Passeios Escolares culturais

Uma das atividades mais memoráveis das quais as crianças e jovens em época escolar podem participar são os passeios escolares culturais promovidos pela instituição de ensino.

Mesmo quem já saiu da escola guarda belas lembranças desses estudos do meio. Pois eles são atividades ricas em conhecimentos, descobertas e associação dos conteúdos de sala de aula com o mundo exterior.

Participar de um passeio escolar cultural é uma excelente forma de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos na escola. O que proporciona aos alunos a percepção de que aquilo que se aprende na sala de aula vai muito além do quadro-negro e dos cadernos.

Além disso, fazer um passeio com os colegas e professores costuma ser muito divertido. Rendendo fotos e lembranças para a vida toda.

Passeios culturais em São Paulo com a escola

O Colégio São Judas Tadeu, localizado em São Paulo. Tem vários exemplos práticos de como os passeios fora da escola podem ajudar a agregar conhecimentos.

Sempre com um fundamento pedagógico. Os estudos do meio são verdadeiros eventos na vida das crianças. Veja alguns dos passeios culturais em São Paulo que a escola realizou:

• Visita à fábrica da Nestlé – Tour do Chocolate
    A visita à fábrica da Nestlé, regada a muito chocolate, permitiu aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental entender melhor os resultados e transformações da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII.
    Com o passeio, aquilo que parecia estar apenas ilustrado nos livros de História mostra-se bastante real e presente. Ainda mais porque os alunos puderem acompanhar todo o processo de produção do chocolate.
  • Visita à fábrica da Bauducco
    Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu fizeram um passeio muito interessante: eles visitaram a fábrica da Bauducco, localizada em Guarulhos. E puderam aprender na prática como acontece o processo industrial.
    Por lá, foi possível conhecer o processo de produção das torradas, dos panettones e dos pães de mel. Possibilitando que as crianças vissem de perto o funcionamento das máquinas e a movimentação dos funcionários.
  • Passeio à Fazendinha Cia. Dos Bichos
    Outro passeio cultural promovido pelo Colégio São Judas Tadeu foi a visita das turmas do segundo ano do Ensino Fundamental à Fazendinha Cia. Dos Bichos, uma minifazenda que permite que os visitantes interajam com os animais.
    Com o acompanhamento dos monitores, os alunos puderam se aproximar dos animais para alimentá-los. Além de passear de cavalo e charrete e ordenhar as vacas.
    Quando moramos em uma cidade como São Paulo, pode ser difícil ter esse contato tão próximo com a natureza.
    Por meio desse passeio, a escola pôde trabalhar conceitos aprendidos nas aulas de Ciências e ainda foi capaz de proporcionar uma vivência que nem todos os alunos têm a oportunidade de desfrutar.
  • Visita ao Sítio do Carroção
    Entre os passeios culturais em São Paulo, um dos mais interessantes é realizar uma visita a um sítio. Por isso, o Colégio São Judas Tadeu organizou um passeio dos alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental ao Sítio do Carroção. Um resort pedagógico onde eles puderam vivenciar os conteúdos da disciplina de Ciências.
    Durante a visita, os alunos tiveram contato com os  animais, podendo alimentá-los e observá-los em seu ambiente natural. O Sítio do Carroção ainda oferece vários projetos como trilhas temáticas do “Elo Perdido”, com vários elementos da paleontologia. E do “Indiana Jones”, além de poder explorar uma série de atividades sobre o relevo e animais aquáticos.
  • Passeio ao viveiro Dedinho Verde
    Os alunos das turmas de segundo ano do Ensino Fundamental fizeram um animado passeio ao Dedinho Verde, um projeto de educação ambiental e jardinagem infantil que fica dentro do viveiro orgânico de ervas e temperos Sabor da Fazenda.
    Na visita, de aproximadamente 3 horas, as crianças vivenciaram conteúdos como identificar os diferentes temperos e ervas aromáticas, a importância da reciclagem e o crescimento das plantas, incluindo o papel dos insetos que habitam hortas e jardins.
    No final, os alunos puderam levar para casa um vasinho plantado por eles mesmos.

Outros passeios culturais em São Paulo

Além das dicas de passeios realizados pelo Colégio São Judas Tadeu, a cidade de São Paulo oferece uma série de outras oportunidades e atividades culturais que unem a diversão ao aprendizado. Conheça as dicas:

• Pinacoteca do Estado de São Paulo
    Construído no Jardim da Luz, o belo edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo é o mais antigo museu de arte do estado, contando com exposições e eventos culturais.
    O acervo conta com mais de 10 mil peças da arte brasileira, principalmente da pintura produzida entre os séculos XIX e XX.
  • Museu do Futebol
    Localizado dentro do estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol divide seu espaço em três áreas: Emoção, História e Diversão.
    Na Sala do Torcedor, logo no começo da visita, é possível ver de perto objetos típicos da torcida, como bandeiras e chaveiros.
    Existe também um espaço em que são exibidas imagens em movimento de grandes jogadores como Pelé, Zico, Romário, Sócrates, Ronaldo, Rivelino, entre muitos outros.
    Na Sala das Origens, os visitantes podem entender mais sobre como a fusão étnica beneficiou nosso futebol. Ainda, um túnel fechado busca reviver a emoção da Copa de 1950.
  • Cidade das Abelhas
    Neste parque localizado em uma extensa área de Mata Atlântica, as famílias podem aprender sobre a produção do mel no Museu Completo de Apicultura, além de ouvir o som das abelhas na Colmeia Gigante.
    Na Colmeia de Vidro, por sua vez, os visitantes podem observar com toda a segurança o trabalho realizado por esses insetos.
  • Outros passeios realizados pelo Colégio onde os alunos e professores vivenciam o conteúdo são: Parque Sabina, Museu Catavento e Aquário de São Paulo.