Notícias do CSJT!

Confira abaixo tudo o que aconteceu no Colégio São Judas Tadeu em março

Educação Infantil e 1º ano

Recreação na piscina

Nas aulas de Educação Física, o Colégio São Judas, oferece aos alunos da Educação Infantil e do 1°ano do Ensino Fundamental a oportunidade de recreação na piscina aquecida. O contato com a água, além de ser prazeroso para as crianças, é motivo de muita alegria e diversão. O objetivo é explorar o desenvolvimento motor e corporal de forma lúdica com a integração social e emocional dos colegas, professores e funcionários em um novo ambiente. Afinal, qual criança não gosta de água?

Aluno na piscina do Colégio São Judas

Aulas de Educação Física de Educação Infantil e do 1°ano do Ensino Fundamental oferecem recreação na piscina aquecida

Muitas crianças, muitas histórias!

Conhecer o outro e a si mesmo significa comparar situações e estabelecer relações. Nesse processo comparativo e relacional, o conhecimento de cada aluno do 2º ano, em relação a si e ao outro, foi retratado nas pesquisas realizadas por ele e sua respectiva família. Com diferentes países, hábitos e costumes, os estudantes conheceram o mundo!

Diversas imagens para ler

A alfabetização visual dá ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que ele vive, interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos. Mais que isso: ele descobre as próprias concepções e emoções e aprende a apreciar uma imagem. Com base nisso, as aulas de Técnicas de Redação e Gramática, do 6º ao 9º ano, com a professora Maria Paula Del Bianco, começam a ter um novo olhar. Seus alunos descrevem, analisam, interpretam, fundamentam, revelam e retiram elementos gramaticais para suas produções textuais. Os 6º e 7º anos, pela interpretação de telas de Renoir e Monet (La Grenouillère), mostram os resultados. Na busca de informações sobre o autor, fazendo comparações das obras e analisando, eles finalizaram com uma releitura e o desenvolvimento de frases de períodos simples, compostos, classes e palavras.

Alunos lendo

Alunos do 6º ao 9º ano aprendem a alfabetização visual

Alimentos e reações químicas*

O conhecimento a respeito das reações químicas é amplamente utilizado para a obtenção de produtos em nível industrial. Porém, o que muitas vezes passa despercebido é o fato de estarmos rodeados de reações químicas e que a melhor compreensão de tais reações nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos. Nas aulas, foram abordados temas como cinética química e equilíbrio químico. Na indústria, tais conhecimentos são utilizados, por exemplo, para melhorar a eficácia, a velocidade e o rendimento de determinado processo químico.

No dia-a-dia, fazemos uso constante de tais conceitos. Vejamos, por exemplo, o fato de que todos sabemos que alimentos frescos são mais bem preservados e mantêm suas características originais por mais tempo quando refrigerados, isso se deve ao impacto que a diminuição da temperatura teve sobre a cinética química, uma redução de temperatura é capaz de diminuir a velocidade global de uma reação química! Assim sendo, devido à baixa temperatura o processo de degradação de tais alimentos é retardado em função da refrigeração.

* Texto escrito pelo professor de Química Fernando Ponce, da 3ª série do Ensino Médio

Departamento de esportes

Abertura do JEC 2017

Com muito entusiasmo e espírito competitivo, os alunos do Colégio São Judas realizaram a abertura dos Jogos Esportivos Culturais (JEC). As equipes estão representadas por cores, onde até o fim do ano somarão pontos em diversas atividades esportivas e culturais. As apresentações de Taekwondo e Ginástica Rítmica dos alunos dos cursos extracurriculares foram realizadas com sucesso e demostraram a vivência no esporte. O evento teve também a participação dos atletas Thiago Machado (do Vôlei) e Carlos Eduardo Chinin (Decatlo/Heptatlo), ambos ganhadores de inúmeros títulos nacionais e internacionais que, com seus exemplos de dedicação, disciplina, respeito e perseverança, mostraram aos alunos a importância não somente no esporte, mas em todas as profissões da vida. O Colégio São Judas Tadeu agradece a participação dos atletas e parabeniza alunos, equipe pedagógica e funcionários.

Direto da secretaria do Colégio São Judas

Documentação, carteirinha e avaliação

Para os alunos novos e veteranos, vale sempre o lembrete de que é fundamental ter todos os documentos em dia com a Secretaria, como histórico escolar, atestado médico e cópias de documentos, como RG, CPF e certidão de nascimento. Informações como uma simples alteração de cadastro com telefones e endereço também são essenciais. Basta ligar no telefone (11) 2174-6409 ou enviar um e-mail para atendimento@csjt.com.br.

Outro lembrete importante é o estudante estar sempre com a carteirinha escolar na entrada e saída da escola. Além de reforçar a segurança de todos, o acesso funciona com mais rapidez. Por fim, o Colégio São Judas avisa que em abril começam as avaliações do 1º trimestre. O estudo diário e o desempenho do aluno em relação às tarefas, aos trabalhos, às leituras e todos os outros deveres pedagógicos bem-feitos, refletem um ótimo resultado. Não deixe para se preparar na véspera das provas.