Sobre o Guia do Estudante 2019

OBS: A versão para 2020 sofrerá algumas alterações e será publicada em breve.

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O  Colégio São Judas Tadeu preza por uma relação cada vez mais transparente com o estudante e a sua família.

O Guia do Estudante tem o propósito de informar a todos, o funcionamento do processo escolar e para que saibam quais são os seu deveres e os seus direitos.

Guia do Estudante 2019

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Calendário Escolar/ Horários das Aulas
Guia do Estudante .
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Calendário Escolar

1º Turno                                       2º Turno
Janeiro / Fevereiro / Março          Abril / Maio / Junho 

3º Turno                                      4º Turno
Agosto / Setembro                Outubro / Novembro / Dezembro

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média 6,0 (seis) resultante da média aritmética dos bimestres por disciplina, desde que o aluno não tenha mais de 25% de faltas sobre o total das aulas dadas em todas as disciplinas.

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Horários das Aulas

Educação Infantil

Manhã: das 7h20min às 11h50min                                                Tarde: das 13h às 17h30min


Ensino Fundamental  I 

Manhã: das 7h20min às 11h50min      

Tarde: das 13h15min às 17h45min


Ensino Fundamental II

Manhã: das 7h10min às 12h30min   

Tarde: das 13h10min às 18h30min


Ensino Médio        

Manhã: das 7h10min às 12h30min 


Educação Física

Será oferecida no período da tarde (das 13h30min às 14h20min) para os 9º anos e Ensino Médio, caso o aluno não consiga cursar esta aula na semana, será oferecida aos sábados.

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Critérios de Avaliação/ Avaliações Substitutivas
Guia do Estudante
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Critério de avaliação Ensinos Fundamental I – II e Médio

 Na composição da média bimestral nos Ensinos Fundamental I e II, Ensino Médio a escola adota o seguinte critério:

 

a) avaliação 1º e 3º bimestres –   0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho  – 0,0 a 2,0;

    projeto integrador – 0,0 a 2,0

b) avaliação oficial 2º e 4º bimestres – 0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho  – 0,0 a 1,0;

    avaliação multidisciplinar  – 0,0 a 2,0

    projeto integrador – 0,0 a 1,0

 

Haverá duas avaliações por dia, exceto no fundamental I

 

Ensino Fundamental II 6º e 7º

 

As provas terão duração mínima de 60 minutos e máxima de 70 minutos.

As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.

 

 Manhã                       Início                             Sinal Término

 

1ª Prova            7h30min 8h30min                     8h40min

 

2ª Prova           10h50min 11h50min                        12h  

Tarde                          Início                            Sinal Término

 

1ª Prova                14h 15h10min                        15h20min 

 

2ª Prova               16h50min 18h                         18h10min  

 

Fundamental II 8º e 9º – Ensino Médio

 

– Provas com duração mínima de 70 minutos e, no máximo de 90 minutos.

A aula que antecede a 1ª prova será normal, após o término da 2ª prova os alunos serão dispensados.

                                        Início                              Sinal Término

 

1ª Prova                8h10min 9h20min                      9h40min

 

2ª Prova                           10h                            11h10min 11h30min

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Avaliação Multidisciplinar – 2,0 pontos Ensino   Fundamental II   2º e 4º  bimestres

 Avaliação 6º ano com duração mínima de 70 minutos e, no máximo, 120 minutos. 

Avaliação com 50 questões, com 5 alternativas cada. 

 

Avaliação 7º ano com duração mínima de 100 minutos e, no máximo, 150 minutos.

Avaliação com 60 questões, com 5 alternativas cada. 

 

Avaliação 8º ano com duração mínima de 120 minutos e, no máximo, 170 minutos.

Avaliação com 70 questões, com 5 alternativas cada. 

 

Avaliação 9º ano com duração mínima de 150 minutos e, no máximo, 200 minutos.

Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada. 

 

Conteúdo da avaliação:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Física e Química),  Biologia, História, Geografia e Espanhol 

Horário da avaliação Multidisciplinar do Ensino Fundamental:

 

6º ano 8h às 10h

7º ano 8h às 10h30min

8º ano 8h às 10h50min

9º ano 8h às 11h20min

 

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar 

Ensino Fundamental II
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
0-6 = zero 0-8 = zero 0-10 = zero 0-10 = zero
7-17 = 0,5 9-21 = 0,5 11-25 = 0,5 11-27 = 0,5
18-28 = 1,0 22-34 = 1,0 26-40 = 1,0 28-44 = 1,0
29-39 = 1,5 35-47 = 1,5 41-55 = 1,5 45-61 = 1,5
40-50 = 2,0 48-60 = 2,0 56-70 = 2,0 62-80 = 2,0

 

*Não haverá prova substitutiva da Avaliação Multidisciplinar. 

(* Ensinos Médio e Fundamental )     

Avaliação Multidisciplinar – 2,0 pontos Ensino Médio
2º e 4º bimestres.

Avaliação com duração mínima de 150 minutos e, no máximo, 200 minutos.

 

Conteúdo da avaliação:
Língua Portuguesa / Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês, Filosofia e Sociologia 

Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada.

 

Horário da avaliação Multidisciplinar do Ensino Médio:

08h às10h30min ou 11h20min. 

 

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar 

Ensino Médio
0 – 10 Zero
11 – 27 0,5
28 – 44 1,0
45 – 61 1,5
62 – 80 2,0

                              

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Avaliações Substitutivas

Todas as avaliações substitutivas serão realizadas três dias após as avaliações bimestrais, podendo haver duas avaliações no mesmo dia.

Só poderão fazer a avaliação substitutiva os alunos que faltarem no dia por motivo particular ou doença.

Os casos não citados estarão sujeitos à análise e aprovação da diretoria e pagamento de TAXA, por disciplina.

A solicitação da avaliação substitutiva deverá ser feita por meio de requerimento fornecido pela diretoria e entregue até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prova, na secretaria.

Caso o aluno perca a prova substitutiva na data determinada, deverá requerer a recuperação paralela.

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Sistema de Promoção

 Durante o ano, haverá quatro provas oficiais por disciplina

Média do 1º turno;
II.  Média do 2º turno;
III. Média do 3º turno;

Média do 4º turno.

 

Ao término do ano letivo, será extraída a média final do aluno em cada componente curricular que será o resultado da média aritmética dos 1º, 2º, 3º e 4º turno, conforme segue:

Para a composição das médias bimestrais ou finais, será adotado o seguinte critério: 

 

a) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for igual ou superior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, aumentando-se a média até que se chegue, respectivamente, ao meio ponto mais próximo, ou seja: uma média 4,25 será arredondada para 4,50; uma média 4,75 será arredondada para 5,00. 

 

b) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for inferior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, diminuindo-se a média até que se chegue ao meio ponto mais próximo, respectivamente, ou seja: uma média 4,24 será arredondada para 4,00; uma média 4,74 será arredondada para 4,50.

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Critérios de Recuperação
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Critério de Recuperação

Recuperação Paralela

Ensinos Fundamental e Médio

I – As recuperações paralelas deverão ser requeridas na secretaria, 3 dias úteis antes da

data da primeira recuperação.

 

II – A Recuperação Paralela será oferecida no final de cada bimestre (até o 3º bimestre) aos alunos que obtiverem  média aritmética inferior a 6,0 (seis inteiros) no bimestre, valerá de 0,0 (zero) a 8,0 (oito inteiros), e acrescida a nota de participação do bimestre (avaliação contínua/projeto integrador) (0,0 a 2,0) de cada componente curricular.

1. Prevalecerá a nota obtida na Recuperação, desde que seja mais alta do que a média anteriormente obtida;

2. A Recuperação Paralela ocorrerá para todos os componentes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, (exceto o componente curricular de Educação Física).

                Na Recuperação Paralela haverá 2 aulas por disciplina e 1 aula para avaliação, ministradas no mesmo dia.

III – A recuperação paralela será optativa e paga e é obrigatório o uso do uniforme escolar e do material completo de cada disciplina.

 

IV – O aluno que faltar na aula de recuperação paralela não terá direito a prova substitutiva.

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Recuperação Final

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Ensinos Fundamental e Médio

Após as avaliações do 4º bimestre, haverá  recuperação final, gratuita, com presença obrigatória 

do aluno.
A recuperação final ocorrerá durante o mês de dezembro.

 

 Nos Ensinos Fundamental e Médio, o aluno poderá submeter-se ao processo de Recuperação Final, em até, no máximo, 5 (cinco) disciplinas, cuja média anual tenha sido igual ou superior a 2,0 (dois) e menor do que 6,0 (seis) (exceto o componente curricular de Educação Física).

O aluno que faltar na aula de Recuperação Final não terá direito a prova substitutiva.

 O aluno que tiver frequência inferior a 75% sobre o total das aulas efetivamente dadas não poderá fazer recuperação, estando automaticamente retido.

 

Após o processo de Recuperação Final, será promovido o aluno que tiver a média da recuperação igual ou superior a 6,0 (seis).

Na última aula da recuperação o aluno fará uma avaliação no valor de 0,0 a 8,0 – e acrescida a nota de participação do 4º turno (avaliação contínua/projeto integrador) (0,0 a 2,0). 

Na recuperação final, as aulas e provas serão ministradas em um único dia.

A recuperação será trabalho contínuo e sistemático de orientação e de acompanhamento de estudos, destinado aos alunos com defasagem de rendimento. 

 

Reforço Ensino Fundamental I

Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço, às 4ªs feiras, das disciplinas de

Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com calendário entregue em classe. Esse reforço somente poderá ser feito pelo aluno cujo professor julgar necessário.

Horário das 12h às 12h50min 

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Reforço Ensino Fundamental II

Os  6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental  terão reforço de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Ciências e Desenho Geométrico, diariamente, de 2.ª a 6.ª feira, das 12h30min

às 13h20min.

As aulas de reforço serão ministradas pelo professor das aulas normais. 

 

Para o aluno participar do reforço, deverá comparecer 

devidamente uniformizado e trazer o material da disciplina, 

fazer  inscrição até o dia anterior à aula e, para a aula de 2ª 

feira,  requerer  até a 6ª feira. 

 

Haverá lista de chamada para confirmação da presença. 

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Reforço Ensino Médio

 As 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio terão reforço de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Física, Química e Biologia, diariamente, de 2.ª a 6.ª feira, das 12h30min às 13h20min.

As aulas de reforço serão ministradas pelo professor das aulas normais.

Nos dias das avaliações bimestrais e prova multidisciplinar haverá reforço normalmente. 

Para o aluno participar do reforço deverá comparecer devidamente uniformizado e trazer o material da disciplina,   fazer a inscrição até o dia anterior à aula e, para a aula de 2.ª feira, requerer até a 6.ª feira.

Haverá 35 vagas por disciplina.

A frequência ou ausência deverá ser informada aos responsáveis através de e-mails.

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Projeto Integrador/ Orientações Ensino Médio
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Projeto Integrador

O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver no discente as competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, o aprendido deve fazer sentido para o aluno.

Progressão Parcial

A unidade escolar não oferecerá progressão parcial (antiga Dp) nos Ensinos Fundamental e Médio.

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Orientações Ensino Médio

 O Certificado de Conclusão do Ensino Médio não será expedido para alunos que não obtiveram aprovação em qualquer das disciplinas constantes do currículo correspondente. 

Os alunos concluintes deverão requerer o Histórico Escolar e Certificado de Conclusão na secretaria assim que obtiverem o resultado final.

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Critério de Faltas
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Critério de Faltas

O aluno não poderá ultrapassar o limite máximo de 25% da somatória das aulas dadas em todas as disciplinas ano/série. Caso ultrapasse esse limite, será considerado retido.

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Abono de faltas

A legislação em vigor não prevê abono de faltas. Só há compensação de ausência às aulas nos termos do Decreto-Lei n.º 1.044/69 e da Lei n.º 6.202/75.

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Matrícula
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Matrícula

O prazo para matrícula dos alunos aprovados ou em recuperação deve ser observado e seguido rigorosamente, levando-se sempre em conta os avisos impressos nos boletins e edital de matrícula.

A não observância do prazo pode implicar perda de vaga para o ano seguinte.

Para efetuar a matrícula, o aluno deverá:

1– Apresentar, em tempo hábil, a documentação solicitada pela Secretaria;

2-Estar dentro do limite de idade estabelecido para o ano escolar a que se destina, se for aluno do Ensino Fundamental;

3-No caso de pais separados que tenham a guarda do aluno, deverão apresentar a documentação que comprove.

4-A escola poderá admitir alunos com necessidades especiais desde que a família ou responsáveis apresentem laudo médico ou de especialistas que os acompanhem, com a finalidade de alicerçar as adequações pedagógicas necessárias e possíveis à Escola.

5-Educação Física: O colégio solicitará apresentação de atestado médico pelo responsável do aluno para a prática de Educação Física. O aluno que eventualmente não apresentar atestado médico, não poderá ser punido ou discriminado, porém, os contratantes deverão ser compelidos a assinar um Termo de Responsabilidade, declarando para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresentam empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas. Os exames médicos, poderão ser realizados por profissionais de livre escolha dos responsáveis. 

6Medicação: os pais deverão enviar o medicamento com a receita de acordo com o Código Civil artigo 186,187 e 927.          

7Adaptação:  Os alunos recebidos por  transferência serão submetidos ao processo de adaptação de estudos, nos termos da legislação em vigor, quando houver discrepância entre os componentes curriculares e/ou conteúdos programáticos das escolas de origem e os do Colégio São Judas Tadeu.

A adaptação de estudos deverá ser cumprida pelo aluno até o término do ano letivo da matrícula, devendo o aluno tomar ciência das adaptações de estudos a cumprir, no momento da efetivação da matrícula.    

 

 O Colégio São Judas Tadeu poderá, ao final do prazo oficial de matrículas, cancelar qualquer turma com menos de 20 (vinte) alunos matriculados.

 As matrículas para alunos novos ou veteranos estarão abertas a partir do mês de agosto. No caso de retenção a vaga é assegurada no ano ou série anterior até o prazo estabelecido no edital da escola.          

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Cancelamento de Matrícula

Após o início do ano letivo, o cancelamento de matrícula só poderá ser efetuado mediante entrega de requerimento apropriado, autorizado pelo pai ou pelo responsável e quitação das mensalidades até o mês em que o referido requerimento for entregue à Secretaria.

Não haverá cancelamento por telefone, carta ou e-mail. No caso de simples desistência, sem o devido requerimento, serão cobradas as mensalidades até o mês de dezembro.

Na hipótese de cancelamento ou transferência do(a) CONTRATANTE, durante o período letivo, serão devidas as parcelas até o mês do desligamento, inclusive. O cancelamento de matrícula somente será efetuado mediante preenchimento de requerimento junto à Secretaria, assinado pelo Diretor do período. Caso a solicitação ocorra no mês de novembro, será devida também a mensalidade de dezembro, pois da mesma forma que as mensalidades de janeiro e julho, é parte integrante da anuidade. 

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Pagamento das Mensalidades

 O pagamento das mensalidades será feito por meio de ficha de compensação, que será entregue ao próprio aluno. Até o dia do vencimento, o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional pertencente ao sistema de compensação integrada. Após o vencimento, o pagamento deverá ser efetuado apenas na rede do Banco Santander. O pagamento após o vencimento acarretará multa de 2% e juros de 1% ao mês.

 No caso de cobrança judicial serão devidos pelo (a) CONTRATANTE as custas processuais, honorários advocatícios de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa e demais encargos.

Caso a dívida seja paga mediante cobrança extrajudicial por escritórios de cobrança contratados, os honorários advocatícios serão de 10% (dez por cento) do valor devido.

O não recebimento da ficha de compensação não exclui a responsabilidade do pagamento. Portanto, caso a mensalidade não chegue em até 48 horas antes do vencimento (dia 10 de cada mês), o aluno ou seu responsável deverá comunicar-se imediatamente com a Tesouraria para retirar a ficha de compensação ou imprimir a 2ª via no site do Colégio (www.colegiosaojudas.com.br) informando RA e senha do aluno, a fim de concretizar o pagamento em tempo hábil.

Os pagamentos efetuados através de ordem de pagamento ou de depósito bancário não são reconhecidos pelo nosso sistema, portanto esses meios não deverão ser utilizados. Alertamos sobre a existência de vírus que modificam os dados de boletos fraudando as informações; portanto utilizar sempre o serviço de impressão em nosso site no portal do aluno e jamais links para impressão recebidos.

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Uniforme Escolar/ Passeios/ Excursões/ Atividades Externas/ Excursões
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Uniforme escolar

O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, inclusive durante as aulas de Educação Física, nas quais também é obrigatório o uso de tênis. Na Educação Infantil, o tênis deverá ser com velcro.  

O uniforme do Colégio não poderá sofrer nenhuma modificação, como corte das mangas ou da gola, inscrições, impressões não oficiais, desenhos ou qualquer alteração no padrão, incluindo-se mudanças do tecido e/ou tonalidade.

Entende-se por uniforme completo o uso diário da calça ou bermuda do agasalho, camiseta com emblema, blusão escolar, meias e tênis.

Obs: Mesmo utilizando o blusão a camiseta do colégio é obrigatória.

Não é permitido o uso de bonés ou de blusas que não pertençam ao uniforme.

O calçado obrigatório e diário é o tênis; havendo necessidade, será permitido o uso de calçados ortopédicos.

Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o uniforme deverá estar com o nome bordado em amarelo. 

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Passeios, Excursões e Encontros

 Para que os alunos possam conviver com os colegas em um ambiente que não o da sala de aula, aprendam a respeitar opiniões diferentes, ampliem o seu círculo de amizades e para que se sociabilizem, o Colégio poderá organizar, durante o ano letivo, passeios, excursões e encontros. 

As atividades externas têm caráter lúdico e pedagógico, estando sempre associadas aos conteúdos pedagógicos propostos e sempre com valor avaliativo, podendo o aluno ficar sem a nota caso não participe.  É importante que os responsáveis permitam e estimulem a participação do aluno.

         Nessas atividades também é obrigatório que o aluno se apresente devidamente uniformizado.

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Atividades Externas

Durante o ano, os professores de Educação Física convocarão os alunos para participar de competições internas e externas. Os alunos que se destacarem nas mais variadas modalidades poderão ser convidados para representar o Colégio.

Para participar desses eventos, o aluno deverá apresentar a conduta escolar adequada.

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Excursões

Associadas aos conteúdos pedagógicos, poderão ser organizadas excursões recreativas, com duração de meio período, período integral ou durante os finais de semana.

Observação:

 

         As atividades extracurriculares deverão ser pagas à parte.

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Atendimento aos Pais / Reuniões / Horário Colégio
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Atendimento aos Pais

1) Os professores não podem atender aos pais de alunos no horário de entrada, saída ou durante as aulas.

2) Os pais serão atendidos em horários marcados pela direção ou pelo professor da disciplina.

3) Para que possamos informar com rapidez o aproveitamento pedagógico e as eventuais ocorrências com os alunos, solicitamos aos senhores pais ou responsáveis que mantenham seus telefones e e-mails atualizados junto aos registros do Colégio.

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Reuniões de pais e mestres Ens.Fund.I/II e Ens.Médio

Durante o ano letivo, o Colégio realizará, no mínimo, 5 (cinco) reuniões de pais e mestres. O objetivo dessas reuniões é levar aos responsáveis conhecimento sobre o desenvolvimento integral do aluno no que se refere à aprendizagem dos conteúdos propostos, à sua aplicação efetiva e também ao aprimoramento da conduta e adequação de bons hábitos e atitudes.

 As reuniões são encontros importantes que poderão trazer grandes benefícios aos alunos. A participação e cooperação dos responsáveis são indispensáveis no trabalho de formação integral da personalidade.

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Horário de Fechamento do Colégio        

De 2ª a 6ª feira, o Colégio fechará às 19 horas. Os pais ou responsáveis devem, portanto, vir buscar seu(s) filho(s) até esse horário, impreterivelmente.

Caso ocorra com frequência a retirada do aluno após o horário-limite (19 horas), o pai ou responsável, depois de alertado, 

estará sujeito ao pagamento de taxa correspondente ao custo das horas-extras dos funcionários, estipulado na tabela de serviços.

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Meses de Julho e Dezembro

 Nos meses de julho e dezembro, o Colégio permanecerá fechado para atendimento ao público. Os períodos exatos serão divulgados através do site: www.colegiosaojudas.com.br e demais comunicados oficiais.

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Achados e Perdidos
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Achados e Perdidos 

Todo objeto ou valores achados nas dependências do Colégio serão devidamente registrados e encaminhados para o setor de diretoria.

O aluno ou interessado deverá consultar o setor, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. 

Ao final de cada ano, o objeto ou valor não reclamado, será levado para doação.

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Regimento Escolar
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Regimento Escolar – Deveres do Aluno

 

LEIA COM ATENÇÃO!

      1. Dirigir-se à sala de aula, uma vez dado o sinal.
      2. Ocupar, na sala de aula, o lugar que lhe for determinado pelo professor.
      3. Zelar pelo mobiliário que ocupa e por ele se tornar responsável.
      4. Acatar a autoridade dos professores e dos funcionários.
      5. Tratar a todos com respeito.
      6. Apresentar-se à autoridade responsável sempre que, a pedido do professor, tiver que deixar a sala de aula por indisciplina.
      7. Possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem.
      8. Utilizar a carteirinha nos dispositivos eletrônicos informatizados, instalados na entrada principal, sempre que entrar ou sair do Colégio.
      9. Portar-se adequadamente no recinto e nas imediações do estabelecimento.
      10. Procurar a diretoria para expor e resolver problemas referentes ao bom andamento do ensino.
      11. Trazer o boletim ou comunicado(s) assinado(s) pelo pai ou responsável.
      12. Apresentar-se devidamente uniformizado. 
      13. Estar uniformizado adequadamente para a aula prática de Educação Física.
      14. Apresentar-se devidamente uniformizado sempre que precisar comparecer ao Colégio para efetuar trabalhos e/ou participar de eventos.
      15. Efetuar a reposição do bem danificado ou o pagamento do prejuízo causado, caso tenha comprovada culpa na danificação das instalações do edifício, dos mobiliários ou dos materiais dos colegas.
      16. Observar as normas de utilização dos laboratórios de bioquímica, física, sala Google e da sala de estudos.
      17. Zelar pelos seus pertences pessoais. O Colégio não se responsabiliza por objetos extraviados em suas dependências.
      18. O Colégio solicitará apresentação de atestado médico pelo responsável do aluno para a prática de Educação Física. O aluno que eventualmente não apresentar atestado médico, não poderá ser punido ou discriminado, porém, os contratantes deverão ser compelidos a assinar um Termo de Responsabilidade, declarando para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresentam empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas. Os exames médicos, poderão ser realizados por profissionais de livre escolha dos responsáveis.
      19. Chegar ao Colégio antes do início da 1º aula de sua turma (tolerância de 10 minutos).
      20. Apresentar-se à diretoria sempre que chegar  atrasado ao Colégio ou necessitar sair antes do término das aulas. Devem ser evitados atrasos e pedidos de saída antecipada. Tais solicitações acarretam faltas aos alunos e defasagem  no aprendizado.
      21. Ensino Fundamental I – durante o mês, o aluno poderá ter três atrasos após às 7h30min., a partir do quarto  atraso, o aluno ficará impedido de frequentar as aulas do dia.
      22. Ensinos Fundamental II e Médio – durante o mês, o aluno poderá ter três atrasos após às 7h20min., a partir do quarto  atraso, o aluno ficará impedido de frequentar as aulas do dia.
      23. No caso de mais de 4 atrasos no mês, sem justificativa, o aluno fica sujeito às penalidades abaixo:
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Regimento Escolar – Penalidades:

        Pelo não cumprimento das determinações acima, os alunos poderão sofrer as seguintes penalidades:

      1. advertência oral ou por escrito;
      2. suspensão de 1 (um) dia;
      3. suspensão de 3 (três) dias;
      4. suspensão de 5 (cinco) dias;
      5. suspensão de 6 (seis) dias,
      6. transferência compulsória.

        

 As penalidades previstas acima são cumulativas e serão aplicadas pelo diretor do curso, segundo a gravidade da falta.

     

 “EDUCAR TAMBÉM É ESTABELECER LIMITES”

 

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Regimento Escolar – Proibições

 

      1. Ter em seu poder, dentro do recinto ou nas cercanias do Colégio, gravuras, impressos ou escritos imorais.
      2. Perturbar o bom andamento das aulas ou a ordem do estabelecimento.
      3. Entrar ou sair da sala, durante as aulas, sem a permissão do professor.
      4. Ocupar-se, durante as aulas, de atividade que não seja pertinente à disciplina.
      5. Permanecer nos corredores ou em outras dependências do Colégio, quando sua classe estiver em aula.
      6. Danificar as instalações do edifício, dos móveis do Colégio ou os materiais dos colegas.
      7. Organizar, nas dependências ou em nome do Colégio, festas, passeios, clubes, rifas, coletas, campanhas etc., sem consentimento da direção.
      8. Desviar peças ou materiais pertencentes ao Colégio ou aos colegas.
      9. Permanecer no estabelecimento fora do horário das aulas ou de atividade extracurricular.
      10. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e energéticos, portar ou fazer uso de substâncias tóxicos e prejudiciais à saúde ou medicamentos sem prescrição médica, no Colégio ou imediações.
      11. Divertir-se com jogos de azar.
      12. Portar armas ou objetos que possam provocar acidentes.
      13. Impedir a entrada de colegas no Colégio.
      14. Provocar ou incentivar arruaças.
      15. Permanecer em grupos nas imediações do Colégio com o objetivo de gerar atritos ou brincadeiras que perturbem a disciplina do estabelecimento.
      16. Namorar no recinto ou nas imediações do Colégio, inclusive em veículos.
      17. Vir à aula vestido com camiseta que não a do uniforme oficial, roupas curtas, decotadas, rasgadas, bonés, gorros, toucas, chinelos ou sandálias, crocs, rasteirinhas, botas, bermudas tipo ciclista,  minissaia, miniblusa. No período de frio, os alunos não poderão fazer uso de agasalhos diferentes do uniforme, devendo sempre prevalecer o blusão do Colégio, podendo utilizar um outro blusão desde que a camiseta do colégio esteja por cima.
      18. Participar de “ciberbullying” com relação aos colegas ou qualquer outra pessoa, inclusive nas redes sociais, internet e outros meios de comunicação. 
      19. Usar indevidamente o nome, emblema ou iniciais do Colégio.
      20. Usar telefone celular ou similares, em sala de aula. A diretoria poderá impedir o uso desses aparelhos nas dependências do Colégio caso provoquem transtornos na aprendizagem ou conduta inadequada dos alunos.
      21. Usar indevidamente os laboratórios de bioquímica, física, sala Google ou a sala de estudos. 
      22. Trazer às dependências do Colégio animais domésticos ou de estimação.
      23. Utilizar ou portar, nas dependências do Colégio, desodorante com sistema aerosol.
      24. Fornecer dados  pessoais ou do Colégio a estranhos.
      25. Manter a sala de aula e as dependências do Colégio limpas, não jogar papéis ou qualquer outro objeto no chão.
      26. Após o término da 1ª aula, o aluno só poderá entrar no Colégio com autorização dos pais.
      27. Telefones celulares ou similares, recolhidos pelos professores, só poderão ser retirados na diretoria por pais ou responsáveis e o aluno receberá advertência (ou suspensão).
      28. Não será permitida a comemoração de aniversários.
      29. É proibido trazer no período de inverno cobertor ao colégio.
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Cursos Extracurriculares e Atividades
Guia do Estudante .
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Cursos Extracurriculares

O Colégio São Judas Tadeu preocupa-se sobremaneira com a extensão curricular. Isso possibilita o aumento da jornada escolar dos alunos e cria maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, além de proporcionar lazer e aperfeiçoamento em algumas modalidades esportivas.

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Cursos e Atividades

Futsal, Tae Kwon Do, Música em grupo, Música individual, Iniciação Esportiva, Ginástica Rítmica e Acrobática e Inglês.

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A Aprendizagem/ Trabalhos
Guia do Estudante
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A Aprendizagem

Na avaliação da aprendizagem, pais e mestres deverão considerar não somente a média impressa no boletim escolar, mas, principalmente, a modificação de comportamento do aluno após cada unidade de estudo.

O objetivo principal no desenvolvimento da aprendizagem é a modificação de comportamento no sentido de se acrescentar algo mais à vida do educando, que não se restrinja apenas à quantidade de informação, mas que seja um acréscimo à qualidade do conhecimento, à conduta ética e moral.

 A equipe pedagógica poderá solicitar junto aos responsáveis, atendimentos especializados ao aluno, de forma a auxiliar na melhor acomodação, comportamento e aproveitamento pedagógico.

O encaminhamento e posterior atendimento ficarão a critério e responsabilidade dos responsáveis.

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Trabalhos

Os alunos deverão realizar todos os trabalhos solicitados pelo professor.

Os professores deverão dar o prazo mínimo de uma semana para os alunos realizarem os trabalhos extra-classe.

Durante o ano serão solicitadas leituras de livros complementares, sob forma de atividades obrigatórias.

O professor tem o direito de não aceitar trabalhos e/ou resumos copiados “via internet”.

A entrega de trabalhos manuscritos ou impressos ficará a critério do professor.

O trabalho só poderá ser entregue ao professor pelo aluno, ficando assim a recepção da escola impedida de recebê-lo.

Todo trabalho não entregue na data, o aluno terá o direito de entregar na próxima aula valendo a metade da nota.

Não é permitido ao aluno tirar xerox dos trabalhos na escola.

Durante o ano letivo trabalharemos com um Projeto Integrador de Conteúdos, englobando da Educação Infantil ao Ensino Médio.

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Deliberação CEE/ Cursos Mantidos
Guia do Estudante .
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DELIBERAÇÃO CEE – 155/2017

           Dispõe sobre pedidos de reconsideração e Recursos referentes aos resultados finais das Avaliações de estudantes da educação básica.

                                

Artigo 1º – O pedido de reconsideração, nos termos da legislação em vigor deverá ser protocolado na escola em até 10 dias, contados da data da divulgação dos resultados e a escola o encaminhará à Diretoria de Ensino, em até 5 dias, contado a partir do seu recebimento.

     I – Os prazos a que se refere a esse artigo ficarão suspensos durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes.

     II- O pedido de reconsideração solicitado pelos responsáveis será analisado pelo Diretor, ouvido o Conselho de Classe/Ano/Série, com a Ata lavrada, devendo a decisão do conselho de classe e série ser comunicada ao requerente, mediante termo de ciência.

     III – Da decisão do Colégio caberá recurso dirigido ao Dirigente Regional de Ensino, mediante petição escrita e fundamentada do responsável pelo aluno.

     IV – O Colégio encaminhará o pedido de recurso com os documentos necessários à Diretoria de Ensino até 5 dias ao protocolo do recurso.

     V – Constitui-se em instância superior para recurso contra a decisão da Diretoria de Ensino o Conselho Estadual de Educação, mediante expediente protocolado na Diretoria de Ensino.          

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Cursos Mantidos

Educação Infantil

Ensino Fundamental I e II

Ensino Médio

Curso extracurricular livre da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

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Hino do Colégio São Judas Tadeu
Letra e música do professor Alberto Mesquita de Camargo

I Juventude brasileira,
esperança da Nação,
olha à frente, altaneira,
que o momento quer ação.
Estribilho Eis no alto o retrato,
a paisagem do Brasil:
é um povo inteiro na luta,
no campo e vida fabril.
O Brasil há de ser grande e forte
porque assim a consciência nos diz
co’a grandeza do sul e no norte
construiremos imenso país.
II O livro é arma potente
sendo o guia o professor
que enriquece nossa mente
com exemplos de valor.
Estribilho
III É São Judas o Patrono
que nos dá paz e confiança
e do Céu, no excelso trono,
nos cumula de esperança.
Estribilho

Jingle do Colégio São Judas Tadeu

O melhor ensino é coisa que fica para sempre
O Colégio São Judas prepara um futuro melhor.
São Judas mais de 50 anos
São Judas é tradição
O destino da gente um futuro melhor vamos todos
Nesta corrente São Judas.

Laboratórios modernos, esporte, cultura e lazer
Mais de 5 décadas ensinando a viver
Do dente de leite ao técnico, profissionalizando você
O destino da gente um futuro melhor
Vamos todos nesta corrente São Judas

Do metrô ao colégio você tem transporte de graça
Fazemos o melhor para educar você
Ensinando com dedicação
Garantindo o melhor para você
O destino da gente um futuro melhor
Vamos todos nesta corrente São Judas