Os Projetos Integradores, conhecidos como PIs, representam uma abordagem pedagógica dinâmica e significativa, que vai além da fragmentação tradicional do ensino para proporcionar uma formação mais completa dos estudantes, engajando-os à sociedade para poder melhorá-la.
O que são Projetos Integradores? Um Projeto Integrador é uma atividade inter ou transdisciplinar que tem como objetivo principal desenvolver as competências e habilidades que os alunos estão adquirindo ao longo da Educação Básica. Sua essência é promover a aplicação de conceitos em situações-problema de diversas naturezas, estimulando simultaneamente as capacidades de pensar e de agir.
Objetivos e Benefícios:
• Aprendizagem Significativa: os projetos buscam tornar o aprendizado um ato significativo, conectado à vida real e às expectativas individuais dos discentes.
• Desenvolvimento de Competências: Eles visam a formar seres humanos autoconscientes, amadurecidos, autônomos, com inteligência emocional, resilientes, proativos e empreendedores.
• Abordagem Interdisciplinar e Transdisciplinar: um Projeto Integrador culmina frequentemente na apresentação de um trabalho interdisciplinar ou transdisciplinar sobre um tema atual. Isso envolve um diálogo constante entre os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento, superando a compartimentalização e incentivando a formação sólida do aluno.
• Protagonismo Estudantil: essa metodologia promove o protagonismo do aluno, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade.
• Alinhamento com a BNCC: os Projetos Integradores estão em consonância com as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois visam à superação da fragmentação do ensino e fundamentam-se em competências gerais
Na prática, o professor é um orientador que desafia os alunos com problemas específicos do cotidiano ou propõe estudos e pesquisas sobre temas relevantes. Essa abordagem não só enriquece o processo educativo, mas também prepara os jovens para os desafios do século XXI, capacitando-os a analisar procedimentos técnico-discursivos, histórico-geográficos e naturais que moldam a realidade a fim de que possam a agir de modo solidário no meio em que vivem.