Crianças agitadas na escola

Uma criança agitada em sala de aula não deve ser vista como uma interferência no desenvolvimento da disciplina

O excesso de agitação das crianças deve ser evitado, mas, quando acontecer, precisa ser encarado com naturalidade para reestabelecer a situação.

Crianças agitadas na escola, as principais causas

Esse tipo de comportamento na maioria das vezes é parte do perfil do aluno, mas, em alguns casos, a agitação pode ser sintoma de alguns transtornos, o que pode até mesmo gerar uma dificuldade de aprendizagem.

Independentemente da situação, é tarefa do professor lidar com os estudantes para extrair todo o seu potencial.

As crianças mais agitadas costumam ser as mais falantes, as mais brincalhonas e as mais alto-astral da turma. Elas também podem estar entre as mais participativas das aulas.

No entanto, esses alunos podem apresentar comportamentos incompatíveis com o ambiente escolar , como gritaria, choro compulsivo e agressividade.

Crianças agitadas na escola tendem a estimular os colegas a agir da mesma forma, estabelecendo um verdadeiro caos que prejudica o andamento da aula. É por isso que o corpo docente do colégio deve estar preparado para reestabelecer o controle dos alunos de forma calma, segura e eficiente.

A manutenção de ordem na sala de aula está relacionada com a experiência do professor.

Conforme os educadores praticam, eles aprendem boas técnicas que funcionam para o seu perfil profissional e, quanto mais convivem com a mesma turma, conhecem a fundo quem são os alunos mais agitados e a forma individual de tratá-los para contornar a situação.

A linha pedagógica da instituição de ensino também é importante, pois vai apontar o nível de permissividade e liberdade dos estudantes.

Leia também: Papel do professor na educação infantil

Em uma tradicional escola na Mooca, como no Colégio São Judas a liberdade cresce com o amadurecimento do aluno, mas sempre de forma assistida pela equipe pedagógica. Isso não quer dizer que outras metodologias de organização e aprendizagem sejam efetivas, apenas que elas têm formas distintas de abordar o assunto.

Apesar das particularidades presentes na educação, algumas táticas são eficazes para lidar com a desordem em todos os casos. Veja o que pode ser feito pela escola:

Relação professor e aluno

As crianças são especialistas em perceber quando os adultos se sentem afetados por uma situação, e sabem muito bem como tirar proveito dessa fragilidade.

Além disso, elas também são diretamente influenciadas pelas atitudes de seus professores, tornando ainda mais importante a pacificação rápida.

Professores que mantêm a calma, que falam sempre no mesmo tom de voz e que agem com naturalidade mesmo diante dos obstáculos conseguem conversar com o aluno que está causando a agitação, ou, se for o caso, com toda a classe, pedindo respeitosamente pelo silêncio.

Uma vez que as crianças se recompõem, é preciso explicar que o excesso de energia pode ser melhor aproveitado durante o intervalo ou no horário da saída, pois a sala de aula é um ambiente para outro tipo de aprendizado.

Casos graves das crianças agitadas na escola podem ser encaminhados à direção pedagógica e os pais podem ser chamados para ajudar a entender os motivos para o comportamento e a trabalhar junto com a instituição para melhorá-lo.

Atividades divertidas

Atividades lúdicas que permitem gastar bastante energia tendem a deixar as crianças menos agitadas, e o melhor momento para utilizá-las é um pouco antes ou durante o intervalo.

Diversificar as atividades em sala de aula também pode funcionar para manter a classe interessada e concentrada.

Para isso, os professores devem emendar atividades rápidas de serem feitas e sobre diferentes disciplinas, ou então dividir a sala em grupos para realizar uma aula sobre o mesmo assunto de diversas maneiras, como, por exemplo, pintura com uma ferramenta diferente para cada grupo.

A inserção de atividades lúdicas e a troca de ambiente também é muito favorável. Para isso, vale participar de uma aula ao ar livre, quadras ou outros lugares diferentes da sala de aula como acontece no Colégio São Judas.

Incentivar a leitura

São inúmeros os benefícios da leitura na escola: fortalecer o relacionamento professor e aluno; desenvolver a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio; melhorar o vocabulário; permitir que a criança se depare com a diversidade do mundo.

Além de estimular a linguagem oral e minimizar comportamentos agressivos, hiperativos e arredios das crianças agitadas na escola. Por isso, o professor pode separar um momento diário para a leitura, de preferência na metade do período escolar, quando as crianças começam a ficar impacientes.

Uma música suave, ambiente a meia luz e voz baixa auxiliam os alunos a descansarem e a prestarem atenção ao educador. Ao final da atividade, eles estarão dispostos a discutir a história de forma muito mais organizada, um modo de aproveitar a sequência da aula com mais produtividade.

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Transtornos de aprendizagem

Apenas 12,7% das crianças brasileiras têm chances de desenvolver um transtorno comportamental, por isso é essencial ficar atento ao diagnóstico, pois somente 3% dos pacientes que chegam aos consultórios médicos realmente precisam tomar algum tipo de medicação.

Aos seis anos de idade, já é possível identificar se uma criança está sofrendo de algum tipo de transtorno. Entre os mais comuns nas crianças agitadas demais estão o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a ansiedade.

Na primeira, as crianças afetadas também são impulsivas, teimosas e levam mais tempo para completar o desenvolvimento motor e da linguagem. Na ansiedade, a agitação pode ser causada devido ao medo ou à expectativa, como a presença da família, e elas podem ser vítimas de bullying.

O papel da escola juntamente com a família é auxiliar a criança, pois quanto mais cedo se ter um diagnóstico melhor será o rendimento pedagógico e o convívio escolar e familiar.

4 Comentários
  • Elza Boechat
    Postado às 08:53h, 11 março Responder

    Entåo.
    A pergunta é.
    A criança tem problemas de relacionamento em casa devido sua mãe alcoolotra, separada do marido, 3 filhos depende de doaçoes para se alimentarem.
    É uma criança agitada por demais.
    Tem 8 anos e professora nenhuma, tem paciencia.
    É inteligente facilidade de aprendizado porem incomoda toda a turma no seu modo de agir.
    Como devo agirr com essa criança sem prejudica_lo?

  • Joice
    Postado às 14:13h, 29 abril Responder

    Ótimo… parabéns.

  • Joice
    Postado às 14:23h, 11 setembro Responder

    muito bom

  • Jesse
    Postado às 01:56h, 16 novembro Responder

    Boa noite! Estou a procura de uma escola para minha filha. Que não vê raça e nem cor, mais verifiquei o portfolio de vcs nao tem crianças negras e nem indígena.

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