jogos alfabetização

Jogos que ajudam na alfabetização

Iniciar a aprendizagem da leitura e escrita é uma fase cheia de novas descobertas para as crianças. De fato, o processo de aprendizagem da alfabetização é diferente para cada pequeno. Afinal, o nível de curiosidade e compreensão varia de uma criança para a outra. A sorte é que hoje os pais podem contar com uma infinidade de jogos educativos que buscam ensinar o alfabeto ao mesmo tempo que diverte as crianças.

As brincadeiras e jogos estão presentes na vida dos seres humanos deste a antiguidade. É por meio dessas atividades que as crianças desenvolvem a socialização, linguagem, o raciocínio lógico, que serão essenciais para a inserção desta criança na sociedade.

.

Aprender brincando

Já está comprovado que, de fato, os jogos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Eles atuam no desenvolvimento psicomotor, motricidade e promovem o pensamento, imaginação, interpretação, criatividade, organização de dados e competição. Bem como na tomada de decisão, lógica, entre outros atributos indispensáveis para a formação intelectual das crianças. O resultado são crianças motivadas a usar a inteligência para superar os obstáculos oferecidos pelos jogos.

Especialistas em educação têm desenvolvido diversos jogos educacionais como uma extensão das atividades que os alunos aprendem em sala de aula. Como um dever de casa mais leve, divertido e sem aquela sensação de cobrança por resultados que os professores propõem na escola.

Tecnologia a favor da educação

Houve um tempo em que as escolas enfrentavam certa resistência em relação às tecnologias. Mas este cenário mudou. Atualmente, os dispositivos móveis como tablets, smartphones e computadores estão sendo incorporados à rotina da sala de aula como metodologia de apoio ao ensino infantil. E não é para menos, o contato das crianças com a tecnologia em casa se dá cada vez mais cedo.

Separamos alguns jogos educativos para auxiliar no processo de alfabetização das crianças.

  • 94 segundos (Disponível para Android e iOS)
    Jogo que ajuda aumentar o repertório de palavras e incentiva a escrita. Então, aplicativo sugere uma letra e um tema. Dessa forma, o jogador tem somente 94 segundos para encontrar o maior número de palavras possíveis que comecem com a letra sugerida e o tema, por exemplo: “animal com a letra m”. O aplicativo pontua as respostas e leva em consideração a popularidade das palavras e erros de escrita.
  • ABC do Bita (Disponível para Android e iOS)
    Os personagens infantis que as crianças adoram são ótimos aliados para ajudar na aprendizagem como, por exemplo, o aplicativo ABC do Bita, para Android e iOS. O personagem Bita ensina crianças em fase de aprendizagem as palavras do alfabeto de forma interativa.
  • Jogo das Palavras
    Joguinho gratuito para ajudar as crianças a grafia correta das palavras. Os pequenos devem selecionar a forma correta de escrever palavras em português. Assim, quando o jogador erra a escolha, um quadro com a explicação gramática aparece para mostrar ao aluno o jeito correto da escrita.
  • Aprendendo o alfabeto
    Neste joguinho, a criança deve escolher o objeto que comece com a letra que o aplicativo sugere. O jogo conta com fases que vai deixando a brincadeira cada vez mais difícil.
  • Jogos artesanais
    Outra iniciativa interessante são os joguinhos voltados para a alfabetização que podem ser confeccionados pelos professores ou mesmo pelos próprios pais e cuidadores.
    Esta é uma maneira interessante de incentivar os pequenos a realizar atividades fora do mundo virtual, haja vista que o contato excessivo com os dispositivos eletrônicos podem estar relacionados a problemas como atrasos cognitivos, déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem e até mesmo obesidade e risco de dependência por tecnologia.

Abaixo, confira algumas brincadeiras de aprendizagem do alfabeto que podem ser facilmente confeccionadas.

  • Palavrinhas nos jornais
    Este jogo é interessante porque incentiva as crianças a terem mais contato com os textos dos jornais e revistas. A brincadeira pode ser realizada com mais de uma criança, aumentando assim o nível de competitividade.Materiais: Jornais e revistas. Tesoura sem ponta para cada participante.Como jogar: O adulto solicita que as crianças procurem palavras entre os textos. A criança que encontrar, recortar e entregar a palavra primeiro ao adulto ganha pontos. Alguns exemplos: palavra com a letra M, palavra com 7 letras, palavra no plural, etc.
  • Jogo da Rima
    O objetivo deste jogo é fazer com que os pequenos reconheçam a fonética das palavras e aprendam a relacioná-las. Pode ser jogado com um ou mais participantes. Materiais: papel, lápis e relógio.Como jogar: as crianças devem escrever o maior número de palavras que rimem entre si durante 30 segundos, por exemplo: carro, bola, terra, etc…
  • Jogo da Forca
    Um jogo que é velho conhecidos dos adultos, a forca é um joguinho que ajuda na aprendizagem do alfabeto e da composição das palavras.Materiais: Papel e CanetaComo jogar: o adulto deve pensar em uma palavra e ao invés de escrevê-la, colocar os tracinhos referentes a cada letra em um papel. A criança deverá “chutar” letra por letra até completar a palavra. A cada letra que errar, é desenhada uma parte do corpo do enforcado.Qual o jogo preferido educativo preferido do seu pequeno? Não esqueça de dar a sua opinião!

    Se quiser saber mais informações, entre em contato com o Colégio São Judas, teremos o maior prazer em atendê-los!

Sem comentários

Postar um comentário