Volta às aulas após as férias

Os dias de folga acabaram! É hora de voltar para a rotina de ir para a aula durante a semana

Tudo o que é bom demais uma hora tem que chegar ao fim. O período de férias escolares está acabando e, com ele, volta para você e para seus filhos a rotina do dia a dia, de volta às aulas, estudar e ficar de olho na lição de casa. Nos primeiros dias desse retorno, é natural que tanto a cabeça quanto o organismo estejam um pouco confusos e desajustados.

Porém, é possível preparar a volta e tornar as coisas mais fáceis para que os pequenos possam se readaptar de forma mais fácil à rotina de estudos. O Colégio São Judas Tadeu listou aqui algumas dicas que você pode levar em consideração para fazer com que a volta às aulas dos seus filhos seja a mais tranquila possível, livre de sobressaltos e com muita facilidade.

1 – Organize o material escolar

Materiais escolares

Faça uma lista dos materiais escolares antes das volta às aulas.

Na semana anterior às aulas, é hora de você deixar a mala pronta para encarar o primeiro dia de aula. Cheque se não faltam livros, se os cadernos estão em dia, se há canetas e lápis suficientes e se a mochila ainda aguenta mais uma temporada. O ideal é deixar tudo arrumado com pelo menos três dias de antecedência.

2 – Uniforme em dia

Importância de conhecer a nova escola na volta às aulas

Antes de iniciar às aulas, checar tudo é algo fundamental para não esquecer de nada.

Se seu filho usa uniforme, é preciso checar também se está tudo certo com ele. A calça continua servindo? As camisetas estão lavadas e passadas? O ideal é usar essa semana de preparativos também para deixar as roupas limpas para a rotina de estudos. Lembre-se de que seu filho precisa se sentir confortável com o uniforme, então se você perceber alguma coisa errada, providencie a troca ou o conserto.

3 – Prepare o café da manhã

Como agora seu filho vai acordar mais cedo, ele vai precisar tomar um bom café da manhã. No final de semana anterior à volta às aulas, aproveite a sua ida no mercado para providenciar os itens que ele gosta, como leite, achocolatado, cereais, pães e frios. Já pense também no que ele vai levar de lanche para as aulas.

4 – Agende seus compromissos

Muitos executivos têm por hábito preparar a agenda da semana no final de semana anterior, de forma a planejar melhor tudo aquilo que será visto ao longo dos próximos dias. Crie esse hábito também com o seu filho, para que ele possa se organizar melhor quando chegar o período de trabalhos e provas.

5 – Revise a matéria do ano anterior

Conhecer a nova escola

Revisar a matéria do ano anterior, ajuda a relembrar os pontos mais importantes que vão ser estudados no próximo ano.

Sim, é bem possível que muita coisa que seu filho tenha aprendido no ano anterior tenha escapado dos pensamentos dele nos dias de férias. Uma boa dica é tirar um dia da semana que antecede a volta às aulas para folhear livros e cadernos do ano letivo anterior. Isso ajuda a refrescar a memória e certamente vai ser útil nos primeiros dias de aula.

6 – Está em uma escola nova? Aproveite e visite-a

Para quem muda de escola, o reinício das aulas pode ser um período de incertezas. Uma das maneiras de deixar o seu filho mais tranquilo é levá-lo para visitar a nova escola e conhecer professores e auxiliares pedagógicos. O Colégio São Judas Tadeu, por exemplo, deixa as portas abertas para que pais e alunos venham se ambientar com as instalações da instituição no período de férias.