Projetos Integradores – Ensino Médio 2024

Projetos Integradores – Ensino Médio – 2024

Mais um ano de Projetos Integradores finalizados com sucesso. Temas da atualidade associados à intervenção social e atividades lúdicas, os trabalhos do ensino médio de 2024 foram um espetáculo à parte.

A proposta do Projeto Integrador das primeiras séries do Ensino Médio foi criar, a partir de diferentes referências culturais, um labirinto em formato de “Escape Room”. Trata-se de um ambiente interativo em que os convidados precisavam, em equipe, desvendar pistas para escapar das armadilhas ali colocadas. Quatro alas compunham esse labirinto: a do Esquecimento, com a sala de estar do conde D’Athol e o lugar de repouso da falecida Vera; a do Medo, com uma encenação focada em eventos marcantes do Holocausto; a do Mergulho, com a biblioteca enigmática; a do Enfrentamento, com o baile de máscaras e o jogo final contra o vilão. O trabalho objetivava o desenvolvimento do pensamento crítico, da rapidez de raciocínio e do conhecimento de mundo.

Os alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu concluíram com sucesso o PI, apresentando um leque de atividades criativas. Entre as criatividades discentes, destacam-se o café às cegas , a pintura em papel com mobilidade manual reduzida, jogos adaptados como bocha, pebolim, esgrima e pingue-pongue e uma caixa sensorial externa para autistas. Outros projetos trabalharam com localizador de chaves para deficientes visuais, sensibilização da dificuldade que os cadeirantes possuem em se deslocar em rampas com uma inclinação não apropriada, óculos virtuais para simular a sensação de pessoas que possuem alta sensibilidade auditiva, entrevistas com familiares sobre a rotina de crianças autistas e até a simulação de um jantar para sensibilizar os participantes sobre situações vividas por pessoas com necessidades especiais.

O pessoal da terceira série do Ensino Médio pôde debater temas importantes, atuais e se aprofundar neles, como: saúde mental, violência doméstica, e o uso de drogas e álcool. Por meio das famílias virtuais criadas, os alunos tiveram a oportunidade de entender como trabalha a engrenagem de uma estrutura familiar sob a óptica de quem “gerencia” e não de quem “usufrui”. Iniciaram o ano se dando conta do quanto é difícil a vida da grande maioria dos brasileiros, que ganham pouco e têm muitos gastos. Depois viram suas famílias passarem por momentos tensos e dolorosos e buscaram soluções para as questões que envolveram a violência doméstica, e o uso abusivo de drogas e álcool. A maior lição que tiveram com suas famílias virtuais, foi a de que a vida é feita de escolhas e que sempre é tempo de escolher novos caminhos.

Os Projetos Integradores do Colégio São Judas Tadeu amadureceram nos últimos anos e têm se tornado um diferencial na vida dos nossos alunos. É o ensino voltado à prática do bom convívio social e à busca de soluções e de reflexões sobre temas da sociedade moderna.

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