Volta às aulas após as férias

Tudo o que é bom demais uma hora tem que chegar ao fim. O período de férias escolares está acabando e, com ele, volta para você e para seus filhos a rotina do dia a dia, de volta às aulas, estudar e ficar de olho na lição de casa. Nos primeiros dias desse retorno, é natural que tanto a cabeça quanto o organismo estejam um pouco confusos e desajustados.

Porém, é possível preparar a volta e tornar as coisas mais fáceis para que os pequenos possam se readaptar de forma mais fácil à rotina de estudos. O Colégio São Judas Tadeu listou aqui algumas dicas que você pode levar em consideração para fazer com que a volta às aulas dos seus filhos seja a mais tranquila possível, livre de sobressaltos e com muita facilidade.

1. Organize o material escolar

Na semana anterior às aulas, é hora de você deixar a mala pronta para encarar o primeiro dia de aula. Cheque se não faltam livros, se os cadernos estão em dia, se há canetas e lápis suficientes e se a mochila ainda aguenta mais uma temporada. O ideal é deixar tudo arrumado com pelo menos três dias de antecedência.

2. Uniforme em dia

Se seu filho usa uniforme, é preciso checar também se está tudo certo com ele. A calça continua servindo? As camisetas estão lavadas e passadas? O ideal é usar essa semana de preparativos também para deixar as roupas limpas para a rotina de estudos. Lembre-se de que seu filho precisa se sentir confortável com o uniforme, então se você perceber alguma coisa errada, providencie a troca ou o conserto.

3. Prepare o café da manhã

Como agora seu filho vai acordar mais cedo, ele vai precisar tomar um bom café da manhã. No final de semana anterior à volta às aulas, aproveite a sua ida no mercado para providenciar os itens que ele gosta, como leite, achocolatado, cereais, pães e frios. Já pense também no que ele vai levar de lanche para as aulas.

4. Agende seus compromissos

Muitos executivos têm por hábito preparar a agenda da semana no final de semana anterior, de forma a planejar melhor tudo aquilo que será visto ao longo dos próximos dias. Crie esse hábito também com o seu filho, para que ele possa se organizar melhor quando chegar o período de trabalhos e provas.

5. Revise a matéria do ano anterior

Sim, é bem possível que muita coisa que seu filho tenha aprendido no ano anterior tenha escapado dos pensamentos dele nos dias de férias. Uma boa dica é tirar um dia da semana que antecede a volta às aulas para folhear livros e cadernos do ano letivo anterior. Isso ajuda a refrescar a memória e certamente vai ser útil nos primeiros dias de aula.

6. Está em uma escola nova? Aproveite e visite-a

Para quem muda de escola, o reinício das aulas pode ser um período de incertezas. Uma das maneiras de deixar o seu filho mais tranquilo é levá-lo para visitar a nova escola e conhecer professores e auxiliares pedagógicos. O Colégio São Judas Tadeu, por exemplo, deixa as portas abertas para que pais e alunos venham se ambientar com as instalações da instituição no período de férias.

7. Experimente o trajeto

Essa dica vale para quem está em uma escola nova. O ideal é que a criança tenha a oportunidade de fazer o trajeto para a escola pelo menos uma vez antes do início das aulas. Assim dá para ter uma noção melhor do tempo de deslocamento, permitindo a todos que saiam de casa no horário certo para não perder a aula.

8. Seja determinado

A criança deve estudar sempre, mas o começo do ano requer uma atenção especial. Quanto mais concentrada ela estiver no início, mais rápido ela vai entender o material e com certeza vai abrir uma boa folga nos primeiros trabalhos e provas para conseguir boas notas. Incentive seu filho a estudar mais na volta às aulas.

9. Reestabeleça regras e horários

Durante as férias, é possível que o seu filho tenha dedicado um pouco mais do tempo a ficar na frente do computador ou a jogar videogame. A partir de agora, com a volta às aulas, voltam também as regras de horário, e ele terá que dividir o seu tempo entre o lazer e os estudos. Faça com que ele se lembre de que primeiro vem a obrigação e depois a diversão.

10. Faça um passeio especial

Aproveite o último domingo antes das aulas começarem para fazer um passeio especial em família, de preferência indo a algum lugar que as crianças gostem bastante. A sensação que elas vão ter é que a saída é uma espécie de prêmio pelo bom comportamento nas férias. É uma boa oportunidade também de conversar com o seu filho e reforçar que a partir de agora é preciso se dedicar mais aos estudos.

11. Transporte Escolar

Se o aluno for usar o transporte público não deixe para a última hora e faça com antecedência seu cadastro do bilhete único com o colégio. Assim desde o primeiro dia você pode utilizar o benefício.

12. Acesso Controlado

Caso o colégio tenha acesso controlado como é o caso da escola na Mooca o Colégio São Judas Tadeu, o aluno não pode esquecer o documento oficial para entrar e sair do colégio, a carteirinha escolar. Segurança também é prioridade em nosso colégio, possuímos acesso informatizado havendo funcionários em todas as entradas.