Crianças no Dia do Folclore no Colégio São Judas Tadeu

Folclore: entenda a importância dessa tradição na vida das crianças

O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas.

Desde crianças, somos apresentados a este universo colorido de tradições e manifestações culturais, que incluem lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda. Porém, o folclore é muito mais do que isso!

Cultura popular e identidade nacional

O folclore simboliza a essência da cultura popular, atuando como um pilar fundamental na construção da identidade de um povo. Por isso, sua transmissão através das gerações é crucial para a preservação da tradição.

Nesse contexto, um dos maiores desafios enfrentados pelos educadores é ensinar aos alunos que os elementos da cultura brasileira, bem como o aprendizado adquirido ao longo da vida,  sem dúvida, também fazem parte do folclore brasileiro.

Leia também: Emoções são importantes, sim, na escola

O dia do folclore no Colégio São Judas

Boi-Bumbá, um símbolo do folclore brasileiro

O Dia do Folclore foi comemorado em 22 de agosto. O Colégio São Judas, então, realizou atividades interativas com seus alunos dos períodos da manhã e tarde, com abordagens distintas, mas igualmente enriquecedoras.

No período da manhã, os alunos prepararam uma peça teatral focada na Lenda do Boi-Bumbá, onde cada um pode interpretar um personagem. Assim, de forma lúdica, desenvolvem a oralidade e a socialização brincando.

Além disso, a interação com os alunos dos 2º e 3º anos do fundamental I proporcionou trocas de experiências, muito importante dentro do ambiente escolar.

Durante o período da tarde, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza das danças e músicas folclóricas, representando lendas como as da Iara, Boitatá e Curupira. Além disso, assistiram a vídeos informativos que aprofundaram seu entendimento e apreciação dessas tradições.

Compromisso do colégio São Judas com a cultura

O Colégio São Judas desempenha um papel ativo na perpetuação da cultura folclórica brasileira.

Ao integrar essas atividades em seu currículo, o colégio não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também contribui significativamente para a conservação da identidade social e cultural da nação.

Gostou desse artigo? Visite nosso blog e conheça as diversas atividades e projetos que realizamos com os alunos.