Colégio São Judas Tadeu – 75 anos de história

A história do Colégio São Judas Tadeu teve início em 1947, com o Curso de Admissão aos Ginásios do Estado. Os professores Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, sua esposa, seus fundadores, perceberam um déficit educacional na região e se propuseram a oferecer o único caminho seguro capaz de transformar um país:  educação de qualidade, centrada no indivíduo, no ser humano.

De lá para cá, são 75 anos formando pessoas, propiciando acesso aos bens culturais, ao conhecimento e à valorização da diversidade, da democracia, da vida, do respeito ao meio ambiente e da promoção da paz. O CSJT, desde seu nascedouro, sempre foi uma escola que respeita as particularidades dos alunos e trabalha princípios éticos e morais para que haja uma vida social respeitosa, pacífica e harmoniosa na sociedade.

Decorridos três quartos de século, não basta às pessoas apenas ter acesso à informação, ao domínio das tecnologias, aos vastos conhecimentos técnicos, científicos e acadêmicos para garantir o sucesso de um cidadão. É preciso, devido às profundas transformações da sociedade moderna, aliar a toda essa gama de saberes o desenvolvimento humano, as habilidades socioemocionais, dentre as quais a empatia, a autoestima, a ética, a paciência, o autoconhecimento, a confiança, a responsabilidade, a autonomia, a criatividade, a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico, o respeito e o caráter. Todas essas habilidades são extremamente necessárias para que os alunos do São Judas lutem pelas causas que precisam lutar e usem seu talento para resolver problemas.

É disso que o mundo precisa para que se criem ambientes democráticos e de convivência harmoniosa.

Em seu Jubileu de Diamante, o CSJT reafirma um dos pilares mais importantes da educação: JAMAIS deixar de lado o SER HUMANO, respeitando-o no seu modo de pensar, nos seus sentimentos, nas suas crenças, na sua formação ideológica e nas  opções que a vida lhe proporcionar. Não é à toa que uma escola chega aos 75 anos. Tal qual a pedra preciosa em seu formato, estrutura e transparência, é preciso que haja uma estrutura pedagógica resistente, transparente e plenamente adaptada à educação do século XXI.

Agradecemos aos nossos alunos, aos ex-alunos, aos pais, às mães, aos professores, aos funcionários técnicos-administrativos, diretores, coordenadores e aos nossos fundadores, enfim a todos que passaram pelo São Judas e vêm ajudando a construir com muita dedicação, esforço, amor e carinho esta Escola que continua sendo referência na Mooca, em São Paulo e no Brasil.

Família Mesquita

• Wlademir Alfredo de Carvalho