Crianças de férias

Compartilhe:

As férias estão chegando e os pais precisam ter criatividade para manter os pequenos entretidos nos dias de folga. Veja as nossas dicas!

Depois de passar o ano assistindo às aulas, escrevendo nos cadernos e fazendo a lição de casa. É hora de os pequenos curtirem as tão esperadas férias. Serão muitos dias de folga acordando mais tarde, sem ter obrigação de usar uniforme e sair de casa. Para as crianças de férias pode parecer uma boa ideia. Mas os pais nem sempre ficam tão animados assim.

Afinal, depois de alguns dias em casa, as crianças de férias começam a ficar entediadas – querendo até mesmo voltar para a escola antes do tempo! E criança entediada você já sabe: eles ficam chorosos, fazem manha ou resolvem passar o tempo aprontando e correndo risco de se machucar.

Por isso, o Colégio São Judas preparou algumas dicas educativas de atividades para os pais poderem distrair os pequenos de forma saudável durante as férias. O período de férias serve para descansar e se divertir. Então nada melhor do que ocupar os dias de folga com passatempos que ainda colaboram para o desenvolvimento infantil.

Visita ao zoológico ou minifazenda

Passear no zoológico é uma das atividades que mais empolgam as crianças de férias, principalmente as pequenas. Ver os animais selvagens e as aves coloridas é um passeio diferente do dia a dia e que fica marcado na memória.

Uma ida ao zoológico permite que as crianças vejam diferentes espécies de animais. Percebendo que eles têm rotinas e hábitos diferentes. Aproveite a oportunidade para fazer comparações entre mamíferos, répteis e aves, pedindo ajuda ao seu filho para identificar semelhanças e diferenças entre os animais. A atividade também pode ser aproveitada para conversar sobre a importância da preservação da natureza.

Outro passeio envolvendo os animais é a visita a uma minifazenda. Principalmente para quem mora em grandes centros urbanos. Pode ser difícil colocar as crianças em contato com os animais da fazenda – afinal, eles estão há alguns quilômetros dali. Porém, durante as férias, os pais podem aproveitar para levar os pequenos a uma minifazenda.

Esses lugares costumam oferecer atividades como alimentar os pintinhos, ordenhar as vacas, andar a cavalo e lidar com a terra. Ou seja, é um prato-cheio para mostrar às crianças da onde vem a nossa comida.

crianças de férias

Durante as férias, os pais podem aproveitar para levar os pequenos a uma minifazenda.

Teatro em casa

Outra dica do Colégio São Judas Tadeu é improvisar uma peça de teatro em casa. Que pode ser feita com “atores” ou com fantoches. Para isso, incentive seu filho a convidar os primos ou os amigos para participar da brincadeira. Converse com as crianças para verificar se elas preferem criar uma história nova ou adaptar algum conto infantil.

Depois de decidido, será hora de elaborar os figurinos. Que podem ser feito com roupas antigas e acessórios feitos com sucata – uma excelente oportunidade para exercitar a criatividade.

A escola na Mooca ainda destaca que, no caso de um teatro de fantoches, as crianças podem participar da confecção dos próprios bonecos, que podem ser feitos com meias, potes de plástico, botões para fazer os olhos e lãs. Essa é uma atividade muito indicada para desenvolver a coordenação motora, criatividade e a consciência sobre a reciclagem dos materiais.

Se a peça for encenada pelos primos, vocês podem combinar de apresentá-la para toda a família no Natal! Que tal incluir um coral com músicas dessa época do ano?

crianças de férias

Incentive seu filho a convidar os primos ou os amigos para participar da brincadeira.

Crianças na cozinha!

Outra atividade para distrair as crianças nas férias ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento infantil é a culinária. Mais do que simplesmente misturar ingredientes. O ato de cozinhar (sempre acompanhado por um adulto, é claro!) envolve conceitos de matemática e ciências.

Chame atenção para o conceito de frações ao lidar com as xícaras de açúcar e para as diferentes grandezas, como quilogramas e litros. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para fazer “experimentos” científicos. Como verificar que água e óleo realmente não se misturam, que o sal se dissolve na água e que o calor provoca reações nos alimentos.

A atividade pode começar antes mesmo da cozinha. Com a escolha da receita e uma ida até o mercado para comprar os ingredientes. Aproveite este momento para falar sobre economia, comparação de preços, diferenças das embalagens e verificação da data de validade dos produtos.

crianças de férias

Mais do que simplesmente misturar ingredientes, o ato de cozinhar envolve conceitos de matemática e ciências.

Visita a museus temáticos

Outra dica do Colégio São Judas Tadeu é levar os pequenos para visitar os museus da cidade. Nos grandes centros, é possível encontrar museus com diversos temas, como a formação da cidade e do estado, uma personalidade famosa na região (escritor, ator etc.). Além disso, também existem museus dedicados à vida animal, como os museus das espécies marinhas e os de história natural.

Depois do passeio, incentive as crianças a fazer um desenho contando o que eles mais gostaram na visita. Essa é uma forma de fazê-los refletir sobre a atividade, incorporando os conhecimentos adquiridos durante o dia.

crianças de férias

Nos grandes centros, é possível encontrar museus com diversos temas.

Caça ao tesouro

Uma atividade superanimada para fazer com os pequenos nas férias é a Caça ao Tesouro. Esconda um prêmio educativo, como um livro, uma caixa de lápis de cor ou um quebra-cabeças didático, e deixe pistas pela casa para que as crianças tentem encontrá-lo.

As pistas podem ser compostas por charadas, dicas do lugar onde estão a próxima pista e perguntas relativas a temas escolares – quando a criança acertar a resposta, você entrega a próxima pista. Para fazer as perguntas, você pode usar um problema de matemática ou propor uma tarefa que requeira a ajuda de um dicionário ou tradutor, por exemplo, incentivando seu filho a recorrer ao material escolar em um momento de diversão.

crianças de férias

Atividade superanimada para fazer com os pequenos nas férias é a Caça ao Tesouro

Você também pode gostar de: Passeios Escolares culturais em São Paulo: uma forma divertida de agregar novos conhecimentos

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: