Educação Infantil

Para os pais que buscam uma escola de Educação Infantil de qualidade na Mooca, Zona Leste de São Paulo, o Colégio São Judas Tadeu tem uma proposta diferenciada, que contempla o educar, o brincar e o cuidar num espaço físico apropriado. A cultura lúdica e a corporal têm espaço privilegiado no currículo. Na concepção do Colégio, o brincar é um canal para a criança se relacionar com o mundo. É no jogo que ela assimila, recria a experiência sociocultural dos adultos e constrói seus próprios conhecimentos, experimentando e representando o mundo real dentro da escola.

Além dos conteúdos escolares, o brincar também possibilita outras aprendizagens. Por meio do jogo simbólico, as crianças aprendem a conviver melhor dentro do grupo, desenvolvendo maneiras de enfrentar situações, aprendendo a regular o comportamento diante do grupo e a interagir com os pares.

Mensalidades

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Horários de Aula

Infantil: 13h10min às 17h40min
Integral Infantil: 07h10min às 17h40min

Lista de Livros

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Lista de Materiais

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Nossos Diferenciais 🌟

Plenamente adaptada à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

🧸 Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), são assegurados seis direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

🧩 As crianças aprendem em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.

🤝 Interação com os pares e com adultos para que constituam um modo próprio de agir, sentir e pensar e descubram que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.

❤️ Atendimento personalizado em todas as etapas da Educação Infantil. As diferenças individuais são ferramentas utilizadas para a construção de um novo ser, mais responsável e feliz.

📖 Contato com livros e textos que favorecem a compreensão sobre o mundo e sobre as relações que eles estabelecem no dia a dia.

🤸 Reconhecimento do corpo suas sensações, funções corporais e, nos seus gestos e movimentos, identificando suas potencialidades e seus limites para que as crianças desenvolvam, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.

🎨 Convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da Escola, o que possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e de linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.

🗣️ Aprimoramento da língua oral por meio de variadas situações nas quais as crianças podem falar e ouvir, ampliando e enriquecendo seus recursos de expressão e de compreensão.

🎲 Promoção, tomando como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, das aprendizagens dos comportamentos, das habilidades e dos conhecimentos das vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências

🔍 Estímulo da curiosidade e dos processos de percepção e de representação para que se constituam em práticas mais sistematizadas de formulação de questionamentos, seleção, organização, análise e apresentação de descobertas e conclusões.

🧩 Interações com jogos e brincadeiras que norteiam o processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças

Aulas de Inglês, Educação Física, Ginástica Rítmica e Futebol fazem parte da matriz curricular.

🛠️ Laboratório Maker – espaço para criação no contexto educacional

📊 Projeto Integrador – desenvolvimento de competências adquiridas na Educação Infantil, culminando na apresentação de trabalho inter ou transdisciplinar sobre temas pertinentes à idade das crianças.

Corpo docente capacitado e experiente– todo corpo docente da Educação Infantil tem formação na área e experiência na docência

🇬🇧 Projeto Bilíngue CLIL, que proporciona aos estudantes contato com a Língua Inglesa desde a Educação Infantil, estendendo-se até o Ensino Fundamental – Anos Finais. O material didático utilizado é de nível internacional, fornecido pela Macmillan Education, uma editora com mais de 180 anos de atuação em mais de 30 países.

😊 LIV – Laboratório Inteligência de Vida – programa brasileiro que tem por objetivo desenvolver a educação socioemocional, usando um programa que desenvolve competências socioemocionais da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Anos Finais.

Alfabetização

O trabalho na Educação Infantil no Colégio São Judas Tadeu, no que diz respeito ao processo de alfabetização, é feito desde o Minimaternal ao Infantil III, obedecendo aos campos de experiência da BNCC.
A ação pedagógica com crianças de 18 meses a 3 anos tem como objetivo principal o desenvolvimento da linguagem oral, da atenção, da memória, da coordenação motora, da imaginação e da curiosidade, experiências que alicerçam o futuro processo de alfabetização e letramento. 
A ação pedagógica para a faixa etária de 4 a 5 anos é planejada para promover a consolidação da autonomia, da curiosidade e do protagonismo da criança. A estruturação das habilidades iniciais de leitura e escrita está no reconhecimento do alfabeto completo em letra bastão utilizando o método fônico . Apresenta-se a letra cursiva como outra forma de escrita . 
No 1º Ano do Ensino Fundamental,Anos Iniciais,  o processo de alfabetização se dá pela apropriação inicial do sistema da escrita alfabética O trabalho é compreender a natureza alfabética da escrita, dominando a relação fonema-grafema e o conhecimento do alfabeto. Os alunos são estimulados a reconhecer diferentes tipos de letras (bastão/imprensa e cursiva), segmentar palavras, frases e produzir textos.

O que esperar ao final da Educação Infantil do CSJT?

• Os alunos devem estar preparados para seguir os estudos no Ensino Fundamental, Anos Iniciais.

• As crianças devem ampliar os seus conhecimentos e apreço pelo seu corpo, identificar os cuidados necessários para a manutenção da saúde e integridade do organismo e desenvolver atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural quanto em relação à inclusão de alunos da educação especial.

• Os alunos devem expressar percepções simples, bem definidas, de sua vida familiar, seus grupos e seus espaços e de convivência. No cotidiano, por exemplo, desenham familiares, identificam relações de parentesco, reconhecem a si mesmo em fotos (classificando-as como antigas ou recentes), guardam datas e fatos, sabem a hora de dormir e de ir para escola, negociam horários, fazem relatos orais e revisitam o passado por meio de jogos, cantigas e brincadeiras ensinadas pelos mais velhos.

Infraestrutura

• Complexo Esportivo: ambiente utilizado para as aulas de Educação Física, práticas desportivas, eventos esportivos e para as aulas extracurriculares.

• Sala Google for Education: espaço inovador destinado a professores e alunos para explorar aplicativos, vídeos, infográficos, games e outros meios digitais.

• Estúdio de criação de vídeos: espaço reservado para a atuação no audiovisual, que estimula a capacidade crítica e analítica, promovendo o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, dentre elas a criatividade na hora de escrever roteiros para impactar quem vai assistir, a liderança, ao dirigir equipes de filmagem, e o pensamento dinâmico ao montar diversos formatos audiovisuais.

• Brinquedoteca / Mercadinho/ Brinquedão e parques: espaços apropriados para desenvolver o aspecto lúdico e de socialização das crianças.

• Sala de Estudo: espaço que visa ao atendimento de estudantes e professores em suas necessidades de pesquisa, enriquecimento e complementação de trabalhos.

• Laboratório Maker: espaço destinado a “colocar a mão na massa”, “pensar fora da caixa”, “buscar ou propor soluções”, ”resolver problemas”. Todos esses desafios requerem um espaço de aprendizagem que possibilite superar os limites da sala de aula tradicional. É um
ambiente personalizado que possibilita a participação em experiências e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que podem gerar resolução de problemas com forte impacto social.

Alunos protagonistas

Desenvolver a autonomia do aluno é muito importante para a sua formação como cidadão. É por meio dela que a criança adquire a independência necessária para chegar à vida adulta, tomar suas decisões, viver em sociedade e exercer uma plena cidadania. Foi assim que os alunos tornaram-se protagonistas nas suas próprias aulas. Escolhendo o conteúdo, com ajuda dos familiares, estudaram e apresentaram excelentes aulas aos amigos da turma.

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