Para nós, educação tem que fazer sentido na vida do aluno. Buscamos aprendizagem significativa, com o uso de ferramentas diferenciadas nas aulas e aprimoramento permanente de nossos professores. Isso tudo agregado à experiência em educar por mais de 70 anos.
Continuamos investindo em três pilares: proposta pedagógica moderna, inovação tecnológica e infraestrutura. Preparamos alunos para a vida em sociedade, desenvolvendo competências e habilidades, formando cidadãos íntegros, participativos, conscientes e éticos, que transformam o mundo em um ambiente democrático e harmonioso.
Manhã: 07h10min às 13h20min
Projetos Facultativos: 14h às 15h30min
2ª Oficina de Redação
3ª Projeto Profissões
4ª Esportes
5ª Comunique-se
6ª Projeto Atualidades
Consulte a lista de livros das turmas do Ensino Médio clicando no botão abaixo
✅ Plenamente adaptado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
⏰ Sete aulas por dia.
🚀 Projetos opcionais gratuitos oferecidos no contraturno: Plantão de Redação, Projeto Profissões, Projeto Atualidades, Projeto Comunique-se, Projeto Esportes, Monitorias.
⏱️ 3.500h de percurso formativo.
📚 Matriz curricular dividida em Formação Geral e Itinerários Formativos.
🧠 Formação Geral: conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na BNCC, que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do ensino fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.
🧭 Itinerários Formativos: unidades curriculares que proporcionam ao estudante o aprofundamento de seus conhecimentos e o preparo para o prosseguimento dos estudos ou do mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.
📝 Simulados – além da prova multidisciplinar, são realizadas avaliações externas por empresas especializadas no Ensino Médio a fim de preparar os alunos para a sequência acadêmica numa boa instituição de ensino superior e para a vida.
✍️ Redação – além das aulas previstas na matriz curricular, o CSJT tem parceria empresas especializadas na produção de textos para possibilitar aos estudantes a produção e correção comentada de textos via plataforma, bem como o acesso a aulas on-line para ampliar o conhecimento sobre redação.
😊 LIV – Laboratório Inteligência de Vida – é um programa brasileiro que tem por objetivo desenvolver a educação socioemocional, por meio da qual os alunos são preparados para os desafios do século XXI, usando um programa que desenvolve competências socioemocionais da Educação Infantil ao segundo ano do Ensino Médio.
• Estar preparado para seguir os estudos numa boa Instituição de Ensino Superior, as de melhor desempenho pelas avaliações do MEC e reconhecidas pelo mercado.
• Ter desenvolvido, além das habilidades técnicas, as habilidades socioemocionais para ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho.
• Habilidades socioemocionais: empatia, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia, criatividade, comunicação, colaboração, pensamento crítico, respeito e caráter. Todas essas habilidades são extremamente necessárias para que os alunos lutem pelas causas que precisam lutar e usem seu talento para resolver problemas.
• Estar preparado para a contemporaneidade a fim de compreender a vida em sociedade exige requisitos para o crescimento e o desenvolvimento do cidadão.
• Estar apto para a transformação realidade social, valorizando a vida e a dignidade humana, orientadas pelo conhecimento e pela ética.
• Compreender de modo global a realidade para exercer sobre ela papel de agente transformador e para sugerir práticas solidárias de intervenção social.
• Utilizar diferentes linguagens – verbal ou não-verbal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos.
• Sala de Leitura e de Arte: espaço de interação social destinado ao contato com os livros e com as produções artísticas em seus diferentes contextos. Nele, é possível exercitar a escrita, a oralidade, a pintura, a escultura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a fotografia, a história em quadrinhos e a arte digital.
• Complexo Esportivo: ambiente utilizado para as aulas de Educação Física, práticas desportivas, eventos esportivos e para as aulas extracurriculares.
• Sala Google for Education: espaço inovador destinado a professores e alunos para explorar aplicativos, vídeos, infográficos, games e outros meios digitais.
• Estúdio de criação de vídeos: espaço reservado para a atuação no audiovisual, queestimula a capacidade crítica e analítica, promovendo o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências, dentre elas a criatividade na hora de escrever roteiros para impactar quem vai assistir, a liderança, ao dirigir equipes de filmagem, e o pensamento dinâmico ao montar diversos formatos audiovisuais.
• Laboratório Multidisciplinar: ambiente que possibilita desenvolver aulas práticas de pesquisa envolvendo todos os estudantes, É utilizado como extensão das aulas de Ciências, Química, Biologia e Física em todas as etapas de ensino.
• Sala de Estudo: espaço que visa ao atendimento de estudantes e professores em suas necessidades de pesquisa, enriquecimento e complementação de trabalhos.
• Laboratório Maker: espaço destinado a “colocar a mão na massa”, “pensar fora da caixa”, “buscar ou propor soluções”, ”resolver problemas”. Todos esses desafios requerem um espaço de aprendizagem que possibilite superar os limites da sala de aula tradicional. É um ambiente personalizado que possibilita a participação em experiências e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que podem gerar resolução de problemas com forte impacto social.
