Fundamental, Anos Finais

O Colégio São Judas Tadeu preocupa-se no desenvolvimento global de seu aluno. Além de uma equipe bem capacitada para atender o corpo discente do Ensino Fundamental, Anos Finais, a interdisciplinaridade, a transdiciplinaridade e a contextualização do conteúdo são estratégias bastante utilizadas.

Com o advento da BNCC o Colégio São Judas Tadeu passou a torná-la referência para a construção das novas diretrizes da Escola, baseadas nas competências, nas habilidades e no protagonismo dos alunos.

O objetivo das novas diretrizes foi permitir ao aluno uma formação na qual estivessem entrelaçados conhecimentos e vivências, ou seja, um espaço em que teoria e prática não se dissociassem e tornassem o aprendizado um ato significativo, ligado à vida e às expectativas individuais dos discentes. Ao mesmo tempo, esse processo deve fazer o estudante reconhecer o próprio papel social e analisar os procedimentos técnico-discursivos, histórico-geográficos e naturais que constroem a realidade que o cerca. Com isso, ele aprende não só a pensar criticamente sobre si e sobre o mundo, mas também a respeitar identidades e diversidades e a agir, de modo solidário, no meio em que vive. Trata-se, em síntese, de aliar a capacidade de saber à capacidade de fazer.

Mensalidades

Consulte os valores de mensalidades e conheça nossas condições especiais

Horários de Aula

Manhã: 07h10min às 12h30min
Tarde: 13h10min às 18h30min
sétima aula opcional reforço gratuito para Fundamental, Anos Finais, das  12h30min às 13h20min 

Lista de Livros

Consulte a lista de livros das turmas da Fundamental, Anos Finais, clicando no botão abaixo

Lista de Materiais

Consulte a lista de materiais clicando no botão abaixo

Nossos diferenciais

• Plenamente adaptado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)- referência para a construção das novas diretrizes da Escola, baseadas nas competências (SABER SABER), nas habilidades (SABER FAZER) e no protagonismo dos alunos.

• Desenvolvimento de competências e de habilidades das áreas de conhecimento previstas na BNCC, que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.

• Seis aulas por dia

• Aulas de reforço – têm como base a necessidade de dar um apoio extraclasse para os estudantes que se encontram com dificuldades na aprendizagem, fornecendo atividades diversificadas e de forma individualizada e com metodologia diferenciada.

• Projeto Comunique-se tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa com foco na comunicação oral assertiva, propiciando comunicação oral clara e assertiva, colaboração, resolução de problemas. Além disso, busca identificar os elementos-chave de uma comunicação eficaz, formula  argumentos claros e organizados, respeitar diferentes opiniões e pontos de vista. 

• Projeto Profissões – tem como objetivo proporcionar aos adolescentes o conhecimento da diversidade das profissões e possibilitar a construção de conhecimentos sólidos sobre o mercado de trabalho e as competências necessárias para o desenvolvimento profissional.


• Monitorias (9ºs anos e EM)- Trata-se, na verdade, de aulas de reforço, nas quais alunos ajudam outros alunos, a partir de explicações e de exercícios supervisionados pelos professores responsáveis. Essas aulas são ministradas no contraturno.

• Laboratório Maker – Criar e inovar fazem parte do contexto educacional, pois os alunos querem contribuir com suas ideias e sabem que o mercado busca indivíduos que fazem a diferença. Esses alunos devem ser conduzidos a agir de forma autônoma, com consciência e propósito. Para tornar a aprendizagem realmente efetiva, é preciso unir esforços, dar voz e autonomia ao aluno para pôr em
prática o que aprendeu na teoria.

• Projeto Integrador – Desenvolvimento de competências adquiridas no EF II. Apresentação de trabalho inter ou transdisciplinar sobre temas da atualidade.

• Corpo docente experiente e capacitado – A maior parte dos professores do Colégio São Judas Tadeu é constituída por especialistas, mestres e doutores. Além disso, para ingressar no corpo docente, faz-se um rigoroso processo seletivo em que se avalia o desempenho em sala de aula e a titulação.

LIV (Laboratório de inteligência de vida)

• LIV -desenvolvimento de diversas competências socioemocionais, desde a Educação Infantil até o Ensino
Médio, por meio de recursos lúdicos e de metodologias específicas que ajudam os jovens a desenvolverem habilidades
que irão acompanhá-los em todas as fases da vida.

• O LIV incentiva e promove o debate em torno da educação socioemocional nas escolas e na vida cotidiana.

O que esperar ao final do Ensino Fundamental, Anos Finais, do CSJT?

• Estar preparado para seguir os estudos no Ensino Médio e, posteriormente, numa boa Instituição de Ensino Superior, as de melhor desempenho pelas avaliações do MEC e reconhecidas pelo mercado.

• Ter desenvolvido, além das habilidades técnicas, as habilidades socioemocionais: empatia, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia, criatividade, comunicação, colaboração, pensamento crítico, respeito e caráter. Todas essas habilidades são extremamente necessárias para que os alunos lutem pelas causas que precisam lutar e usem seu talento para resolver problemas.

• Estar preparado para a contemporaneidade a fim de compreender a vida em sociedade exige requisitos para o crescimento e o desenvolvimento do cidadão.

• Estar apto para a transformação realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientadas pelo conhecimento e pela ética.

• Compreender de modo global a realidade para exercer sobre ela papel de agente transformador e para sugerir práticas solidárias de intervenção social.

• Utilizar diferentes linguagens – verbal verbal ou não-verbal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos.

Infraestrutura

• Complexo Esportivo: ambiente utilizado para as aulas de Educação Física, práticas desportivas, eventos esportivos e para as aulas extracurriculares. 

• Sala Google for Education: espaço inovador destinado a professores e alunos para explorar aplicativos, vídeos, infográficos, games e outros meios digitais.

• Estúdio de criação de vídeos: espaço reservado para a atuação no audiovisual, que estimula a capacidade crítica e analítica, promovendo o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, dentre elas a criatividade na hora de escrever roteiros para impactar quem vai assistir, a liderança, ao dirigir equipes de filmagem, e o pensamento dinâmico ao montar diversos formatos audiovisuais.

• Sala de Estudo: espaço que visa ao atendimento de estudantes e professores em suas necessidades de pesquisa, enriquecimento e complementação de trabalhos.

• Laboratório Maker: espaço destinado a “colocar a mão na massa”, “pensar fora da caixa”, “buscar ou propor soluções”, ”resolver problemas”. Todos esses desafios requerem um espaço de aprendizagem que possibilite superar os limites da sala de aula tradicional. É um ambiente personalizado que possibilita a participação em experiências e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que podem gerar resolução de problemas com forte impacto social.

• Laboratório Multidisciplinar: ambiente que possibilita desenvolver aulas práticas de pesquisa envolvendo todos os estudantes, É utilizado como extensão das aulas de Ciências, Química, Biologia e Física em todas as etapas de ensino.

Blog

Confira notícias e informações sobre o Colégio São Judas

Tenha acesso ao nosso material exclusivo sobre bullying

Siga o Colégio São Judas Tadeu nas redes sociais

Quer garantir condições especiais para o próximo período de matrículas?

Cadastre-se e receba todas as atualizações em primeira mão.