullying” com relação aos colegas ou qualquer outra pessoa, inclusive nas redes sociais, internet e outros meios de comunicação.

19) Usar indevidamente o nome, emblema ou iniciais do Colégio.

20) Usar telefone celular ou similares em sala de aula. A diretoria poderá impedir o uso desses aparelhos nas dependências do Colégio caso provoquem transtornos na aprendizagem ou conduta inadequada dos alunos.

21) Usar indevidamente os laboratórios multidisciplinares, a sala Google, o auditório, sala maker ou a sala de estudos.

22) Trazer às dependências do Colégio animais domésticos ou de estimação.

23) Utilizar ou portar, nas dependências do Colégio,

desodorante com sistema aerossol.

Proibições

24) Fornecer dados pessoais ou do Colégio a estranhos.

25) Sujar a sala de aula e as dependências do Colégio , não jogar papéis ou qualquer outro objeto no chão.

26) Usar telefones celulares ou similares para outros fins que não envolvam atividade programada pelo corpo docente. Havendo o uso indevido, os aparelhos serão recolhidos pelos professores e só poderão ser retirados na diretoria por pais ou responsáveis. O aluno receberá advertência (ou suspensão).

27) Comemorar aniversários sem autorização da diretoria.

28) Trazer, no período de frio, cobertor ao Colégio.

29) Fotografar ou gravar as atividades escolares sem a autorização do professor ou a direção.

30) Consumir alimentos fora do horário de intervalo.

31) Copiar ou parafrasear, integral ou parcialmente, textos e trabalhos de outrem sem a devida citação do autor.

32) Trocar a identificação estudantil, carteirinha ou código de identificação do RA, com outros alunos.

33) Promover festas ou comemorações em sala de aula.

34) Discriminar alguém por divergência de credo, raça, orientação sexual.

35) Mentir, justificando que queira utilizar o sanitário, e permanecer fora da sala de aula, durante o transcorrer da mesma.

36) Portar papéis, folhas, livros, cadernos, celulares ou outros tipos de materiais sob a carteira escolar em dias de prova. Tais materiais devem ser guardados em malas, mochilas.

37) É proibido ao aluno participar de manifestações de trote (fazer arrecadação em dinheiro, ingerir bebidas alcoólicas, pintar ou humilhar terceiros etc) dentro do Colégio e nas cercanias.

Cursos Extracurriculares

O Colégio São Judas Tadeu preocupa-se sobremaneira com a extensão curricular. Isso possibilita o aumento da jornada escolar dos alunos e cria maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, além de proporcionar lazer e aperfeiçoamento em algumas modalidades esportivas.

Cursos e Atividades

Futsal, Taekwondo, Música em grupo, Música individual, Iniciação Esportiva, Ginástica Rítmica e Acrobática e Inglês.

Excursões

Associadas aos conteúdos pedagógicos, poderão ser organizadas excursões recreativas, com duração de meio período, período integral ou durante os finais de semana.

Observação: As atividades extracurriculares deverão ser pagas à parte.

DELIBERAÇÃO CEE – 155/2017

Dispõe sobre pedidos de reconsideração e Recursos referentes aos resultados finais das Avaliações de estudantes da educação básica.

CAPÍTULO II DA RECONSIDERAÇÃO E DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO

Art. 22 – O aluno, ou seu representante legal, que discordar do resultado final das avaliações, poderá apresentar pedido de reconsideração junto à direção da escola, nos termos desta Deliberação.

§ 1o – O pedido deverá ser protocolado na escola em até 10 dias da divulgação dos resultados.

§ 2o – A direção da escola, para decidir, deverá ouvir o Conselho de Classe/Ano/Série ou o órgão colegiado que tenha regimentalmente essa atribuição, atendidas as seguintes condições:

I – o Conselho de classe ou o órgão colegiado será constituído por professores do aluno e integrantes da equipe pedagógica;

II – a decisão do Conselho deverá ser registrada em Ata.

§ 3o – A decisão da direção será comunicada ao interessado no prazo de 10 dias.

§ 4o – A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.

§ 5o – O prazo a que se refere o § 3o ficará suspenso nos períodos de férias e de recessos escolares.

 

Educação Básica no CSJT:

 

I. Educação Infantil
II. Ensino Fundamental I e II

III. Ensino Médio

IV. Cursos extracurriculares livres oferecidos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

Hino do Colégio São Judas Tadeu

Letra e música do professor Alberto Mesquita de Camargo

 

Juventude brasileira,

I esperança da Nação,

olha à frente, altaneira,

que o momento quer ação.

 

Eis no alto o retrato,
a paisagem do Brasil:
é um povo inteiro na luta,

Estrib.       no campo e vida fabril.
O Brasil há de ser grande e forte

porque assim a consciência nos diz

co’a grandeza do sul e no norte

construiremos imenso país.

 

O livro é arma potente

sendo o guia o professor
II que enriquece nossa mente

com exemplos de valor.

Estribilho


É São Judas o Patrono

que nos dá paz e confiança

III e do Céu, no excelso trono,

nos cumula de esperança.

Estribilho

• Salas de Vídeos: espaço destinado a dar suporte ao ensino e à aprendizagem por meio de recursos multimídia.

 

• Complexo Esportivo: ambiente utilizado para as aulas de Educação Física, práticas desportivas, eventos esportivos e para as aulas extracurriculares.

 

• Sala Google for Education: espaço inovador destinado a professores e alunos para explorar aplicativos, vídeos, infográficos, games e outros meios digitais.

 

Estúdio de criação de vídeos: espaço reservado para a atuação no audiovisual, que estimula a capacidade crítica e analítica, promovendo o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, dentre elas a criatividade na hora de escrever roteiros para impactar quem vai assistir, a liderança, ao dirigir equipes de filmagem, e o pensamento dinâmico ao montar diversos formatos audiovisuais.

 

Laboratório Multidisciplinar: ambiente que possibilita desenvolver aulas práticas de pesquisa envolvendo todos os estudantes.  É utilizado como extensão das aulas de Ciências, Química, Biologia e Física em todas as etapas de ensino.

 

• Sala de Estudo: espaço que visa ao atendimento de estudantes e professores em suas necessidades de pesquisa, enriquecimento e complementação de trabalhos.

 

• Laboratório Maker: espaço destinado a “colocar a mão na massa”, “pensar fora da caixa”, “buscar ou propor soluções”, ”resolver problemas”. Todos esses desafios requerem um espaço de aprendizagem que possibilite superar os limites da sala de aula tradicional. É um ambiente personalizado que possibilita a participação em experiências e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que podem gerar resolução de problemas com forte impacto social.

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