Projeto Integrador 2020

Projeto integrador

A partir de um diálogo constante entre os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento, os alunos articulam saberes por meio de um Projeto Integrador, PI, cuja finalidade é promover a aplicação dos conceitos em situações-problema de diversas naturezas, desenvolvendo, simultaneamente, as capacidades de pensar e de agir.

O PI do Colégio São Judas Tadeu é uma atividade que tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas nos ensinos Fundamental e Médio. O projeto culmina com a apresentação de um trabalho ou de um produto interdisciplinar ou transdisciplinar sobre um tema da atualidade, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que fará sentido para o aluno. Para tanto, professor-orientador poderá recorrer a problemas específicos relacionados à vida das pessoas ou a estudos/pesquisa de temas relevantes.

Em 2020, as produções foram audiovisuais e, como sempre, divididas por série. Os temos foram os seguintes:

1ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROJETO “MEDIANDO IDEIAS”

Este projeto visa a entender como as nossas noções da realidade são construídas a partir das interferências dos discursos midiáticos em geral, das linguagens de cada processo comunicativo, dos textos, das tecnologias, das crenças e das ideologias subjacentes a todos os sistemas simbólicos desenvolvidos pelo homem. Mediante esse entendimento, ele propõe-se a avaliar criticamente as visões que desenvolvemos sobre o mundo a partir dessas influências externas e como podemos mudá-las ou aperfeiçoá-las.

Produto: 1ª edição da Convenção de Arte, Entretenimento e Cultura Popular do Colégio SãoJudas Tadeu.

VÍDEOS – 1ºS ANOS: A

VÍDEOS – 1ºS ANOS: B

2ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROJETO “AÇÕES QUE TRANSFORMAM”

Este projeto pretende mostrar de que forma as discussões sobre a identidade repercutem nos valores, nos comportamentos pessoais, coletivos e das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE´s). Neste trabalho, procura-se mostrar ao aluno como as decisões individuais são importantes para a vida, especialmente para a construção da personalidade e das convicções particulares. No entanto, deve-se reafirmar que as escolhas pessoais precisam sempre visar à formação humana e solidária, a partir da compreensão e do respeito às diversidades em todos os níveis sociais e físicos.

Produto: Uma feira com as apresentações dos trabalhos em formato digital, demonstração construtiva das bengalas, semáforos inteligentes entre outros e oficinas.

VÍDEOS – 2ºS ANOS: A

VÍDEOS – 2ºS ANOS: B

3ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROJETO “FAMÍLIA VIRTUAL”

Este projeto permite ao aluno uma atuação social consciente por meio da adoção de uma “família virtual” e do planejamento de diferentes ações que simulem o dia a dia desse grupo familiar, das preocupações básicas com alimentação e moradia aos desafios de sobrevivência em uma grande metrópole. Para tanto, os alunos deverão administrar um orçamento previamente sorteado e, com ele, cuidar do bem-estar dessa chamada “família virtual”. Ao final, o projeto promove um dia beneficente de apoio a famílias carentes reais.

Produto: Produções musicais, teatrais e audiovisuais referentes a problemas cotidianos enfrentados pelas famílias.

VÍDEOS – 3ºS ANOS