Avaliação escolar

As aulas estão de volta e, com elas, volta para o dia a dia dos estudantes a rotina de provas e trabalhos. Por mais que se diga que o mais importante é o aprendizado – e, de fato, o importante é que o aluno adquira conhecimentos – as provas e os trabalhos escolares são ainda a melhor maneira para mensurar o desempenho. O resultado da avaliação escolar pode ser visto por meio da nota final.

Apesar de essa ser uma regra simples, tirar boas notas é algo que ainda tira o sono de muitos alunos. Existem, porém, algumas dicas e conselhos que você pode seguir para evitar que a época de prova escolar se transforme em um verdadeiro martírio. Listamos aqui 11 dicas para você tirar as melhores notas em qualquer série ou disciplina do seu curso.

1. Seja organizado

A pior coisa que pode acontecer quando você precisa tirar uma boa nota é deixar tudo para última hora. Ter que fazer as coisas às pressas não é a melhor maneira de estudar. Por isso, antes de tudo, faça o seu planejamento. Use um caderno ou uma agenda para anotar datas de provas e entregas de trabalho e comece a fazê-los com antecedência. Isso vai garantir que a qualidade final do seu conteúdo seja melhor.

2. Tenha um cronograma de estudos

Muitos alunos pensam que basta ir às aulas e fazer as lições de casa para tirar boas notas. Não é bem assim. Você precisa tirar um tempo para rever a matéria que foi apresentada em sala de aula. Por isso, crie um cronograma em que a cada dia você possa dedicar pelo menos entre 30 minutos e 1 hora para estudar uma determinada disciplina.

3. Descubra seu estilo de aprendizagem

Cada aluno tem um jeito diferente de aprender. Alguns têm mais facilidade em memorizar as informações, ouvindo-as, enquanto outros preferem ler ou, ainda, colocar em prática. Todas as alternativas são válidas, desde que o resultado final seja o melhor para você. Descobrir de que maneira você “funciona” melhor, sem dúvida, vai fazer muita diferença na hora de se preparar para a avaliação escolar.

4. Faça anotações

Seja durante as aulas ou mesmo quando estiver estudando em casa, faça anotações em um caderno. O processo de escrita ajuda a memorizar o conteúdo, de forma que você absorve melhor as lições enquanto reproduz parte delas no papel. As anotações, posteriormente, podem servir para você estudar para a prova escolar.

5. Estude do jeito certo

Não é quantidade de horas que você estuda que faz a diferença, mas sim a qualidade delas. Estudar durante uma hora concentrado vai trazer melhores resultados do que estudar durante três horas com o computador ligado e checando o celular a todo instante. Lembre-se de que o foco naquilo que você está fazendo é fundamental.

6. Participe das aulas

Outra maneira de aprender o conteúdo é participar ativamente das aulas. Frequentemente temos mais facilidade em aprender um conteúdo quando associamos a ele as memórias visuais e verbais que vivenciamos. Você pode até não se lembrar do que leu, mas certamente vai guardar na mente alguma conversa que teve com o professor.

7. Não deixe a lição de casa para depois

O melhor momento de fazer a lição de casa é logo em seguida da hora que você chega. Para quem estuda de manhã, dedicar o início da tarde para os estudos é o ideal. Já para quem estuda à tarde, dar atenção aos livros didáticos e aos cadernos antes do jantar é o mais aconselhado. Assim, você cumpre o papel de primeiro o dever, depois o lazer, sem peso na consciência.

8. Estude com seus amigos

Ao menos uma vez por semana, você pode se reunir com alguns amigos para estudar. Isso permitirá que vocês tirem dúvidas uns dos outros e possam evoluir mais rápido em termos de aprendizagem. Deixe claro, porém, para eles que se trata de um encontro para estudar, sem distrações como videogame ou qualquer outra coisa do tipo, ok?

9. Estude em lugares confortáveis

Todo mundo tem um lugar em que se sente mais à vontade. Seja na escrivaninha do quarto, na cama ou mesmo na varanda. Não importa a sua escolha, o importante é que esse seja um lugar bem iluminado, arejado e sem muito barulho. Desligar as notificações do celular é fundamental para não ser incomodado.

10. Tire um tempo para relaxar e durma bem

Estudar é importante, mas descansar também é fundamental. Como dissemos antes, não é a quantidade de horas que você estuda que faz a diferença, mas sim a qualidade delas. Depois de estudar, descanse e faça atividades que o deixem relaxado. Na hora de dormir, nada de ficar com menos horas de sono para acordar mais cedo e estudar mais. Durma pelo menos 8 horas por dia para se sentir renovado no dia seguinte.

11. Cuidado com a alimentação

Seus pais e seus avós certamente já devem ter dito para você alguma vez que “saco vazio não para de pé”. Esse ditado reflete o fato de que você precisa estar bem alimentado para poder ter um rendimento satisfatório nos estudos e na avaliação escolar. Evite comer alimentos muito pesados e de difícil digestão e aposte em uma alimentação mais saudável. Dessa forma, seu corpo sempre estará trabalhando ao seu favor na hora dos estudos.

Organizar-se e estudar são as principais dicas para você se dar bem nas provas da sua escola, Seguindo o passo a passo, as chances de dar certo é muito grande! Se você está procurando escola na Mooca, conheça o Colégio São Judas Tadeu, que é uma escola cheia de vida, renovada que prima pela qualidade.