A avaliação institucional é realizada anualmente pela escola, com o objetivo de levantar junto à comunidade escolar se os propósitos, as metas, as práticas e os encaminhamentos têm sido atendidos em todas as suas dimensões.
No processo político-pedagógico, é possível expressar a preocupação e o compromisso da equipe pedagógica, de todo corpo docente e toda a equipe escolar no sentido de responder às necessidades de toda a comunidade escolar.
A dinâmica avaliativa tem como objetivos:
Avaliar professores, corpo administrativo, diretivo.
Avaliar os serviços prestados;
Avaliar a proposta educativa;
Avaliar a dinâmica administrativa e da gestão;
Avaliar os espaços e os equipamentos;
Esse trabalho acontece tendo como instrumento questionários respondidos pelos alunos, que são levados a um espaço especialmente preparado para que os discentes possam responder a pesquisa, e pelos pais dos alunos, de forma voluntária, por meio de um questionário respondido. Os dados coletados servem como base para melhorar o desenvolvimento das propostas educativas da escola e para implementação, de novas metas e ações que o contexto exigir.
A partir de 2019, considerando os resultados das pesquisas, planos de ação foram elaborados para superar as fragilidades apontadas e manter as virtudes existentes e percebidas pelos alunos e pelos seus pais.
A pesquisa de avaliação do Colégio São Judas Tadeu tem por finalidade avaliar qual o nível de satisfação dos alunos em relação ao corpo docente, à infraestrutura, ao atendimento, ao sistema e à direção/coordenação.
Os métodos são usados na pesquisa: o quantitativo e o qualitativo. O primeiro tem
como objetivo fornecer informações numéricas sobre o comportamento do aluno, quantificar um problema e entender a dimensão dele. O segundo tem como foco entender o comportamento do aluno, em vez de simplesmente medir.
A escala varia de zero a dez, ou seja, de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. Há ainda a possibilidade de assinalar o “Não se aplica”, quando for o caso.
Ao final de cada item, há um espaço para comentários, divididos em “reclamação,
sugestão e elogios”. Aí, o texto é livre para a pesquisa apurar o aspecto qualitativo.
Depois de tabulados os dados, os envolvidos no processo avaliativo traçarão
planos de ação para melhorar as fragilidades e reforçar e reforçar as potencialidades.
Outra dinâmica avaliativa adotada pelo CSJT são as reuniões com os representantes de turma, eleitos democraticamente, de acordo com edital publicado, por seus pares, cuja função, no período de um ano, é colocar-se à disposição da equipe pedagógica para diálogos e reuniões (uma por semestre, pelo menos) sobre assuntos de interesse da turma e do Colégio. Caberá ao representante viabilizar um meio de comunicação com a turma, visto que os interesses de que tratará são coletivos.