Sobre o Guia do Estudante 2020

 

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O  Colégio São Judas Tadeu preza por uma relação cada vez mais transparente com o estudante e a sua família.

O Guia do Estudante tem o propósito de informar a todos, o funcionamento do processo escolar e para que saibam quais são os seu deveres e os seus direitos.

Guia do Estudante 2020

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Em Breve

Calendário Escolar/ Horários das Aulas
Guia do Estudante .
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Calendário Escolar

 

Períodos letivos – turnos

 

1º Turno                                       2º Turno
Janeiro / Fevereiro / Março          Abril / Maio / Junho 

3º Turno                                      4º Turno
Agosto / Setembro                Outubro / Novembro / Dezembro

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média 6,0 (seis) resultante da média aritmética dos bimestres por disciplina, desde que o aluno não tenha mais de 25% de faltas sobre o total das aulas dadas em todas as disciplinas.

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Horários das Aulas

Educação Infantil

          Manhã: das 7h20min às 11h50min

Tarde: das 13h às 17h30min                                               


Ensino Fundamental  I 

Manhã: das 7h20 às 11h50min     

Tarde: das 13h15 às 17h45min


Ensino Fundamental II

Manhã: das 7h10 às 12h30min   

Tarde: das 13h10 às 18h30min


Ensino Médio        

Manhã: das 7h10min às 13h 20min


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Critérios de Avaliação/ Avaliações Substitutivas
Guia do Estudante
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Critério de avaliação Ensino Fundamental  I 

Na composição da média bimestral do Ensino Fundamental I, a escola adota o seguinte critério:

a) avaliação oficial 1º e 3º bimestres – 0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho – 0,0  a 1,0;

    projeto integrador – 0,0 a 1,0

    avaliação multidisciplinar –   0,0 a 2,0

b) avaliação 2º e 4º bimestres –   0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho – 0,0  a 2,0;

    projeto integrador – 0,0 a 2,0

Critério de avaliação Ensinos Fundamental  II – Médio 

Na composição da média bimestral dos Ensinos Fundamental  II e Ensino Médio a escola adota o seguinte critério:

a) avaliação oficial 1º e 3º bimestres – 0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho – 0,0  a 1,0;

    projeto integrador – 0,0 a 1,0

    avaliação multidisciplinar –   0,0 a 2,0

b) avaliação 2º e 4º bimestres –   0,0 a 6,0;

    avaliações contínuas/desempenho – 0,0  a 2,0;

    projeto integrador – 0,0 a 2,0

Durante o período de provas, poderá haver duas avaliações por dia, exceto no fundamental I

Ensino Fundamental II 6º, 7º e 8º

As provas terão duração mínima de 60 minutos e máxima de 70 minutos.

As aulas em horários anteriores e posteriores às provas serão normais.

 Fundamental II 9º – Ensino Médio

– Provas com duração mínima de 70 minutos e máxima de 90 minutos.

Após o término da 2ª prova os alunos do Ensino Médio serão dispensados.

Avaliação Multidisciplinar – 2,0 pontos Ensino   Fundamental II   1º e 3º  bimestres

Avaliação 6º ano com duração mínima de 70 minutos e máxima de  120 minutos. 

Avaliação com 50 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 7º ano com duração mínima de 100 minutos e máxima de 150 minutos.

Avaliação com 60 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 8º ano com duração mínima de 120 minutos e máxima de 170 minutos.

Avaliação com 70 questões, com 5 alternativas cada. 

Avaliação 9º ano com duração mínima de 150 minutos e máxima de 200 minutos.

Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada. 

Conteúdo da avaliação:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (9º ano Física e Química), História, Geografia , Espanhol, Desenho Geométrico, ,Inglês, Arte e Técnicas Redação. 

Horário da avaliação Multidisciplinar do Ensino Fundamental:

6º ano das 8h às 10h

7º ano das 8h às 10h30min

8º ano das 8h às 10h50min

9º ano das 8h às 11h20min

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar  

 

Ensino Fundamental II
6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
0-6 = zero 0-8 = zero 0-10 = zero 0-10 = zero
7-17 = 0,5 9-21 = 0,5 11-25 = 0,5 11-27 = 0,5
18-28 = 1,0 22-34 = 1,0 26-40 = 1,0 28-44 = 1,0
29-39 = 1,5 35-47 = 1,5 41-55 = 1,5 45-61 = 1,5
40-50 = 2,0 48-60 = 2,0 56-70 = 2,0 62-80 = 2,0

 

*Não haverá prova substitutiva da Avaliação Multidisciplinar. Somente em caso de doença ou falecimento na família, com comprovação, a nota da prova bimestral será considerada de 0,0 a 8,0.

(* Ensinos Médio e Fundamental )     

Avaliação Multidisciplinar – 2,0 pontos Ensino Médio
1º e 3º bimestres.

 

Avaliação com duração mínima de 150 minutos e máxima de 200 minutos.

Conteúdo da avaliação:
Língua Portuguesa / Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês,
Filosofia , Sociologia, Arte e Itinerários Formativos.
Avaliação com 80 questões, com 5 alternativas cada.
Horário da avaliação Multidisciplinar do Ensino Médio:
08h às10h30min ou 11h20min.

 

1º Médio

Disciplina Total de
questões

LÍNGUA PORTUGUESA e
LITERATURA 01 – 08

MATEMÁTICA 09 – 15
FÍSICA 16 – 23
QUÍMICA 24 – 30
BIOLOGIA 31 – 38
RELAÇÕES MATEMÁTICAS
FUNDAMENTAIS 39 – 46

HISTÓRIA 47 – 50
GEOGRAFIA 51 – 54
LÍNGUA INGLESA 55 – 60
ARTE 61 – 64
ASPECTOS DA BIOQUÍMICA 65 – 68
FILOSOFIA 69 – 71
SOCIOLOGIA 72 – 74
QUESTÕES SOCIOCULTURAIS
DO BRASIL 75 – 77

MATÉRIA E MOVIMENTO 78 – 80

 

2º Médio

Disciplina Total de
questões

LÍNGUA PORTUGUESA
e LITERATURA 01 – 08

MATEMÁTICA 09 – 14
FÍSICA 15 – 20
QUÍMICA 21 – 25

BIOLOGIA 26 – 30
GÊNEROS TEXTUAIS –
TEXTOS CRIATIVOS 31 – 36

HISTÓRIA 37 – 40
GEOGRAFIA 41 – 45
LÍNGUA INGLESA 46 – 49
FILOSOFIA 50 – 53
A GEOMETRIA DOS
SÓLIDOS 54– 61

 

A ENERGIA DO
UNIVERSO 62 -69

 

ASPECTOS DE
FISIOLOGIA 70-75

 

ENERGIA E SUAS
ALTERNATIVAS 75-80

 

 

3º Médio

Disciplina Total de
questões

LÍNGUA PORTUGUESA e
LITERATURA 01 – 08

MATEMÁTICA 09 – 16
FÍSICA 16 – 20
ENERGIA E MEIO AMBIENTE 21 – 24
SERES VIVOS E SAÚDE 25 – 32
GÊNEROS TEXTUAIS – TEXTOS
ARGUMENTATIVOS 33 – 40

 

HUMANIDADE E EVOLUÇÃO
HISTÓRICA 41 – 45

SERES VIVOS E SAÚDE 46 – 53
LÍNGUA INGLESA 54 – 59
ARTE 60 – 63
SOCIOLOGIA 64 – 67
A MATEMÁTICA E SUAS
GEOMETRIAS 68- 75

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS 76-80

 

 

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

 

6º Ano

Disciplina Total de questões
Língua Portuguesa 01 – 09
Matemática 10 – 17
Geografia 18 – 22
História 23 – 27
Ciências 28 – 32
Técnicas de Redação 33 – 36
Desenho Geométrico 37 – 40
Inglês 41 – 44
Espanhol 45 – 47
Arte 48 – 50

 

7º Ano

Disciplina Total de questões
Língua Portuguesa 01 – 10
Matemática 11 – 19
Geografia 20 – 25
História 26 – 31
Ciências 32 – 37
Técnicas de Redação 38 – 42
Desenho Geométrico 43 – 47
Inglês 48 – 52
Espanhol 53 – 56
Arte 57 – 60

 

8º Ano

Disciplina Total de questões
Língua Portuguesa 01 – 11
Matemática 12 – 21
Geografia 22 – 28
História 29 – 35
Ciências 36 – 42
Técnicas de Redação 43 – 48
Desenho Geométrico 49 – 54
Inglês 55 – 60
Espanhol 61 – 65
Arte 66 – 70

 

9º Ano

Disciplina Total de questões
Língua Portuguesa 01 – 10
Matemática 11 – 19
Geografia 20 – 26
História 27 – 33
Ciências 34 – 40
Física 41 – 47
Química 48 – 54
Técnicas de Redação 55 – 60
Desenho Geométrico 61 – 66
Inglês 67 – 72
Espanhol 73 – 76
Arte 77 – 80

 

1º Médio

Líng. Port. e Literatura 01 – 08
Matemática 09 – 16
Física 17 – 24
Química 25 – 32
Biologia 33 – 40
Técnicas de Redação 41 – 46
História 47 – 52
Geografia 53 – 58
Inglês 59 – 64
Arte 65 – 68
Atualidades 69 – 72
Filosofia 73 – 76
Sociologia 77 – 80

 

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar

 

0 – 10    Zero
11 – 27    0,5
28 – 44   1,0
45 – 61   1,5
62 – 80   2,0

 

 

2º Médio

Líng. Port. e Literatura 01 – 08
Matemática 09 – 16
Física 17 – 24
Química 25 – 32
Biologia 33 – 40
Técnicas de Redação 41 – 47
História 48 – 54
Geografia 55 – 61
Inglês 62 – 68
Filosofia 69 – 74
Sociologia 75 – 80

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar

 

0 – 10   Zero
11 – 27   0,5
28 – 44   1,0
45 – 61   1,5
62 – 80   2,0

 

 

3º Médio

Líng. Port. e Literatura 01 – 08
Matemática 09 – 16
Física 17 – 24
Química 25 – 32
Biologia 33 – 40
Técnicas de Redação 41 – 47
História 48 – 54
Geografia 55 – 61
Inglês 62 – 68
Filosofia 69 – 74
Sociologia 75 – 80

A partir de 2020, serão inseridos, no Ensino Médio, os itinerários formativos, podendo ocasionar alteração no número de questões por disciplina e acréscimo de disciplinas, porém o total de questões permanecerá o mesmo.

Valores das questões da Avaliação Multidisciplinar

 

0 – 10 Zero
11 – 27   0,5
28 – 44   1,0
45 – 61   1,5
62 – 80   2,0

 

                         

Avaliações Substitutivas

 As avaliações substitutivas serão realizadas a partir do terceiro dia letivo após o período de avaliações bimestrais, podendo haver duas avaliações no mesmo dia.

Só poderão fazer a avaliação substitutiva os alunos que faltarem no dia por motivo particular que justifique o pedido, por doença ou por aqueles previstos em legislação.

Os casos não citados estarão sujeitos à análise e aprovação da diretoria. Excetuando motivo médico ou legal, as provas substitutivas serão pagas.

A solicitação da avaliação substitutiva deverá ser feita pelo sistema eletrônico do Colégio em até 48 (quarenta e oito) horas após a realização da prova.

Caso o aluno perca a prova substitutiva na data determinada, deverá requerer a recuperação paralela.  

 

Sistema de Promoção

Durante o ano, haverá quatro provas oficiais por disciplina

 

 

  1.   Média do 1º turno;
    II.  Média do 2º turno;
    III. Média do 3º turno;
  2. Média do 4º turno.

 

Ao término do ano letivo, será extraída a média final do aluno em cada componente curricular, que será o resultado da média aritmética dos 1º, 2º, 3º e 4º turnos, conforme segue:

 

Para a composição das médias bimestrais ou finais, será adotado o seguinte critério: 

 

a) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for igual ou superior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, aumentando-se a média até que se chegue, respectivamente, ao meio ponto mais próximo, ou seja: uma média 4,25 será arredondada para 4,50; uma média 4,75 será arredondada para 5,00. 

 

b) Quando a média não resultar número inteiro e a casa centesimal for inferior a 0,25 ou 0,75, o arredondamento se dará por aproximação, diminuindo-se a média até que se chegue ao meio ponto mais próximo, respectivamente, ou seja: uma média 4,24 será arredondada para 4,00; uma média 4,74 será arredondada para 4,50. 

Critérios de Recuperação
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Critério de Recuperação

 

Recuperação Paralela

 


Ensinos Fundamental e Médio

I – As recuperações paralelas deverão ser requeridas pelo sistema eletrônico do Colégio em até três dias úteis antes da realização da primeira aula de recuperação. Assim, por exemplo, se a aula da disciplina X ocorrer numa quinta-feira, a solicitação deverá ser realizada até a quinta-feira da semana anterior, se não houver feriados nesse período. No dia da aula, o (a) aluno (a) deverá apresentar ao  (à) professor (a) o protocolo emitido pelo sistema.

II – A Recuperação Paralela será oferecida no final de cada bimestre (até o 3º bimestre) aos alunos que obtiverem nota bimestral inferior a  6,0 (seis inteiros) no bimestre. A prova valerá de 0,0 (zero) a 6,0 seis inteiros), e a ela será acrescida a média da nota da avaliação contínua, do projeto integrador e da prova multidisciplinar, dependendo do bimestre, de cada componente curricular.

  1.   Prevalecerá a nota obtida na Recuperação, desde que seja maior do que a média anteriormente obtida;

  1. A Recuperação Paralela ocorrerá para todos os componentes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio, (exceto o componente curricular de Educação Física), pois o critério de avaliação enfatiza a participação do aluno em aula.

       Na Recuperação Paralela, haverá uma aula e meia expositiva por disciplina e uma aula e meia para avaliação. Ambas ocorrerão no mesmo dia.

III – A recuperação paralela será optativa e paga.  É obrigatório o uso do uniforme escolar e do material completo de cada disciplina.

IV – O aluno que faltar à aula de recuperação paralela não terá direito à prova substitutiva.

V – No dia da aula de recuperação, o aluno deverá apresentar o protocolo do requerimento de recuperação emitido pelo sistema.

Recuperação Final

 

Ensinos Fundamental e Médio

Após as avaliações do 4º bimestre, haverá  recuperação final, gratuita, com presença obrigatória do aluno.
A recuperação final ocorrerá durante o mês de dezembro.

 Nos Ensinos Fundamental e Médio, o aluno poderá submeter-se ao processo de Recuperação Final, em até, no máximo, 5 (cinco) disciplinas, cuja média anual tenha sido igual ou superior a 2,0 (dois) e menor do que 6,0 (seis) (exceto no componente curricular de Educação Física).

O aluno que faltar à aula de Recuperação Final não terá direito à prova substitutiva, excetuando os casos previstos pela legislação.

 O aluno que tiver frequência inferior a 75% sobre o total das aulas efetivamente dadas não poderá fazer recuperação, estando automaticamente retido.

Após o processo de Recuperação Final, será promovido o aluno que tiver a média da recuperação igual ou superior a 6,0 (seis).

Na última aula da recuperação, o aluno fará uma avaliação no valor de 0,0 a 6,0 – e acrescida da média da nota de participação do 4º turno (avaliação contínua/desempenho /projeto integrador) (0,0 a 4,0). 

Na recuperação final, as aulas e provas serão ministradas em um único dia.

A recuperação será trabalho contínuo e sistemático de orientação e de acompanhamento de estudos, destinados aos alunos com defasagem de rendimento. 

Reforço Ensino Fundamental I

 

Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental terão reforço, às 4ªs feiras, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com calendário entregue em classe. Esse reforço somente poderá ser feito pelo aluno cujo professor julgar necessário.

Horário das 12h às 12h50min 

Reforço Ensino Fundamental II

 

Os 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental  terão reforço de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Ciências e Desenho Geométrico, diariamente, de 2.ª a 6.ª feira, das 12h30min às 13h20min, conforme horário da disciplina.

As aulas de reforço serão ministradas pelo professor das aulas regulares. 

Para o aluno participar, deverá fazer  inscrição, o aluno poderá cadastrar o reforço até às 10 horas do dia da aula. . Além disso, no dia do reforço, deverá comparecer devidamente uniformizado, marcar presença  e trazer o material da disciplina.

Monitoria  9º e Ensino Médio

Programa destinado a alunos do nono ano ao ensino médio com dificuldade de aprendizagem ou aos interessados em melhorar o conteúdo, os monitores são orientados pelos professores, que disponibilizam atividades a serem desenvolvidas no contraturno, nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura, Técnicas de Redação, Química, Matemática, Biologia e Física.

É uma oportunidade a ser aproveitada em tempo hábil para o bom andamento do ano letivo.

Projeto Integrador/ Orientações Ensino Médio
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Projeto Integrador

 

O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver no discente as competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, proporcionando a chamada aprendizagem significativa, ou seja, o aprendido deve fazer sentido para o aluno.

 

Progressão Parcial

 

A unidade escolar não oferecerá progressão parcial (antiga Dp) nos Ensinos Fundamental e Médio.

 

Orientações Ensino Médio

 

 O Certificado de Conclusão do Ensino Médio não será expedido para alunos que não obtiveram aprovação em qualquer das disciplinas constantes do currículo correspondente. 

Os alunos concluintes deverão requerer o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão na secretaria assim que obtiverem o resultado final.

Critério de Faltas
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Critério de Faltas

 

O aluno não poderá ultrapassar o limite máximo de 25% da somatória das aulas dadas em todas as disciplinas ano/série. Caso ultrapasse esse limite, será considerado retido.

 

Abono de faltas

 

     A legislação em vigor não prevê abono de faltas. Só há compensação de ausência às aulas nos termos do Decreto-Lei n.º 1.044/69 e da Lei n.º 6.202/75.

Matrícula
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Matrícula

 

O prazo para matrícula dos alunos aprovados ou em recuperação deve ser observado e seguido rigorosamente, levando-se sempre em conta os avisos impressos nos boletins e no edital de matrícula.

A não observância do prazo pode implicar perda de vaga para o ano seguinte.

Para efetuar a matrícula, o aluno deverá:

1– Apresentar, em tempo hábil, a documentação solicitada pela Secretaria;

2-Estar dentro do limite de idade estabelecido para o ano escolar a que se destina, se for aluno da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental;

3-No caso de pais separados que tenham a guarda do aluno, deverão apresentar a documentação que comprove a situação legal.

4-A escola poderá admitir alunos com necessidades especiais desde que a família ou responsáveis apresentem laudo médico ou de especialistas que os acompanhem, com a finalidade de alicerçar as adequações pedagógicas necessárias e possíveis à Escola.

5-Educação Física: O colégio solicitará apresentação de atestado médico pelo responsável do aluno para a prática de Educação Física. O aluno que não apresentar atestado médico não poderá ser punido ou discriminado, porém, os contratantes deverão ser compelidos a assinar um Termo de Responsabilidade, declarando, para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresentam empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas. Os exames médicos poderão ser realizados por profissionais de livre escolha dos responsáveis. 

6Medicação: os pais deverão enviar o medicamento com a receita de acordo com o Código Civil artigo 186,187 e 927.          

7Adaptação:  Os alunos recebidos por transferência serão submetidos ao processo de adaptação de estudos, nos termos da legislação em vigor, quando houver discrepância entre os componentes curriculares e/ou conteúdos programáticos das escolas de origem e os do Colégio São Judas Tadeu.

A adaptação de estudos deverá ser cumprida pelo aluno até o término do ano letivo da matrícula, devendo o aluno tomar ciência das adaptações de estudos a cumprir, no momento da efetivação da matrícula.    

 

 O Colégio São Judas Tadeu poderá, ao final do prazo oficial de matrículas, cancelar qualquer turma com menos de 20 (vinte) alunos matriculados.

 As matrículas para alunos novos ou veteranos estarão abertas a partir do mês de agosto. No caso de retenção, a vaga é assegurada no mesmo ano ou série de retenção até o prazo estabelecido no edital da escola.          

 

Cancelamento de Matrícula

 

Após o início do ano letivo, o cancelamento de matrícula só poderá ser efetuado mediante entrega de requerimento apropriado, autorizado pelo pai ou pelo responsável, e quitação das mensalidades até o mês em que o referido requerimento for entregue à Secretaria.

Não haverá cancelamento por telefone, carta ou e-mail. No caso de simples desistência, sem o devido requerimento, serão cobradas as mensalidades até o mês de dezembro.

Na hipótese de cancelamento ou de transferência do(a) CONTRATANTE, durante o período letivo, serão devidas as 

parcelas até o mês do desligamento, inclusive. O cancelamento de matrícula somente será efetuado mediante requerimento devidamente preenchido na Secretaria e assinado pelo Diretor do período. Caso a solicitação ocorra no mês de novembro, será devida também a mensalidade de dezembro, pois da mesma forma que as mensalidades de janeiro e julho, a de dezembro é parte integrante da anuidade. 

 

Pagamento das Mensalidades

 

 

O pagamento das mensalidades será feito por meio de ficha de compensação, que será entregue ao próprio aluno. Até o dia do vencimento, o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional pertencente ao sistema de compensação integrada. Após o vencimento, o pagamento deverá ser efetuado apenas na rede do Banco Santander. O pagamento, após o vencimento, acarretará multa de 2% e juros de 1% ao mês.

 No caso de cobrança judicial, serão devidos pelo (a) CONTRATANTE as custas processuais, os honorários advocatícios de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa e os demais encargos.

Caso a dívida seja paga mediante cobrança extrajudicial por escritórios de cobrança contratados, os honorários advocatícios serão de 10% (dez por cento) do valor devido.

O não recebimento da ficha de compensação não exclui a responsabilidade do pagamento. Portanto, caso a mensalidade não chegue em até 48 horas antes do vencimento (dia 10 de cada mês), o aluno ou seu responsável deverá comunicar-se imediatamente com a Tesouraria para retirar a ficha de compensação ou imprimir a 2ª via no site do Colégio (www.colegiosaojudas.com.br), informando RA e senha do aluno a fim de realizar o pagamento em tempo hábil.

Os pagamentos efetuados através de ordem de pagamento ou de depósito bancário não são reconhecidos pelo nosso sistema, portanto esses meios não deverão ser utilizados. Alertamos sobre a existência de vírus que modificam os dados de boletos fraudando as informações; portanto utilizar sempre o serviço de impressão em nosso site no portal do aluno e jamais links para impressão recebidos.

Uniforme Escolar/ Passeios/ Excursões/ Atividades Externas/ Excursões
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Uniforme escolar

 

O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, inclusive durante as aulas de Educação Física, nas quais também é obrigatório o uso de tênis. Na Educação Infantil, o tênis deverá ser com velcro.  

  1. O uniforme do Colégio não poderá sofrer nenhuma modificação, como corte das mangas ou da gola, inscrições, impressões não oficiais, desenhos ou qualquer alteração no padrão, incluindo-se mudanças do tecido e/ou tonalidade.

  1. Entende-se por uniforme completo o uso diário da calça ou bermuda do agasalho, camiseta com emblema, blusão escolar, meias e tênis.

Obs: Mesmo utilizando o blusão, a camiseta do Colégio é obrigatória.

  1. Não é permitido o uso de bonés ou de blusas que não pertençam ao uniforme.
  2. O calçado obrigatório e diário é o tênis; havendo necessidade, será permitido o uso de calçados ortopédicos.
  3. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o uniforme deverá estar com o nome bordado em amarelo.

 

A Aprendizagem

 

Na avaliação da aprendizagem, pais e mestres deverão considerar não somente a média impressa no boletim escolar, mas, principalmente, a modificação de comportamento do aluno após cada unidade de estudo.

O objetivo principal no desenvolvimento da aprendizagem é a modificação de comportamento no sentido de se acrescentar algo mais à vida do educando, que não se restrinja apenas à quantidade de informação, mas que seja um acréscimo à qualidade do conhecimento, à conduta ética e moral.

 A equipe pedagógica poderá solicitar aos responsáveis atendimentos especializados ao aluno, de forma a auxiliar na melhor acomodação, no comportamento e no aproveitamento pedagógico.

O encaminhamento e posterior atendimento ficarão a critério e responsabilidade dos responsáveis.     

Caso a família não apresente o atendimento especializado, é dever do Colégio acionar o Conselho Tutelar para as devidas providências.

Visitas culturais e visitas técnicas

 

 Para que os alunos possam conviver com os colegas em um ambiente que não o da sala de aula, o Colégio poderá organizar, durante o ano letivo, visitas, excursões e encontros. 

As atividades externas têm caráter lúdico e pedagógico, estando sempre associadas aos conteúdos pedagógicos propostos e sempre com valor avaliativo, podendo o aluno ficar sem a nota caso não participe.  É importante que os responsáveis permitam e estimulem a participação do aluno.

         Nessas atividades, também é obrigatório que o aluno se apresente devidamente uniformizado.

Atividades Externas

 

Durante o ano, os professores de Educação Física convocarão os alunos para participar de competições internas e externas. Os alunos que se destacarem nas mais variadas modalidades esportivas poderão ser convidados para representar o Colégio.

Para participar desses eventos, o aluno deverá apresentar a conduta escolar adequada.  

 

 

Excursões

 

 

Associadas aos conteúdos pedagógicos, poderão ser organizadas excursões recreativas, com duração de meio período, período integral ou durante os finais de semana.

 

Observação: As atividades extracurriculares deverão ser pagas à parte.

Atendimento aos Pais / Reuniões / Horário Colégio
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Atendimento aos Pais

 

1) Os professores não podem atender aos pais de alunos no horário de entrada, saída ou durante as aulas.

2) Os pais serão atendidos em horários marcados pela direção ou pelo professor da disciplina.

3) Para que possamos informar com rapidez o aproveitamento pedagógico e as eventuais ocorrências com os alunos, solicitamos aos senhores pais ou responsáveis que mantenham seus telefones e e-mails atualizados nos registros do Colégio.

 

Reuniões de pais e mestres Ens.Fund.I/II e Ens.Médio

 

Durante o ano letivo, o Colégio realizará, no mínimo, 5 (cinco) reuniões de pais e mestres. O objetivo dessas reuniões é levar aos responsáveis conhecimento sobre o desenvolvimento integral do aluno no que se refere à aprendizagem dos conteúdos propostos, à sua aplicação efetiva e também ao aprimoramento da conduta e adequação de bons hábitos e atitudes.

 As reuniões são encontros importantes que poderão trazer grandes benefícios aos alunos. A participação e cooperação dos responsáveis são indispensáveis ao trabalho de formação integral da personalidade.

 

Horário de Fechamento do Colégio   

     

 

De 2ª a 6ª feira, o Colégio fechará às 19h, exceção feita aos espaços destinados aos cursos extracurriculares. Os pais ou responsáveis devem, portanto, buscar seu(s) filho(s) até esse horário, impreterivelmente.

Caso ocorra com frequência a retirada do aluno após o horário limite (19h), o pai ou responsável, depois de alertado, estará sujeito ao pagamento de taxa correspondente ao custo das horas-extras dos funcionários, estipulado na tabela de serviços.

 

Meses de janeiro e julho Curso de Férias e Horário Estendido

 

Para atender à necessidade de algumas famílias, oferecemos Curso de Férias, nos meses de janeiro e julho, para alunos da Educação Infantil (a partir de 3 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As atividades serão de recreação e de entretenimento. Todas serão ministradas por empresa experiente e sob nossa supervisão.

Para crianças menores de 3 anos, o curso de férias estará sujeito ao número mínimo de interessados.

Poderão participar do curso de férias alunos do Colégio e seus convidados. O curso não será aberto ao público sem indicação de algum aluno do Colégio.

Para atender às famílias que têm dificuldade de buscar as crianças ao final do período escolar, foi criado o horário estendido para Educação Infantil e 1º ano do Fundamental. Será oferecido um curso extracurricular das 17h30min às 19h15min, com atividades lúdicas direcionadas para artes, reciclagem, contação de história, brincadeiras recreativas, jogos diversos e de tabuleiro.

 

Mês de dezembro

 

O atendimento ao público ocorrerá até o dia 23/12/2020, quando o Colégio estará fechado.

A partir do dia 02/01/2021, as atividades voltam ao horário habitual (das 7h às 18h).

Achados e Perdidos
Guia do Estudante .
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Achados e Perdidos 

 

Todo objeto ou valores achados nas dependências do Colégio serão devidamente registrados e encaminhados para o setor de diretoria.

O aluno ou interessado deverá consultar o setor, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. 

Ao final de cada ano, o objeto ou valor não reclamado  será levado para doação.

Regimento Escolar
Guia do Estudante .
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Regimento Escolar – Deveres do Aluno

 

Deveres do Aluno

 

LEIA COM ATENÇÃO!

  1. Dirigir-se à sala de aula, uma vez dado o sinal.
  2. Ocupar, na sala de aula, o lugar que lhe for determinado pelo professor.
  3. Zelar pelo mobiliário que ocupa e por ele se tornar responsável.
  4. Acatar a autoridade dos professores e dos funcionários.
  5. Tratar a todos com respeito.
  6. Apresentar-se à autoridade responsável sempre que, a pedido do professor, tiver que deixar a sala de aula por indisciplina.
  7. Possuir o material escolar exigido, conservando-o em ordem.
  8. Utilizar a carteira de identificação estudantil nos dispositivos eletrônicos informatizados, instalados na entrada principal, sempre que entrar ou sair do Colégio.
  9. Portar-se adequadamente no recinto e nas imediações do estabelecimento.
  10. Procurar a diretoria para expor e resolver problemas referentes ao bom andamento do ensino.
  11. Trazer o boletim ou comunicado (s) assinado(s) pelo pai ou responsável.
  12. Apresentar-se devidamente uniformizado. 
  13. Estar uniformizado adequadamente para a aula prática de Educação Física.
  14. Apresentar-se devidamente uniformizado sempre que precisar comparecer ao Colégio para efetuar trabalhos e/ou participar de eventos.
  15. Repor bem danificado ou fazer o pagamento do prejuízo causado, caso tenha comprovada culpa na danificação das instalações do edifício, dos mobiliários ou dos materiais dos colegas.
  16. Observar as normas de utilização dos laboratórios multidisciplinares, da  sala Google e da sala de estudos.
  17. Zelar pelos seus pertences pessoais. O Colégio não se responsabiliza por objetos extraviados em suas dependências.
  18. Apresentar atestado médico, que será emitido por profissionais de livre escolha dos responsáveis, para a prática de Educação Física. O aluno que, eventualmente, não apresentá-lo deverá apresentar um Termo de Responsabilidade assinado pelos pais/responsáveis, declarando, para todos os fins de direitos, que a saúde de seus filhos não apresenta empecilhos ou complicadores para a prática dessas atividades físicas. 
  19. Chegar ao Colégio antes do início da 1º aula de sua turma

(tolerância de 10 minutos).

Apresentar-se à diretoria sempre que chegar  atrasado ao Colégio ou necessitar sair antes do término das aulas. Devem ser evitados atrasos e pedidos de saída antecipada. Tais solicitações acarretam faltas aos alunos e defasagem  de conteúdo.

        1. Atentar-se à quantidade de atrasos: Ensino Fundamental I – durante o mês, o aluno poderá ter três atrasos após as 7h30min.  A partir do quarto atraso, o aluno ficará impedido de frequentar as aulas do dia.
        2. Atentar-se à quantidade de atrasos Ensinos Fundamental II e Médio – durante o mês, o aluno poderá ter três atrasos após às 7h20min. A partir do quarto  atraso, o aluno ficará impedido de frequentar as aulas do dia.
        3. Atrasar-se mais de 3 vezes no mês, sem justificativa, implica punições disciplinares previstas no Regimento Geral. 

        “EDUCAR TAMBÉM É ESTABELECER LIMITES”

        Penalidades

        Constituem sanções aplicáveis aos infratores, sem prejuízo de outras previstas por Lei, as seguintes:

        1. advertência verbal ou por escrito;
        2. suspensão por até 6 dias;
        3.        transferência compulsória para aos discentes, após esgotadas todas as  sanções

        Proibições

        1. Ter em seu poder, dentro do recinto ou nas cercanias do Colégio, gravuras, impressos ou escritos não condizentes com ambiente escolar.
        2. Perturbar o bom andamento das aulas ou a ordem do estabelecimento.
        3. Entrar ou sair da sala, durante as aulas, sem a permissão do professor.
        4. Ocupar-se, durante as aulas, de atividade que não seja pertinente à disciplina.
        5. Permanecer nos corredores ou em outras dependências do Colégio, quando sua classe estiver em aula.
        6. Danificar as instalações do edifício, dos móveis do Colégio ou os materiais dos colegas.
        7. Organizar, nas dependências ou em nome do Colégio, festas, passeios, clubes, rifas, coletas, campanhas etc., sem consentimento da direção.
        8. Desviar peças ou materiais pertencentes ao Colégio ou aos colegas.
        9. Permanecer no estabelecimento fora do horário das aulas ou de atividade curricular/extracurricular.
        10. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e energéticos, portar ou fazer uso de substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde ou medicamentos sem prescrição médica, no Colégio ou imediações.
        11. Divertir-se com jogos de azar.
        12. Portar armas ou objetos que possam provocar acidentes.
        13. Impedir a entrada de colegas no Colégio.
        14. Provocar ou incentivar arruaças.
        15. Permanecer em grupos nas imediações do Colégio com o objetivo de gerar atritos ou brincadeiras que perturbem a disciplina do estabelecimento.
        16. Namorar no recinto ou nas imediações do Colégio, inclusive em veículos.
        17. Vir à aula vestido com camiseta, que não a do uniforme oficial, roupas curtas, decotadas, rasgadas, bonés, gorros, toucas, chinelos ou sandálias, crocs, rasteirinhas, botas, bermudas tipo ciclista,  minissaia, miniblusa. No período de frio, os alunos não poderão fazer uso de agasalhos diferentes do uniforme, devendo sempre prevalecer o blusão do Colégio, podendo utilizar um outro blusão desde que a camiseta do colégio esteja por cima.
        18. Participar de “bullying” com relação aos colegas ou qualquer outra pessoa, inclusive nas redes sociais, internet e outros meios de comunicação. 
        19. Usar indevidamente o nome, emblema ou iniciais do Colégio.
        20. Usar telefone celular ou similares em sala de aula. A diretoria poderá impedir o uso desses aparelhos nas dependências do Colégio caso provoquem transtornos na aprendizagem ou conduta inadequada dos alunos.
        21. Usar indevidamente os laboratórios multidisciplinares,  a sala Google, o auditório ou a sala de estudos. 
        22. Trazer às dependências do Colégio animais domésticos ou de estimação.
        23. Utilizar ou portar, nas dependências do Colégio, desodorante com sistema aerosol.
        24. Fornecer dados pessoais ou do Colégio a estranhos.
        25. Sujar a  sala de aula e as dependências do Colégio , não jogar papéis ou qualquer outro objeto no chão.
        26. Após o término da 1ª aula, o aluno só poderá entrar no Colégio com autorização dos pais.
        27. Usar telefones celulares ou similares para outros fins que não envolvam atividade programada pelo corpo docente. Havendo o uso indevido, os aparelhos serão recolhidos pelos professores e só poderão ser retirados na diretoria por pais ou responsáveis. O aluno receberá advertência (ou suspensão).
        28. Comemorar aniversários sem autorização da diretoria.
        29. Trazer, no período de frio, cobertor ao Colégio.
        30. Fotografar ou gravar as atividades escolares sem a autorização do professor ou a direção.
        31. Consumir alimentos fora do horário de intervalo.
        32. Copiar ou parafrasear, integral ou parcialmente, textos e trabalhos de outrem sem a devida citação do autor.
        33. Trocar a identificação estudantil, carteirinha ou código de identificação do RA, com outros alunos.
        34. Promover festas ou comemorações em sala de aula.
        35. Discriminar alguém por divergência de credo, raça, orientação sexual.
        36. Mentir, justificando que queira utilizar o sanitário, e permanecer fora da sala de aula, durante o transcorrer da mesma.
        37. Portar papéis, folhas, livros, cadernos, celulares ou outros tipos de materiais sob a carteira escolar em dias de prova. Tais materiais devem ser guardados em malas, mochilas.  
        38.   É proibido ao aluno participar de manifestações de trote (fazer arrecadação em dinheiro, ingerir bebidas alcoólicas, pintar ou humilhar terceiros etc) dentro do Colégio e nas cercanias.
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Cursos Extracurriculares e Atividades
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Cursos Extracurriculares

 

O Colégio São Judas Tadeu preocupa-se sobremaneira com a extensão curricular. Isso possibilita o aumento da jornada escolar dos alunos e cria maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, além de proporcionar lazer e aperfeiçoamento em algumas modalidades esportivas.

 

Cursos e Atividades

 

Futsal, Tae Kwon Do, Música em grupo, Música individual, Iniciação Esportiva, Ginástica Rítmica e Acrobática e Inglês.

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A Aprendizagem/ Trabalhos
Guia do Estudante
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A Aprendizagem

Na avaliação da aprendizagem, pais e mestres deverão considerar não somente a média impressa no boletim escolar, mas, principalmente, a modificação de comportamento do aluno após cada unidade de estudo.

O objetivo principal no desenvolvimento da aprendizagem é a modificação de comportamento no sentido de se acrescentar algo mais à vida do educando, que não se restrinja apenas à quantidade de informação, mas que seja um acréscimo à qualidade do conhecimento, à conduta ética e moral.

 A equipe pedagógica poderá solicitar junto aos responsáveis, atendimentos especializados ao aluno, de forma a auxiliar na melhor acomodação, comportamento e aproveitamento pedagógico.

O encaminhamento e posterior atendimento ficarão a critério e responsabilidade dos responsáveis.

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Trabalhos

Os alunos deverão realizar todos os trabalhos solicitados pelo professor.

Os professores deverão dar o prazo mínimo de uma semana para os alunos realizarem os trabalhos extra-classe.

Durante o ano serão solicitadas leituras de livros complementares, sob forma de atividades obrigatórias.

O professor tem o direito de não aceitar trabalhos e/ou resumos copiados “via internet”.

A entrega de trabalhos manuscritos ou impressos ficará a critério do professor.

O trabalho só poderá ser entregue ao professor pelo aluno, ficando assim a recepção da escola impedida de recebê-lo.

Todo trabalho não entregue na data, o aluno terá o direito de entregar na próxima aula valendo a metade da nota.

Não é permitido ao aluno tirar xerox dos trabalhos na escola.

Durante o ano letivo trabalharemos com um Projeto Integrador de Conteúdos, englobando da Educação Infantil ao Ensino Médio.

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Deliberação CEE/ Cursos Mantidos
Guia do Estudante .
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DELIBERAÇÃO CEE – 155/2017

 

           Dispõe sobre pedidos de reconsideração e Recursos referentes aos resultados finais das Avaliações de estudantes da educação básica.

                                

Artigo 1º – O pedido de reconsideração, nos termos da legislação em vigor deverá ser protocolado na escola em até 10 dias, contados da data da divulgação dos resultados e a escola o encaminhará à Diretoria de Ensino, em até 5 dias, contados a partir do seu recebimento.

     I – Os prazos a que se refere a este artigo ficarão suspensos durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes.

     II- O pedido de reconsideração solicitado pelos responsáveis será analisado pelo Diretor, ouvido o Conselho de Classe/Ano/Série, com a Ata lavrada, devendo a decisão do conselho de classe e série ser comunicada ao requerente, mediante termo de ciência.

     III – Da decisão do Colégio caberá recurso dirigido ao Dirigente Regional de Ensino, mediante petição escrita e fundamentada do responsável pelo aluno.

     IV – O Colégio encaminhará o pedido de recurso com os documentos necessários à Diretoria de Ensino até 5 dias ao protocolo do recurso.

     V – Constitui-se em instância superior para recurso contra a decisão da Diretoria de Ensino o Conselho Estadual de Educação, mediante expediente protocolado na Diretoria de Ensino.          

 Educação Básica no CSJT:

 

  1. Educação Infantil
  2. Ensino Fundamental I e II
  3. Ensino Médio
  4. Cursos extracurriculares livres oferecidos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
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Hino do Colégio São Judas Tadeu
Letra e música do professor Alberto Mesquita de Camargo

I Juventude brasileira,
esperança da Nação,
olha à frente, altaneira,
que o momento quer ação.
Estribilho Eis no alto o retrato,
a paisagem do Brasil:
é um povo inteiro na luta,
no campo e vida fabril.
O Brasil há de ser grande e forte
porque assim a consciência nos diz
co’a grandeza do sul e no norte
construiremos imenso país.
II O livro é arma potente
sendo o guia o professor
que enriquece nossa mente
com exemplos de valor.
Estribilho
III É São Judas o Patrono
que nos dá paz e confiança
e do Céu, no excelso trono,
nos cumula de esperança.
Estribilho

Jingle do Colégio São Judas Tadeu

O melhor ensino é coisa que fica para sempre
O Colégio São Judas prepara um futuro melhor.
São Judas mais de 50 anos
São Judas é tradição
O destino da gente um futuro melhor vamos todos
Nesta corrente São Judas.

Laboratórios modernos, esporte, cultura e lazer
Mais de 5 décadas ensinando a viver
Do dente de leite ao técnico, profissionalizando você
O destino da gente um futuro melhor
Vamos todos nesta corrente São Judas

Do metrô ao colégio você tem transporte de graça
Fazemos o melhor para educar você
Ensinando com dedicação
Garantindo o melhor para você
O destino da gente um futuro melhor
Vamos todos nesta corrente São Judas