Professor do Ensino Médio, qual seu papel além da educação?

Compartilhe:

Ao lidar com alunos do Ensino Médio, o papel do professor pode ir além da educação.

alunos-do-ensino-medio

Os três últimos anos da Educação Básica são os mais transformadores da juventude. Nesse cenário, o professor do Ensino Médio é um verdadeiro agente capaz de educar, orientar e preparar os adolescentes para reconhecer oportunidades que causarão um grande impacto em suas vidas, e é para isso que o profissional se esforça durante o seu trabalho.

Alunos do Ensino Médio, quais as expectativas?

O Ensino Médio é a etapa mais complicada da educação. Boa parte dos alunos costumam não se interessar pelo conteúdo pedagógico, enquanto outros estão pressionados por bons resultados nos vestibulares ou procurando o primeiro emprego.

Para que essas barreiras sejam transpassadas, é preciso contar com um corpo docente preparado, com experiência prática e que possua estratégias atualizadas de ensino, onde a internet tem muito mais relevância do que as antigas enciclopédias.

No colégio São Judas o Ensino Médio possui um corpo docente onde 80% dos professores possuem mestrado ou doutorado, além de projetos voltados para a escolha da profissão e assuntos sobre atualidades com diversos aspectos, como política, cultura, globalização e outros.

professor-do-ensino-medio

Cidadania na escola

Cidadania tem tudo a ver com o sentimento de pertencimento a sociedade e a zelar por ela. Aprender, praticar e reverberar os direitos civis e políticos que o Estado garante é uma forma de atuar por uma sociedade muito mais justa, próxima aos ideais que tomam conta da juventude.

O papel de uma escola precisa ir além do conteúdo escolar, como acontece no Colégio São Judas onde formar um cidadão feliz, atuante na sociedade, que possua valores para melhorar o mundo são levados em conta, além da preocupação de fazer com que o aluno encontre sua vocação e assim um bom posicionamento no mercado de trabalho.

O professor do Ensino Médio tem o dever de fomentar esse interesse por meio de discussões críticas e do envolvimento genuíno nos interesses de seus alunos.

Incentivar grupos de debates, reflexões , análises da política brasileira, escolha de seus representantes e resolução de dificuldades, devem estar sempre em voga na sala de aula, para que o jovem perceba que seus professores estão colaborando para a construção de um mundo igualitário.

O Colégio São judas sempre oferece vários encontros importantes onde os alunos vivenciam a teoria do conteúdo escolar agregando mais conhecimento, desenvolvendo a crítica e formando opiniões, como por exemplo a visita da ex consulesa da França Alexandra Loras, falando sobre o racismo no mundo, a visita do Dr. Airton Pozzo de Mattos consultor Pedagógico da Oxford University Press – Brasil, informando alunos do Ensino Médio sobre ENEM e vestibulares além de diversos autores e jornalistas.

Esse tipo de atitude no Ensino Médio garante que o aluno permaneça engajado com o ambiente escolar por identificar-se com ele. Além disso, quando finalmente encerrar os estudos, ele irá levar o aprendizado para a vida adulta, essencial para realizar ainda mais mudanças.

Leia também: Objetivos do Ensino Médio

preparacao-para-o-vestibular

Preparação para o vestibular

Deixar os alunos preparados para o vestibular pressupõe dois ensinamentos fundamentais, além dos conteúdos exigidos: a interdisciplinaridade e a calma. O período pré-vestibular precisa, ainda, contar com o suporte dos mestres para que seus alunos façam escolhas adequadas de carreiras, de acordo com seus perfis e com seus sonhos.

A abordagem interdisciplinar ocorre quando todos os conteúdos trabalhados ao longo dos três anos se relacionam e são amplamente conhecidos pelos jovens, dando significado a tanto estudo. No entanto, ao utilizar conhecimentos de outras áreas que não são do domínio do aluno pode fazer com que ele tenha dificuldade, e, ao mesmo tempo, busque uma resolução para compreender tudo o que é passado.

O professor do Ensino Médio deve estar sempre pronto para auxiliá-lo, tirar suas dúvidas e incentivar o estudo para um resultado satisfatório nas provas.

A pressão, principalmente no último ano, é muito intensa sobre estudantes que estão entrando na idade adulta. É por isso que uma das tarefas essenciais do professor é ir além de sua disciplina, e ensinar ao aluno a importância de manter a calma para realizar uma boa prova e que, se o resultado não for o esperado, haverá novas chances de seguir com a carreira.

Leia também: Como lidar com a adolescência

É papel do Colégio São Judas, referência de escola na mooca, não somente passar todo o conteúdo escolar para o aluno mas passar informações preciosas para os estudantes que vão enfrentar provas longas, necessitando de muita tranquilidade e concentração, como dicas de estudo, tempo de descanso e sua importância, funcionamento do cérebro e como este órgão se comporta no aprendizado. Além das mudanças na prova do ENEM, que atualmente não segue mais a linha conteudista e sim a linha da contextualização. A importância de hábitos saudáveis para a vida assim como a atividade física e os momentos de lazer que não podem ser deixados de lado nesse momento.

alunos-estudando

Introdução ao mercado de trabalho

Para impactar nas chances de um jovem conseguir um bom emprego em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e transformar sua vida, mesmo quando o Ensino Superior não é cursado, o Ensino Médio deve se aproximar da realidade do estudante.

Ao mesmo tempo em que exige maturidade, conhecimento em tecnologia e liderança, o mercado desconfia do jovem inexperiente, com baixo desempenho e com pouca variedade de aprendizado. Para se destacar perante os demais candidatos, o jovem vai precisar aproveitar todas as oportunidades que seus professores oferecem.

Aulas expositivas, seminários e discussões em grupo são formas de estimular o trabalho em equipe e o relacionamento, enquanto que a interdisciplinaridade vai garantir um bom domínio sobre os diversos assuntos que cercam o mercado de trabalho. Além disso, professores que incentivam a participação em atividades extracurriculares capazes de desenvolver ainda mais habilidades estão proporcionando aos seus estudantes uma futura oportunidade profissional.

A orientação vocacional é outro importante aliado para a escolha de um trabalho, e é por isso que os mestres têm que apontar quais são as potencialidades de cada um.

Baixe o e-book: O que o mercado espera dos profissionais da nova geração

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: