A importância do folclore na vida das crianças

O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, devido a sua diversidade e junção de etnias e culturas.

Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais com lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, mas não se trata apenas disso.

Simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

Um dos maiores desafios dos professores é ensinar aos alunos que os elementos da sua própria cultura e o aprendizado adquirido ao longo da vida também fazem parte do folclore brasileiro.

No Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, o Colégio São Judas realizou atividades interativas com seus alunos dos períodos da manhã e tarde.

Os alunos do período da manhã prepararam uma peça de teatro na qual cada um pode interpretar um personagem da Lenda do Boi-Bumbá. Assim, de forma lúdica, desenvolvem a oralidade e a socialização brincando. A interação com os alunos dos 2º e 3º anos do fundamental I proporcionou trocas de experiências, muito importante dentro do ambiente escolar.

O folclore brasileiro é rico em danças e músicas que representam as tradições e culturas dos povos. Os alunos do período da tarde vivenciaram essas experiências e representaram as lendas da Iara, Boitatá e Curupira, e assistiram vídeos informativos para um melhor processo do conhecimento e da aprendizagem.

O Colégio São Judas contribui e é a favor da perpetuação da cultura folclórica brasileira, perpetuando a identidade social e cultural de toda nação.