
23 mar Provas: saiba como estudar e estar bem preparado
As provas escolares costumam ser decisivas para os alunos. É o momento em que eles têm de recuperar na memória todo o aprendizado adquirido nos meses anteriores, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Então, como fixar o conteúdo e estar bem preparado para avaliações tão importantes?
Existe um método chamado estudo esquematizado que auxilia nesse processo de estudo para as provas, pois é natural as pessoas esquecerem um conteúdo estudado há algumas horas ou semanas, principalmente devido ao excesso de informação adquirida.
Existe uma representação gráfica, chamada curva do esquecimento, que relaciona a retenção de informações e o tempo que elas permanecem em nossa memória. Nesse período, o conteúdo fica à disposição para revisões estratégicas que manterão o aprendizado a longo prazo.
Alunos que estudam com foco e concentração podem reter até 85% do conteúdo, enquanto os passivos, que apenas assistem às aulas expositivas sem fazer anotações inteligentes, não chegam a 15%.
É recomendado que o estudante tenha estratégias para fixação do conteúdo estudado, de modo que não seja descartado pela memória. Alguns exemplos são:
- Fazer um planejamento mínimo de estudo;
- Fazer revisão periódica em espaços de tempo determinado;
- Comentar o que aprendeu para aumentar a retenção;
- Reescrever materiais de aulas;Anotar pontos-chave.
Dentre as recomendações, revisar é uma das mais importantes. A cada nova revisão, a mente cria novas rotas para fixar o conteúdo de forma mais duradoura.
Os momentos mais indicados para fazer revisões são: logo após terminar um bloco de tempo de estudo; após 24 horas, 7 dias e um mês. Quando não é feita nenhuma revisão do conteúdo em até uma semana, a fixação fica entre 10% e 20%.
Sem comentários