Preparado para a Volta às Aulas? Organize-se para o Reinício do Ano Letivo

É hora de retomar a rotina e organizar o material e o uniforme para voltar às aulas com força total

As férias estão chegando ao fim e é hora de voltar para a realidade do dia a dia. Acordar cedo, arrumar os materiais escolares, estudar e fazer o dever de casa. Nos meses que separam o fim de um ano letivo e o início de outro, é natural que muitos alunos deixem de lado os estudos. Os pais, por sua vez, na maioria das vezes também afrouxam as regras e deixam as crianças apenas brincar e se divertir.

Porém, é chegada a hora de retomar os estudos, e você e seu filho precisam estar preparados para o novo ano que se inicia. Esse retorno não deve começar na véspera do início das aulas. A volta às aulas deve acontecer aos poucos, de forma planejada e organizada, pelo menos uma semana antes do primeiro dia de aula. Como está a sua organização com relação a isso?

Lista de materiais escolares em dia

Materiais escolares

Prepare os materiais escolares para a volta às aulas.

A primeira coisa que você deve verificar antes do início das aulas é a lista de materiais escolares. É preciso estar com tudo em dia para que o seu filho não tenha algum prejuízo eventual por conta da falta de um livro ou de algum material de estudo que seja necessário para ser utilizado em sala de aula.

A recomendação é checar os livros e os materiais que foram solicitados pela escola e comprar todos eles o mais rápido possível. Existe o risco, por exemplo, de algum livro estar esgotado ou em falta e, caso isso ocorra, você não terá muito o que fazer a não ser esperar. Por isso, aqueles que saem na frente e se planejam para comprar antes levam vantagem sobre os demais, podendo até mesmo conseguir preços mais interessantes.

Uniforme para o ano todo

Crianças brincando de uniforme

Além do material escolar o uniforme é muito importante também na volta às aulas.

Além do material escolar, é preciso ficar de olho também no uniforme que as crianças vão usar durante o ano. Como elas estão em fase de crescimento, a numeração das roupas de um ano para outro pode mudar consideravelmente. Além disso, some o fato de que eles acabaram de sair de um período de férias, onde naturalmente se come mais e uns quilinhos extras podem ter aparecido.

Por isso, faça com que seus filhos provem as roupas do ano anterior para ver se elas ainda estão servindo ou se precisam de algum ajuste. Você terá tempo para levar as roupas até uma costureira para eventuais reformas. Se não for possível reaproveitar, já encomende os uniformes novos que deverão servir para o ano todo.

Retomando a rotina

Durante o período de férias, nos acostumamos a ficar um pouco mais relaxados com as obrigações. Com as crianças não é diferente, e é bem possível que o corpo delas já tenha se acostumado com novos horários. Dormir mais tarde, acordar mais tarde e poder descansar a qualquer hora, sem muitas preocupações, mudam a rotina de qualquer um.

A boa notícia é que, em geral, o corpo humano precisa de apenas sete dias para se acostumar com uma nova rotina. Portanto, uma semana antes da volta às aulas é hora de voltar aos poucos a tudo aquilo que vocês faziam durante o ano letivo. Estimule seu filho a dormir mais cedo, habitue-o a acordar com o despertador e peça para o seu filho dar uma folheada nos livros e cadernos do ano anterior. Isso vai ajudá-lo a recapitular algumas coisas e faz também com que o cérebro volte aos poucos a entrar em um estado mais alerta e concentrado.

Visite a sua escola antes de as aulas começarem

Pais visitando a escola do filho

Visitar a escola do seu filho é essencial na volta às aulas.

Essa também é uma boa dica que ajuda os alunos a voltarem para a rotina mais rápido. Na semana que antecede o início das aulas, vale a pena fazer uma visita na escola para conhecer os novos professores e conversar com a equipe pedagógica para saber as novidades e as expectativas para o ano que se inicia.

No Colégio São Judas Tadeu, por exemplo, as portas estão sempre abertas para pais e alunos que estejam interessados em interagir um pouco mais com o mundo acadêmico. Se o seu filho está mudando de colégio, a importância de uma visita à nova escola é ainda maior, já que seus filhos poderão se familiarizar com tudo aquilo que os espera ao longo do ano.

Trace as metas para o novo ano junto com seu filho

Esse é um hábito que a maioria dois pais não têm, mas que pode ser bastante saudável para tentar com seu filho antes de o ano letivo começar. Sente-se junto com ele para conversar sobre as novidades que estão por vir nessa nova fase. Relembre como foi a sua época de estudos nessa mesma série e oriente-o sobre o que ele terá que fazer para se sair bem nos estudos.

É de extrema importância que a criança já comece o ano empolgada para as aulas, de forma que possa render mais e garantir boas notas já no início, para não se complicar depois. Nos últimos bimestres, é natural que todos já estejam mais cansados e, se o seu filho não precisar mais se preocupar em conseguir a pontuação mínima para passar de ano, ele já vai ter tirado um peso das costas. Dessa forma, ele poderá se concentrar em aprender e aproveitar cada dia de aula, de forma organizada e sem correrias de última hora.