Séries para ajudar na vida escolar

Use os recursos audiovisuais das séries de TV para complementar aquilo que você aprende na sala de aula

O mundo do cinema e das séries de TV é mágico. Por meio daquilo que vemos na tela da TV conseguimos fazer a nossa mente viajar, acompanhando histórias incríveis fruto da imaginação de diretores e roteiristas. Porém, nem tudo que se vê nos seriados é ficção. Aliás, histórias reais são sempre um prato cheio para quem gosta de dramas que contem algo que aconteceu no mundo.

O Colégio São Judas Tadeu ressalta que os pais e responsáveis devem ficar atentos a faixa etária indicada para cada série, assim como os filmes. Alguma séries possuem cenas fortes de violência e assuntos como drogas e sexo.

Também por conta disso, as séries de TV são um ótimo exemplo de material didático que você pode usar para complementar seus estudos. Obviamente, nem tudo que se passa na tela deve ser levado ao pé da letra, já que se trata de uma reconstituição de fatos, mas com livre interpretação por parte dos criadores de forma a tornar o roteiro mais interessante para os espectadores.

Contudo, ainda assim, elementos de ambientação histórica, diálogos, reviravoltas e parte da história sendo explicada diante dos seus olhos pode ser uma ferramenta de aprendizado incrível.

No Colégio São Judas Tadeu, escola da Mooca considerada uma das mais tradicionais do bairro, os professores têm por hábito incluir trechos de séries e filmes como parte importante para auxiliar na fixação do conteúdo.

Listamos aqui algumas das melhores séries que, além de ótimas opções de entretenimento, podem ensinar algo a mais para você para complementar aquilo que foi debatido em sala de aula.

Marco Polo

Os temas relacionados à história são facilmente reconhecidos em filmes e séries de TV, portanto há uma imensa variedade de títulos para você escolher. Mas um deles chama a atenção em especial: trata-se da série Marco Polo, disponível no Netflix.

A série acompanha as aventuras de Marco Polo, um mercador e explorador italiano que foi um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda, partindo da Armênia e indo em direção à China por volta de 1200. Detalhes do Império Mongol e do comércio da região são mostrados com muita propriedade e essa é uma das melhores séries para acompanhar detalhes sobre o tema.

Breaking Bad

Saindo um pouco das aulas de História, outra boa opção de entretenimento é a série Breaking Bad. Nela, acompanhamos a trajetória de Walter White, um professor de Química com câncer que, em vários momentos, coloca em prática os seus conhecimentos.

Para quem assiste, essa é uma ótima oportunidade de ouvir conceitos de química que, muitas vezes, são debatidos em sala de aula.

Além da “aula gratuita”, digamos assim, a série também tem os seus méritos em termos dramáticos. Nas cinco temporadas que foram ao ar, tanto o ator principal, Bryan Carston, quanto a direção e o roteiro da produção foram bastante elogiados pela crítica, de forma que o seu entretenimento está garantido.

The Big Bang Theory

Como é a rotina de quem trabalha na área acadêmica e, ainda por cima, com Física? Você pode ter uma visão geral desse mundo com o seriado The Big Bang Theory, uma série de comédia estrelada por Jim Parsons, no papel do nerd Sheldon. Em suas falas ele sempre aborda conceitos de Física, além de desfilar um arsenal de informações sobre cultura pop.

Entre os temas que, invariavelmente, acabam sendo assunto de algum dos episódios, você poderá ouvir sobre Efeito Doppler, Teoria da Relatividade, Teorias Quânticas e muito mais. A série foi lançada em 2007 e até hoje, todos os anos, novos episódios são liberados, de forma que há muita coisa para ser vista.

Cooked

Que tal aprender um pouco sobre as diferenças culturais apenas observando detalhes sobre a culinária dos países? Essa é a ideia por trás da série documental Cooked, baseada no livro “Cozinhar: Uma História Natural da Transformação”. A ideia aqui é chamar a atenção para dois fatores: primeiro com relação a importância de certos alimentos na formação de alguns povos.

Além disso, a série tem como objetivo despertar a consciência de uma alimentação mais saudável e com menos desperdícios. São apenas quatro episódios, batizados com o nome dos quatro elementos naturais – água, terra, fogo e ar. Sem dúvida, uma das melhores séries já produzidas sobre o tema e que vale a pena adicionar na sua lista.

House

Quando se fala em série de TV voltada para as áreas de Biologia ou Medicina, muitos lembram de ER: Plantão Médico, que por sinal é um ótimo seriado. Porém, poucos foram tão a fundo na discussão de doenças e suas causas em uma linguagem simples do que a série House, estrelada por Hugh Laurie.

Ele interpreta o personagem título, o Dr. House, um médico que sempre está em busca do tratamento ideal para os seus pacientes. O mais legal de tudo é o fato de que ao longo dos episódios ele explora cada uma das doenças.

Ao explicar sobre neurocisticircose, por exemplo, são abordados o impacto da infecção pela tênia do porco, bem como as causas e os meios de prevenção. Um complemento e tanto para a vida escolar.

Elaborar uma lista com séries de TV que podem auxiliar como reforço escolar é uma tarefa praticamente sem fim, tamanho é o número de opções. Por isso, é legal também dar uma olhada em todo o catálogo que os serviços de streaming oferecem, fugindo da ideia de ficar de olho somente naquelas que proporcionam apenas um entretenimento vazio.

Outros seriados para você colocar na sua lista: Roma, Band of Brothers, House of Cards, A 13ª Emenda, The Crown e We Are Legion são boas pedidas.

Sem comentários

Postar um comentário