NOTÍCIAS CSJT – MAIO

Educação Infantil e 1º ano

Feliz Dia das Mães

No dia 13 de maio, as crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental comemoraram o Dia das Mães no Colégio São Judas Tadeu. Com carinho, alegria, dedicação e amor, elas realizaram uma linda apresentação para homenagear suas mamães. Assim, mensagens de afeto, carinho e canções foram apresentadas a elas. Foram momentos emocionantes! Os pequenos fizeram sua homenagem, de fato, com o melhor dos sentimentos: a pureza infantil.

Fundamental I

Experimentos no laboratório

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu estão estudando, na disciplina de Ciências, sobre as partes de uma planta. Para complementar o tema, neste mês de maio, os alunos fizeram uma atividades prática no laboratório. Dessa maneira, compreenderam que a coloração da água é refletida nas pétalas das rosas por meio da absorção feita pelo caule. Com a prática, não é muito mais interessante aprender?

Fundamental II

Como se faz vela?

As aulas práticas são sempre muito bem-vindas não só pelos alunos, como também os professores do CSJT. São momentos para concretizar as teorias estudadas em sala de aula. A professora Márcia Regina Salomão, de Ciências, fez uma ação de Dia das Mães. Junto aos alunos de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, confeccionou uma linda vela aromatizada. O trabalho foi rico em aprendizado e, além disso, um pretexto para presentear essa pessoa tão especial!

Estratégias de ensino e aprendizagem

No último dia 4 de maio, o Colégio São Judas Tadeu homenageou o Dia da Educação. Assim, promoveu uma palestra sobre o tema. Aos alunos do Ensino Médio, foram apresentados alguns tópicos. Nesse sentido, foram baseados na Teoria da Escolha (William Glasser) e no chamado Cone da Aprendizagem (Edgar Dale).

O objetivo foi provocar a reflexão do corpo discente. Principalmente quanto ao papel do professor e suas estratégias nos processos de ensino e aprendizagem. Com base nos dois autores, D’Agostino, responsável pela atividade, defendeu o papel do professor como um guia. Além disso, apresentou métodos que repudiam a pura memorização e tornam o aluno extremamente passivo no ambiente educacional. Quanto mais ativa for a participação, mais eficiente será o aprendizado e mais duradoura a retenção da informação. Do contrário, menor será o aprendizado e a retenção ficará seriamente comprometida.

Departamento de esportes

O que a Física tem a ver com a Educação Física?

Os alunos do Colégio São Judas Tadeu (do 2°ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio) estão realizando nas aulas de Educação Física a modalidade de atletismo – salto em distância, que mostram toda a técnica, alcançando resultados surpreendentes para as equipes dos Jogos Esportivos Culturais (JEC). Outras atividades interessantes e interdisciplinares, que unem prática e teoria em duas disciplinas (Educação Física e Física), estão sendo desenvolvidas com as turmas de 9°ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Testes de velocidade, impulsão, tempo de voo (salto em distância), leis e Newton (cabo de guerra), resistência do ar (paraquedas) e diversos tipos de alavancas com a biomecânica do corpo (força de bíceps, abdominal e braços) fazem parte do planejamento. Dessa maneira, o conteúdo fica inesquecível para os alunos.

Direto da secretaria

Férias de julho

Ainda é maio, mas é hora de planejar os passeios com a família no meio do ano. Para isso, o CSJT informa já as datas de recesso. O último dia de aula, então, é 30 de junho (sexta-feira). Portanto, para alunos e professores, o período de férias será de 3 de julho a 1º de agosto. O primeiro dia de aula do 2º semestre será em 2 de agosto (quarta-feira). Os funcionários dos departamentos administrativos, como a secretaria, a tesouraria, o RH, a informática e a sala de estudos do CSJT, estarão de férias do dia 5 ao dia 24 de julho, retornando apenas em 25 de julho.