NOTÍCIAS CSJT – ABRIL

Educação Infantil e 1º ano

Literatura e diversão

A Feira do Livro do Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca, foi marcada por muita criatividade, dedicação e cor pelas crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

Com o projeto “O Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato, que é considerado o mais importante autor da literatura infantil, e seu grupo de personagens tão queridos por todos, os alunos vivenciaram experiências pedagógicas voltadas ao tema.

Tudo permeado pela brincadeira, afinal, é função da escola promover o processo de aprendizagem sem perder de vista o lúdico.

Fundamental I e II

Viva a leitura!

No início de abril, aconteceu a VI Feira do Livro do Colégio São Judas Tadeu. Foi uma oportunidade, inclusive, para comemorar os 70 anos da escola na Mooca.

A ideia, como sempre é valorizar a leitura na educação das crianças e dos adolescentes. A seguir, saiba o que cada turma preparou para esse evento:

2º ano – Leitura, exposição de trabalhos e apresentação musical baseada na obra de La Fontaine “A Cigarra e a Formiga”. O destaque vai para a importância da amizade, do trabalho e da solidariedade.

3º ano – Os imigrantes portugueses, sua cultura e toda a tradição foram retratados nos trabalhos e na apresentação musical baseada no livro “Meu Avô Português”. Os alunos cantaram também, em homenagem à escola, o tradicional hino e depois, dançaram o Vira.

ano – Com a leitura e a análise da obra “O Maior Tesouro da Humanidade”, os estudantes retrataram o problema da água, fonte de vida que pode se esgotar se não houver conscientização.

5º ano – Também pensando na preservação do planeta, com a leitura e muita pesquisa sobre o livro “O Planeta Acredita em Nós”, os alunos pensaram sobre meios de como conservar o planeta, mostrando soluções e levantando problemas.

6º ano – Maquetes do bairro da Mooca, retratando o antes e o depois, além da influência do Colégio São Judas Tadeu para o crescimento do bairro.

7º ano – A leitura e o entendimento das poesias do professor Alberto Mesquita foram retratadas em telas pelos alunos.

8º ano – Um exemplo de informação aliada à tecnologia, os estudantes elaboraram o Almanaque Virtual, que conta a história de professores e funcionários do São Judas e também o desenvolvimento da escola da mooca. Também fizeram um grande painel com fotos históricas do CSJT.

9º ano – Inspirados na grande história de vida dos professores Alberto e Alzira Mesquita, como empreendedores de sucesso, os estudantes pesquisaram ex-alunos que, influenciados pelo nosso colégio na Mooca, também se tornaram empreendedores no bairro.

Para fechar o evento, o CSJT inaugurou a Sala Google, um importante espaço, onde alunos e professores irão usufruir de ferramentas tecnológicas para completar e motivar o estudo diário.

Venha redigir melhor

Por causa do vestibular e do mercado de trabalho cada vez mais competitivos, a oficina de redação propõe o desenvolvimento pleno do aluno nas competências comunicativas.

Visto que o vestibular é apenas uma etapa da vida do educando, inúmeras dicas são dadas para serem usadas nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal.

Além disso, as aulas focam no processo textual, ou seja, um desenvolvimento contínuo do aluno com o seu texto, já que ele sempre pode ser melhorado, deixando de lado o foco no produto final.

Na oficina, os alunos também desenvolvem a capacidade argumentativa, investigativa, linguística e literária, ou seja, há uma sensibilização para algumas áreas fundamentais da língua e seu uso, tornando-os autônomos no uso e nas escolhas estilísticas.

Logo, os estudantes, nas aulas, entram em contato com o viés pragmático e semântico da língua, ampliando a visão de mundo que têm da língua na sociedade.

No curso, há produção de texto com feedback particular para potencializar o aprendizado textual e para a conscientização de outras maneiras de dizer ou de escrever.

Por meio de aulas expositivas e interativas, teorias e práticas do ensino de texto são ministradas. Ademais, por causa da alta competitividade na admissão à universidade, os estudantes fazem simulados do ENEM e da Fuvest, com auxílio do professor.

Logo, ambos discutem e leem as questões para analisá-las e interpretá-las. Os alunos do Ensino Médio são bem-vindos a participar. A oficina de redação ocorre de segunda, quarta e sexta, das 13h30 às 15h.

* Texto escrito pelo professor de Redação Carlos H. T. de Araújo

Departamento de esportes

Competição entre amigos

Um jogo amistoso é uma partida amigável, com troca de experiências esportivas e sociais. Foi assim o encontro das alunas do Colégio São Judas Tadeu no jogo de handebol feminino com as do Colégio Nossa Senhora de Fátima.

O objetivo foi trabalhar melhor as táticas esportivas de acordo com o perfil adversário, além da socialização e, claro, trabalhar o ganhar e o perder.

Agradecimento especial aos alunos e professores da escola adversária pela troca de energia positiva.

Direto da secretaria

Precisa de recuperação?

Com o final do 1°trimestre, o aluno que não atingiu a média 6,0 poderá cursar a recuperação paralela, que será ministrada fora do horário de aula.

Essa recuperação será optativa e paga – R$ 59,00 por disciplina (incluso no boleto da mensalidade de junho). O requerimento da recuperação com as instruções seguirá juntamente com o boletim e deverá ser preenchido, assinado pelo responsável e devolvido na secretaria o mais breve possível.

Atenção quanto aos prazos de inscrição, pois não haverá possibilidade de fazê-la com o prazo inferior a três dias antes de iniciarem as aulas de recuperação da disciplina pretendida.