Como ajudar seu filho no projeto de vida dele

Compartilhe:

Como ajudar seu filho no projeto de vida dele

Como ajudar seu filho no projeto de vida dele

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É  fundamental saber onde se deseja chegar e criar oportunidades para isso. E não esqueça! Projeto de vida tem a ver com o que proporciona felicidade

Organizar os objetivos e as aspirações que seu filho tem em relação ao futuro. Você já fez isso com ele? Um projeto de vida deve englobar diversos aspectos, como curso de graduação, intercâmbio, aprendizado de outros idiomas, sucesso profissional, estabilidade financeira e inserção no mercado de trabalho. Elaborar um projeto de vida dá ao jovem uma perspectiva diferenciada, aumentando o senso de responsabilidade a respeito da sua própria trajetória.

E as escolas? Será que elas estão conseguindo preparar os adolescentes para que eles sejam capazes de concretizar os seus diferentes projetos de vida? A pesquisa Projeto de Vida, feita pela Fundação Lemann, com apoio técnico do Movimento Todos pela Educação, buscou respostas para esse questionamento e demonstra que há uma grande desconexão entre o que se ensina na escola e o que os estudantes precisam para seguir a vida.

No estudo, foram feitas 126 entrevistas em profundidade com egressos da Educação Básica, pessoas com quem se relacionam fora da escola e alguns especialistas em educação. Os resultados podem ser conferidos em Projeto de vida – Fundação Lemann. Em geral, os adolescentes se sentem mal orientados e pouco preparados para lidar com desafios cotidianos, na faculdade e no trabalho.

Projeto de vida passo a passo

Para combater esse desconforto tão comum entre esses jovens, o Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca entre as mais tradicionais de São Paulo, desenvolve um trabalho conjunto com a metodologia OPEE de Empreendedorismo e Projeto de Vida desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. De acordo com a faixa etária dos alunos, são realizadas atividades voltadas ao autoconhecimento, estabelecimento de objetivos e metas, escolha da profissão e educação financeira.

Para a professora Ana Rosa da Silva, que leciona a disciplina na escola no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, a importância de trabalhar com o tema na vida de um estudante é possibilitar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e de gerenciamento dos alunos, na vida social e no trabalho, bem como motivar a reflexão sobre autoconhecimento, escolhas profissionais, mercado de trabalho, educação financeira, valores e cidadania.

“Um projeto de vida é fundamental para que se possam traçar as diretrizes do sucesso. Mas, antes de elaborar os planos, é preciso que haja direcionamento sobre o que se deseja alcançar e como criar oportunidades, ou seja, o conhecimento sobre as diversas áreas da própria vida é que indicará o melhor caminho para se alcançar a felicidade”, explica.

Leia também Orientação Profissional, Emprego e Empreendedorismo.

As ferramentas utilizadas como apoio para o desenvolvimento dos temas propostos são encaminhadas às famílias. As reuniões pedagógicas também proporcionam contato direto com pais e responsáveis. Um projeto de vida deve se encaixar nas prioridades de cada indivíduo, suas expectativas e escolhas. Portanto, faz parte do conteúdo proporcionar a reflexão, de alunos e família, sem interferir de forma direta na maneira como são conduzidas as ações extras à sala de aula.

matriculas 2018 Colégio São JudasLeia a entrevista exclusiva que o psicólogo Leo Fraiman concedeu à revista Geração São Judas sobre como ajudar os jovens na escolha da carreira.

 

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: