Está começando a pensar em gravar vídeos? Seja um YouTuber!

Dê vazão aos seus projetos criativos e use o YouTube como plataforma para tornar o seu trabalho conhecido por meio de vídeos

Ter voz e mostrar o seu trabalho para o maior número possível de pessoas. Foi-se o tempo que era preciso ter acesso a uma emissora de rádio ou a um programa de TV para se tornar famoso ou conhecido pelo seu trabalho.

A internet possibilitou uma democratização sem precedentes do acesso à informação e, com isso, qualquer pessoa hoje pode se tornar uma produtora de conteúdos.

É o caso dos youtubers, os profissionais que ganham a vida apresentando vídeos no site de streaming mais popular do planeta. Nos últimos anos, o sucesso deles junto ao público brasileiro foi tamanho que hoje é quase impossível não conhecer ao menos uma celebridade do gênero.

Não importa o assunto, há espaço para todos, desde que a maneira como você transmite as informações caia no gosto da galera.

Mas qual é o caminho das pedras para enfrentar a jornada de gravar vídeos e se tornar um youtuber profissional? Listamos aqui algumas dicas e sugestões para você levar em consideração e, quem sabe, iniciar uma nova carreira ainda enquanto está no colégio.

Será que você consegue ser tão popular quanto os seus ídolos e fazer sua mensagem ou trabalho ser vista?

Antes de começar

Antes de tudo, é preciso definir sobre quais temas você pretende falar ou qual é a sua ideia com um canal no YouTube.

É importante aqui que você leve em consideração a possibilidade de ser original, ou seja, nada de copiar o trabalho dos outros. Você pode fazer sucesso sendo  autêntico e mostrando as coisas do seu jeito.

Algumas escolas costumam incentivar em alguns momentos que os alunos produzam conteúdos em vídeo para as aulas. No caso do Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca entre as mais tradicionais de São Paulo, volta e meia alguma atividade contempla não apenas o uso de vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica como também incentiva que os alunos produzam algum tipo de material em vídeo.

Você pode aproveitar uma oportunidade assim para começar a sua carreira de youtuber.

Seu celular é tudo o que você precisa

Aqueles que estão começando sempre imaginam que precisam ter um equipamento caro para produzir os seus vídeos e isso não é verdade.

É claro que os profissionais, que trabalham com isso e ganham muito dinheiro, investem em equipamentos melhores, mas pode ter certeza que quando eles começaram a ideia era muito mais importante do que qualquer outra coisa.

Então, tudo o que você precisa ter é um celular para gravar vídeos. Você pode fazer as suas gravações num estilo mais autoral, com você mesmo segurando o aparelho, ou pedir para que um amigo grave para você.

Se não tiver nenhum tipo de suporte, considere a compra de um tripé para o celular.

Esteja preparado

São poucas pessoas que têm desenvoltura para aparecer diante de uma câmera sem um mínimo de preparação. Você acha que é só ligar a câmera e sair falando?

Pode ter certeza que os seus ídolos do YouTube não fazem isso. Antes de falar sobre um tema, é preciso pesquisar e se preparar para falar. Liste os pontos mais importantes em forma de tópicos e fale naturalmente para explicar e dar o seu recado.

É importante observar também o local onde você fará as gravações. É extremamente recomendado que ele seja bem iluminado e silencioso. Tenha em mente que as pessoas que forem assistir a um vídeo seu vão querer vê-lo em detalhes e ouvir claramente o que você tem a dizer.

Por isso, fale em bom tom, pausadamente e seja claro naquilo que tem a dizer. Se precisar, regrave o mesmo trecho quantas vezes for preciso.

Dando um acabamento ao material

Depois que tudo estiver gravado você tem duas opções. A primeira delas é a mais simples: upar o vídeo para o YouTube e divulgar ele por aí.

Porém, se você quiser que o acabamento fique um pouco mais profissional, uma boa dica é usar um software de edição de vídeos. Existem vários deles em sites de download e muitos têm versões gratuitas. Para edições mais simples, o próprio YouTube permite que você faça isso online.

O importante aqui é melhorar alguns aspectos da gravação e, para isso, vale a pena pedir a ajuda de amigos mais experientes ou mesmo estudar por conta por meio de tutoriais que você encontra na internet.

Você pode melhorar o áudio, deixar as cenas mais claras e, é claro, juntar partes de vários vídeos para fazer um só. Importante: procure usar sempre os seus materiais, usar vídeos de outras pessoas sem autorização não é uma maneira legal de começar a sua carreira.

É hora do show

Agora que já está tudo pronto e seu vídeo está no ar, parabéns: você está no caminho certo para se tornar um youtuber. Agora, é importante que as pessoas possam ver o material que você publicou. Mostre para os seus pais, para os seus professores e para os seus amigos.

Peça sugestões e dicas para que eles indiquem o que pode ser melhorado para os próximos vídeos.

Se você já tem a idade mínima para usar as redes sociais – 13 anos, antes disso, nada feito – use seu perfil para compartilhar o vídeo com seus amigos e atingir até mesmo pessoas que você nunca viu. Você pode se tornar uma referência para os seus colegas na escola.

Dentro da proposta educacional do Colégio São Judas Tadeu, essa pode ser uma ótima iniciativa visando a sua desenvoltura como apresentador, algo que você poderá tirar proveito em trabalhos escolares e na hora de representar a sua escola em eventos e comemorações.

Sem comentários

Postar um comentário