Educação infantil: Entenda com que idade seu filho deve ingressar na escola

Compreender a idade correta para o ingresso na escola é fundamental para o desenvolvimento educacional e emocional de seu filho. Desde o 2º semestre de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelecem os critérios de idade para a matrícula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Vamos entender melhor essas diretrizes e como elas impactam o percurso educacional dos seus filhos. Continue a leitura e confira!

Idade de ingresso: Resoluções importantes

Educação Infantil:

Para a Educação Infantil, especificamente na fase da Pré-Escola, a idade mínima obrigatória para matrícula é de 4 anos completos até o dia 31 de março do ano letivo. Esta etapa é crucial, pois prepara os pequenos para os desafios futuros do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional.

Ensino Fundamental:

Quanto ao Ensino Fundamental, a exigência é que a criança tenha 6 anos completos até 31 de março do ano em curso. Esta fase marca o início da jornada acadêmica formal, onde a criança começará a explorar conhecimentos mais aprofundados e diversas habilidades essenciais.