Conheça a história do Colégio São Judas Tadeu

Sabia que o Colégio São Judas foi fundado por um casal que era apaixonado por educação? Foram Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva que deram início a essa longa trajetória no bairro da Mooca.

Ver mais

Em 1920, período em que Mesquita ‒ ainda em Cabreúva, cidade onde nasceu ‒ iniciou seus estudos para se tornar sacerdote, os movimentos políticos, filosóficos e artísticos fizeram com que a característica literária e clássica da educação perdesse espaço.

Em 1930, chegava ao Brasil a era do capitalismo e a carência de mão de obra qualificada. Contudo, no mesmo ano, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública pela necessidade de educar a população.

Sete anos depois, já desistente do sacerdotismo, Mesquita e a professora Alzira se casaram. Chegaram à São Paulo em 1946, quando uma reforma educacional começava a se desenhar no país. Dessa forma, a educação foi determinada como um direito de todos.

A fundação

Percebendo um déficit de educação, principalmente na zona leste da cidade, criaram, um ano depois, um cursinho preparatório com sala de aula improvisada na casa deles.

A construção da Avenida Radial Leste fez com que Mesquita, Alzira e sua pequena escola tivessem que se mudar. Isso porque a obra passaria pela casa da família e, portanto, a escola teria que fechar. O professor, então, comprou um terreno na Rua Clark, no bairro da Mooca, e  construiu um prédio.

Em 1953, os alunos deixaram a garagem e foram transferidos para o novo local. Contava com seis salas de aula, laboratório de ciências, biblioteca, secretaria, tesouraria e cantina. Assim, nasceu o Instituto São Judas Tadeu, nome dado pela mãe de Dona Alzira.

A professora Alzira, muito a frente de seu tempo, lançou, em 1955, a primeira edição de um livro para ensino da Matemática. A disciplina, até então, era exclusiva ao universo masculino.

Dente de Leite

No ano de 1971, foi inaugurada a Educação Infantil do Colégio São Judas, na Av.Paes de Barros, a Escolinha Dente de Leite. Possuia os cursos maternal, jardim e pré-primário. Um ambiente refinado e apropriado para as crianças se sentirem à vontade. Elas aprendiam por métodos especiais e sempre atualizados, do mesmo modo que fazemos em todos os nossos cursos.

Em 2010, a Escolinha Dente de Leite agregou-se à sede do Colégio São Judas, na Rua Clark, oferecendo mais estrutura e comodidade aos pais.

Reestruturação

No ano de 2016,  iniciou-se uma reestruturação  baseada em três pilares: proposta pedagógica moderna, inovação tecnológica e infraestrutura. Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva fizeram o complexo educacional prosperar e expandir. E, assim, já são mais de 70 anos de história e tradição. A base foi o ideal de oferecer educação de qualidade com o esforço de toda uma vida.