15 dicas para uma boa redação

Muitos estudantes se perguntam: “como fazer uma redação perfeita?” A resposta correta para essa pergunta é que não há uma regra exata, uma receita de bolo que indique como uma redação deve ser feita, já que cada texto é bastante pessoal. Entretanto, isso não significa que não seja possível praticar ou treinar para ter uma escrita capaz de impressionar aos seus professores.

 

Neste artigo, listamos 15 dicas de como fazer uma boa redação e de como garantir boas notas não apenas em suas provas na escola, mas também em vestibulares e em concursos. As mudanças não vão acontecer da noite para o dia, mas, com um pouco de prática e força de vontade, certamente logo você estará escrevendo excelentes textos.

Leia bastante

Um bom vocabulário só se constrói com muita leitura. Assim, quanto mais livros, jornais e revistas de boa qualidade você ler – sobre os mais variados temas – maiores são as chances de você entrar em contato com palavras diferentes e maior o poder de argumentação. Quando se deparar com um vocábulo que você não conhece, anote-o em um papel e procure o seu significado no dicionário.

Pratique escrever

Ninguém aprende a escrever bem apenas lendo ou aprendendo teorias sobre escrita. A melhor maneira de testar os seus conhecimentos é colocando a mão na massa ou seja, escrevendo. Tente fazer pelo menos duas redações por semana e apresente os resultados para o seu professor para que ele possa corrigir os seus erros.

Pense na estrutura

Antes de começar a escrever, utilize um rascunho para estruturar as suas ideias. Um bom texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Tenha em mente, com clareza, quais os tópicos que você pretende abordar em cada item.

como fazer redacao melhor

Como começar uma redação

Introdução

Dê uma atenção especial à introdução. É nela que você vai apontar quais são os itens que serão abordados ao longo do seu texto. Para ter mais objetividade, procure responder às seguintes perguntas: o quê?, quem?, quando?, como?, onde? e por quê?. Em linhas gerais, o restante do texto será um desenvolvimento das ideias introdutórias.

Desenvolvimento

A partir do segundo e do terceiro parágrafo, é o momento em que você vai explicar melhor as ideias introduzidas no início do texto. É hora de tomar partido em suas ideias e de argumentar, justificando o motivo de você ter escolhido aquele ponto de vista. É a parte mais longa do texto e que também merece maior atenção.

Conclusão

Essa é a parte final do texto. Nesse momento, é importante resgatar alguns pontos que foram ditos anteriormente e concluir o seu pensamento, indicando claramente qual é a sua opinião sobre o assunto. Tente se objetivo e evite apenas listar os itens que já foram ditos. É muito recomendável que se faça na conclusão uma intervenção social que respeite os direitos humanos.

Reescreva frases truncadas

Quando estamos escrevendo, é natural que algumas orações sejam construídas de maneira truncada, uma vez que o fluxo do nosso pensamento é diferente do fluxo da escrita. Dessa forma, se você perceber que algo que escreveu ficou confuso ou dúbio, reescreva a frase ou o parágrafo até que estejam mais claros.

Preste atenção ao enunciado

É fundamental ler atentamente aquilo que é pedido no enunciado da questão. Uma ótima redação pode receber uma nota baixa se fugir ao que está sendo proposto no enunciado.

Tamanho ideal

Tudo vai depender dos limites que o enunciado da questão pede. Para treinar, pratique fazer redações com pelo menos 15 linhas, divididas em pelo menos quatro parágrafos. Nesse caso, deixe um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para conclusão. Redações maiores devem seguir a mesma proporção.

Fuja do “nariz de cera”

Um dos recursos utilizados pelos estudantes para ganhar espaço é fazer introduções longas, divagando sobre temas que não necessariamente têm relação com o tema pedido. A essas introduções longas, dá-se o nome de “nariz de cera”. Evite ser vago ou usar chavões, a objetividade também é um dos pontos a serem avaliados.

Revise o que escreveu

Quando estamos produzindo um texto, alguns erros de grafia ou mesmo de concordância podem aparecer no meio do texto sem que nós nos demos conta. Por isso, ao terminar de escrever revise sempre o seu material antes de encaminhar para o professor. Você pode salvar pontos preciosos ficando atento aos seus erros.

Conheça os gêneros textuais

Os gêneros textuais buscam materializar os vários textos usados no cotidiano das pessoas, desde bilhetes até artigos científicos, cada um dos quais usados no contexto adequado. No melhores vestibulares, a preferência é por textos de caráter argumentativo.

Cuidado com os títulos

Nem toda redação pede que você coloque um título, tudo vai depender do que foi cobrado na questão. Porém, caso seja preciso dar um título ao seu texto, seja objetivo e evite frases longas. Prefira títulos curtos e lembre-se de que não há pontuação no final.

Evite escrever frases muito longas

Frases muito longas deixam a leitura do seu texto muito cansativa. Evite-as. Se isso estiver acontecendo em suas redações, é sinal de que a pontuação não está sendo usada corretamente. Além disso, em períodos mais longos, aumentam as chances de você se perder na construção das frases, potencializando erros.

Não deixe a redação para o final

A redação é, sem dúvidas, uma das atividades nos vestibulares que mais tomam tempo. Muitos alunos optam por fazê-la apenas no final da prova, mas essa alternativa pode não ser uma boa ideia. Nesse momento, você já está cansado e as chances de errar são maiores. Tente fazer uma experiência e comece a prova pela redação. Você vai estar mais descansado e suas ideias podem fluir melhor.

8 Comentários
  • larissa
    Postado às 18:41h, 13 janeiro Responder

    Me ajudou muito!

  • Evy Abrahão
    Postado às 22:10h, 22 abril Responder

    Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

  • Islane
    Postado às 20:48h, 29 maio Responder

    Muito bom, gostei!, tirei muito proveito
    Das dicas, mecionadas.grata !

  • Plantões de Redação no São Judas - Colégio da Educação Infantil ao Ensino Médio na Mooca
    Postado às 12:30h, 18 setembro Responder

    […] 15 dicas para uma boa redação […]

  • Patricia Monteiro
    Postado às 11:08h, 03 fevereiro Responder

    Muito bom ! Me ajudou bastante

  • dog cat
    Postado às 09:27h, 08 fevereiro Responder

    Adorei , hoje mesmo oo dever é redação.

  • Levi lopes
    Postado às 10:57h, 28 março Responder

    Numca fiz redação agora o Professor pede uma redação sb minha qual minha opinião sobre a turma?

  • Bi
    Postado às 13:32h, 02 dezembro Responder

    Vai ser minha primeira redação estou muito animada e preocupada ,mas acho que é normal né?essa dicas estão me ajudando bastante. Muito bom!

Postar um comentário

Podemos te ajudar?