A era digital vem transformando profundamente a maneira como as pessoas interagem com o mundo, e a educação faz parte dessa transformação. Embora jogos específicos como Minecraft não sejam mencionados diretamente nos documentos normativos e regulatórios, as diretrizes educacionais reconhecem o potencial das tecnologias digitais e dos jogos para o desenvolvimento de competências essenciais.
A educação digital e midiática é, em essência, uma área interdisciplinar que abrange competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativas ao uso de tecnologias, comunicação, reflexão, análise de informações e mídias, cultura digital, mundo digital e pensamento computacional. O objetivo é preparar os estudantes para o pleno exercício da cidadania digital na contemporaneidade.
O pensamento computacional é uma habilidade que envolve compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas de forma metódica e sistemática. Ele aplica fundamentos da computação para aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento.
Para as etapas iniciais, como a Educação Infantil, a introdução da educação digital e midiática pode ocorrer por meio de brincadeiras e jogos que auxiliam na construção de conceitos iniciais, com foco na experiência e exploração do mundo e na computação desplugada. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, esses elementos continuam a ser inseridos para ajudar na compreensão da língua e das linguagens, na identificação de padrões e na consolidação de conhecimentos matemáticos e lógicos.
Para a Educação Infantil, o Minecraft é uma ferramenta educacional inovadora que se alinha perfeitamente às diretrizes de educação digital e midiática. Seu ambiente, dividido em blocos, oferece liberdade para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e criativas das crianças. Em suma, são os primeiros passos para a educação digital por meio de brincadeiras e jogo, mediados por profissionais da educação.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Minecraft é uma ferramenta que aprimora a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico, consolidando conhecimentos matemáticos e lógicos, e auxilia na compreensão das linguagens, uma delas a matemática. O objetivo é promover o letramento digital e a cidadania digital, ensinando o uso responsável, ético e crítico das tecnologias para que os estudantes desenvolvam competências essenciais, garantindo sua segurança e bem-estar no ambiente digital e físico.
O uso de dispositivos digitais na escola é recomendado para fins pedagógicos, desde que seja intencional, planejado e mediado por professores capacitados a trabalhar com dispositivos fornecidos pelo Colégio. Para o Ensino Fundamental, Anos Iniciais, o uso é incentivado de forma gradual, alinhado ao desenvolvimento da autonomia do estudante.
O Minecraft é uma ferramenta de aprendizado e de desenvolvimento, cujo ambiente é composto por blocos, oferecendo uma liberdade quase ilimitada que estimula uma vasta gama de habilidades cognitivas, sociais e criativas.
Em suma, usar as tecnologias vai além da sala de aula tradicional e, embora o jogo Minecraft não apareça textualmente nas normativas do MEC, ele é um instrumento de apoio à integração cuidadosa e intencional de ferramentas digitais e de jogos educacionais para desenvolver o pensamento computacional.