Leitura na educação infantil

Sobre a leitura na educação infantil, é praticamente uma unanimidade entre professores e pesquisadores de que os benefícios de estimular a criança a criar um hábito de leitura desde cedo impactam no seu desenvolvimento de tal forma que pela vida inteira ela vai colher os frutos dessa semente. Por conta disso, é fundamental que os pais e professores busquem estimular a criança a pegar gosto pelos livros. O que é completamente diferente de tornar isso uma obrigação para elas.

Por meio da leitura na educação infantil, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanha-la pelo resto da vida. Além disso, o desenvolvimento escolar é sensivelmente beneficiado quando o aluno tem o hábito de ler com uma certa frequência. Sejam livros adaptados para a sua idade ou histórias curiosas e leves.

O primeiro contato: livro também é brinquedo

Para quem tem filhos ainda pequenos, mais importante do que o livro em si é dar a oportunidade às crianças de manuseá-los como objetos. Nas livrarias você vai encontrar diversas publicações desenvolvidas com materiais feitos especialmente para bebês, como livros de tecido ou de plástico. Deixe que elas mexam à vontade nos livros e possam carrega-los para todos os cantos da casa.

Livros com cores chamativas ou que tenham texturas diferenciadas se destacam na mão das crianças. Além disso, existem aquelas publicações que incluem sons. Outro fator que colabora para prender a atenção delas. Livros com fantoches ou recortes que saltem das páginas certamente vão fazer os olhos delas brilharem.

Além da leitura: viva a história com a criança

Não basta apenas incentivar a criança a ler, é preciso de fato se importar com a leitura dela. E você pode demonstrar isso participando desse processo. Ensinando ela a entender as primeiras palavras e lendo parte da história quando for necessário. Tente contextualizar as informações do livro como uma espécie de comentarista da história.

O que mais você precisa fazer é interagir com a criança, conhecer os pontos que ela mais gostou ou que teve dúvidas. Estimule ainda a criatividade sugerindo que ela pense em um final alternativo ou ainda que tente imaginar o que aconteceu com os personagens depois que a história acabou. O livro não se encerra quando é fechado, deixe ele viver na memória delas por um bom tempo.

Livros adequados para cada idade

Outra característica que deve ser levada em consideração é a adequação de cada livro à idade da criança. Esse item é mais comum em especial quando estamos falando de crianças e jovens. Que já têm discernimento para escolher o que eles querem ler. É comum nessa idade que os pais queiram “obrigar” os filhos a lerem livros que consideram melhores ou que gostaram de ler no passado.

Entretanto, é fundamental entender os gostos da criança e deixar que ela também possa escolher os livros mais simples que tiver vontade de ler. Nessa fase, mais importante do que o que ela está lendo é fundamental que elas estejam lendo. Assim, produções que em termos literários podem não ser um primor, como os clássicos, podem servir da mesma maneira no sentido de despertar o gosto pela leitura.

Apresente livrarias e bibliotecas para o seu filho

As livrarias e as bibliotecas são outro tipo de ambiente que deve ser amplamente frequentado por pais e filhos. No caso do Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca que oferece educação Ensino Infantil ao Ensino Médio, as portas das bibliotecas da sala de estudo estão sempre abertas e os alunos são estimulados não apenas a frequentarem o recinto, como também a emprestar livros para lerem em casa.

Já as livrarias têm também um papel de suma importância, em especial pelo fato de oferecerem livros mais “apelativos”, digamos assim, do ponto de vista mercadológico. Certamente a criança vai encontrar por lá algum livro sobre um tema que tenha muito interesse e o simples fato de ela querer descobrir coisas novas sobre o assunto já estimula a leitura. Por isso, deixe que elas “se percam” por lá em busca dos livros que mais tiverem vontade.

Dê livros de presente

Quando chega uma data especial, seja no aniversário ou no Natal, é natural que a criança queira ganhar brinquedos – e você não precisa deixar de fazer isso. Porém, que tal escolher um livro e dar a ela um presente extra? Quando você faz isso, a criança associa o livro com suas boas memórias – no caso, ganhar um presente – e cresce tendo a consciência de que ganhar um livro é algo agradável e divertido.

O que não pode acontecer é o caso de o presente gerar uma frustração na criança. Convenhamos, por mais que a leitura seja importante. As crianças vão querer ganhar um brinquedo nas datas festivas – ou algo que permita que elas façam o que mais gostam: brincar e se divertir. Dar apenas um livro pode causar frustração, já que a maioria delas espera algo diferente disso.

Entretanto, como mencionamos, os livros são uma forma complementar de presente e que podem estimular a criança a buscar essa alternativa mais vezes.