NOTÍCIAS CSJT – MAIO

Educação Infantil e 1º ano

Feliz Dia das Mães

No dia 13 de maio, as crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental comemoraram o Dia das Mães no Colégio São Judas Tadeu. Com carinho, alegria, dedicação e amor, elas realizaram uma linda apresentação para homenagear suas mamães. Mensagens de afeto, carinho e canções foram apresentadas a elas. Foram momentos emocionantes! Os pequenos fizeram sua homenagem com o melhor dos sentimentos: a pureza infantil.

Experimentos no laboratório

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu estão estudando, na disciplina de Ciências, sobre as partes de uma planta. Para complementar o tema, os alunos fizeram uma atividades prática no laboratório e compreenderam que a coloração da água é refletida nas pétalas das rosas por meio da absorção feita pelo caule. Com a prática, não é muito mais interessante aprender?

Como se faz vela?

As aulas práticas são sempre muito bem-vindas pelos alunos e professores do Colégio São Judas Tadeu. São momentos para concretizar as teorias estudadas em sala de aula. A professora Márcia Regina Salomão, de Ciências, aproveitando a comemoração do Dia das Mães, confeccionou com os alunos de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, uma linda vela aromatizada. O trabalho foi rico em aprendizado e também um pretexto para presentear essa pessoa tão especial!

Estratégias de ensino e aprendizagem

No último dia 4 de maio, o Colégio São Judas Tadeu, em homenagem ao Dia da Educação, promoveu uma palestra sobre o tema. O professor Rosário Antônio D’Agostino, que faz parte do corpo docente da escola há 32 anos, apresentou aos alunos do Ensino Médio alguns tópicos baseados na Teoria da Escolha (William Glasser) e no chamado Cone da Aprendizagem (Edgar Dale).
O objetivo foi provocar a reflexão do corpo discente, principalmente quanto ao papel do professor e suas estratégias nos processos de ensino e aprendizagem. Com base nos dois autores, D’Agostino defendeu o papel do professor como um guia, não um chefe. Além disso, apresentou métodos que repudiam a pura memorização e tornam o aluno extremamente passivo no ambiente educacional. Quanto mais ativa for a participação, mais eficiente será o aprendizado e mais duradoura a retenção da informação. Do contrário, menor será o aprendizado e a retenção ficará seriamente comprometida.

Departamento de esportes

O que a Física tem a ver com a Educação Física?

Os alunos do Colégio São Judas Tadeu (do 2°ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio) estão realizando nas aulas de Educação Física a modalidade de atletismo – salto em distância, que mostram toda a técnica, alcançando resultados surpreendentes para as equipes dos Jogos Esportivos Culturais (JEC). Outras atividades interessantes e interdisciplinares, que unem prática e teoria em duas disciplinas (Educação Física e Física), estão sendo desenvolvidas com as turmas de 9°ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Testes de velocidade, impulsão, tempo de voo (salto em distância), leis e Newton (cabo de guerra), resistência do ar (paraquedas) e diversos tipos de alavancas com a biomecânica do corpo (força de bíceps, abdominal e braços) fazem parte do planejamento. Dessa maneira, o conteúdo fica inesquecível para os alunos.

Direto da secretaria

Férias de julho

É hora de planejar os passeios com a família no meio do ano. Para isso, o Colégio São Judas Tadeu informa já as datas de recesso. O último dia de aula é 30 de junho (sexta-feira). Por tanto, para alunos e professores, o período de férias será de 3 de julho a 1º de agosto. O primeiro dia de aula do 2º semestre será em 2 de agosto (quarta-feira). Os funcionários dos departamentos administrativos, como a secretaria, a tesouraria, o RH, a informática e a sala de estudos do CSJT, estarão de férias do dia 5 ao dia 24 de julho, retornando apenas em 25 de julho.