NOTÍCIAS CSJT – MAIO

Educação Infantil e 1º ano

Feliz Dia das Mães

No dia 13 de maio, as crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental comemoraram o Dia das Mães no Colégio São Judas Tadeu. Com carinho, alegria, dedicação e amor, elas realizaram uma linda apresentação para homenagear suas mamães. Mensagens de afeto, carinho e canções foram apresentadas a elas. Foram momentos emocionantes! Os pequenos fizeram sua homenagem com o melhor dos sentimentos: a pureza infantil.

Fundamental I

Experimentos no laboratório

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu estão estudando, na disciplina de Ciências, sobre as partes de uma planta. Para complementar o tema, os alunos fizeram uma atividades prática no laboratório e compreenderam que a coloração da água é refletida nas pétalas das rosas por meio da absorção feita pelo caule. Com a prática, não é muito mais interessante aprender?

Fundamental II

Como se faz vela?

As aulas práticas são sempre muito bem-vindas pelos alunos e professores do Colégio São Judas Tadeu. São momentos para concretizar as teorias estudadas em sala de aula. A professora Márcia Regina Salomão, de Ciências, aproveitando a comemoração do Dia das Mães, confeccionou com os alunos de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, uma linda vela aromatizada. O trabalho foi rico em aprendizado e também um pretexto para presentear essa pessoa tão especial!

Ensino Médio

Estratégias de ensino e aprendizagem

No último dia 4 de maio, o Colégio São Judas Tadeu, em homenagem ao Dia da Educação, promoveu uma palestra sobre o tema. O professor Rosário Antônio D’Agostino, que faz parte do corpo docente da escola há 32 anos, apresentou aos alunos do Ensino Médio alguns tópicos baseados na Teoria da Escolha (William Glasser) e no chamado Cone da Aprendizagem (Edgar Dale).
O objetivo foi provocar a reflexão do corpo discente, principalmente quanto ao papel do professor e suas estratégias nos processos de ensino e aprendizagem. Com base nos dois autores, D’Agostino defendeu o papel do professor como um guia, não um chefe. Além disso, apresentou métodos que repudiam a pura memorização e tornam o aluno extremamente passivo no ambiente educacional. Quanto mais ativa for a participação, mais eficiente será o aprendizado e mais duradoura a retenção da informação. Do contrário, menor será o aprendizado e a retenção ficará seriamente comprometida.

Departamento de esportes

O que a Física tem a ver com a Educação Física?

Os alunos do Colégio São Judas Tadeu (do 2°ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio) estão realizando nas aulas de Educação Física a modalidade de atletismo – salto em distância, que mostram toda a técnica, alcançando resultados surpreendentes para as equipes dos Jogos Esportivos Culturais (JEC). Outras atividades interessantes e interdisciplinares, que unem prática e teoria em duas disciplinas (Educação Física e Física), estão sendo desenvolvidas com as turmas de 9°ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Testes de velocidade, impulsão, tempo de voo (salto em distância), leis e Newton (cabo de guerra), resistência do ar (paraquedas) e diversos tipos de alavancas com a biomecânica do corpo (força de bíceps, abdominal e braços) fazem parte do planejamento. Dessa maneira, o conteúdo fica inesquecível para os alunos.

Direto da secretaria

Férias de julho

É hora de planejar os passeios com a família no meio do ano. Para isso, o Colégio São Judas Tadeu informa já as datas de recesso. O último dia de aula é 30 de junho (sexta-feira). Por tanto, para alunos e professores, o período de férias será de 3 de julho a 1º de agosto. O primeiro dia de aula do 2º semestre será em 2 de agosto (quarta-feira). Os funcionários dos departamentos administrativos, como a secretaria, a tesouraria, o RH, a informática e a sala de estudos do CSJT, estarão de férias do dia 5 ao dia 24 de julho, retornando apenas em 25 de julho.