Motivação e Dedicação: a Fórmula para o Sucesso

De acordo com o dicionário, a palavra motivação, além de se referir ao ato ou efeito de motivar, é sinônimo também de motivo e causa.

E motivo e causa são dois itens que você precisa levar bastante a sério se o seu objetivo é alcançar uma posição de sucesso em qualquer circunstância de sua vida.

Não basta apenas idealizar. Idealizar é apenas uma pequena parte da trajetória, o início de tudo, as bases do seu sonho que, em um primeiro momento, parece muito distante.

Mas como vencer as adversidades e transformar sonho em realidade, mantendo-se motivado e segundo sempre em busca de um ideal. Nesse artigo, vamos falar sobre esse assunto e trazer algumas ideias de automotivação.

O primeiro passo: defina um objetivo que te dê motivação

Antes de qualquer coisa, você precisa definir para si mesmo o que você considera como “sucesso”. Para alguns, isso pode significar ter um emprego com um ótimo salário enquanto outros medem as vitórias como a capacidade de viajar pelo mundo ou constituir uma família.

Cada um de nós tem a sua maneira de definir o que é ser bem-sucedido e não há uma que esteja certa ou errada. A questão aqui é definir um objetivo principal e ir em busca dele. Isso não significa que sonhar apenas é o suficiente.

É preciso arregaçar as mangas e ter muita dedicação para conseguir o que se deseja. Além disso, é fundamental traçar uma estratégia e definir pequenas metas a serem cumpridas em um determinado espaço de tempo.

Arregace as mangas: como você vai conquistar os seus sonhos

Depois de ter definido onde você quer chegar, é hora de traçar um plano e começar a colocar em prática a sua estratégia.

É justamente nesse ponto que a motivação acaba derrubando aqueles que não têm muita certeza do que querem. Somente aqueles que estão dispostos a fazer alguns sacrifícios é que conseguem seguir em frente.

Vamos a um exemplo: suponha que seu objetivo maior é o de aprender inglês e ter o domínio do idioma. Para isso você vai precisar elaborar um plano e isso inclui aulas de inglês, leitura de livros e jornais, prática de conversação ou quem sabe até um intercâmbio em outro país.

Entretanto, todas essas coisas custam tempo e dinheiro. Se hoje você não os possui, então terá que mexer na sua rotina e nas suas finanças para que os tenha.

E para isso você vai ter que se dedicar…

Na vida não podemos ter todas as coisas. Em diversos momentos, será preciso abrir mão de uma coisa para que se possa conseguir outra.

No nosso exemplo, eventualmente você terá que deixar de sair em um sábado de sol para ficar em casa estudado uma hora a mais. Você terá que deixar de comprar um jogo de vídeo game para poder comprar um livro. E assim por diante.

A automotivação para seguir em frente, mesmo diante das adversidades, e mesmo nos momentos em que o seu sonho parece estar muito distante é que vai definir se você vai conseguir atingir os seus objetivos ou não.

Comemore as vitórias pelo caminho

A sua jornada pode ser longa, mas ao longo dela você vai passar por bons e maus momentos. É preciso ter muita força de vontade para seguir quando tudo parece conspirar contra você.

Entretanto, são nesses momentos que você deve analisar o motivo pelo qual as coisas deram errado ou não saíram como você queria. Repense sua estratégia e redobre os seus esforços quando algo não estiver indo bem.

Da mesma maneira, saboreie cada conquista ao longo do caminho. Quando temos um objetivo muito distante em mente, é importante marcar para si pequenas metas que possam ser cumpridas em menor tempo.

Voltando ao nosso exemplo do idioma, pense em que emoção será quando você terminar de ler o seu primeiro livro em inglês. Ou, ainda, quando você concluir o primeiro nível de aprendizado.

Certifique-se de dar um presente a si mesmo em cada uma dessas boas circunstâncias. Comemore e use essas pequenas vitórias como trampolins de motivação para seguir sempre em frente.

Depois de um tempo, você verá que é muito mais fácil caminhar pensando no passo seguinte e vai se acostumar e se manter motivado por mais tempo.

Nenhum sonho é grande demais

Tudo aquilo que podemos sonhar somos capazes de realizar. Todo e qualquer sonho que dependa unicamente da sua força de vontade pode ser alcançado.

Porém, somente um sonho bonito e um plano bem construído não são suficientes para que as coisas aconteçam. A dedicação e o esforço que você põe em cada gesto é que vão fazer a diferença com o passar do tempo.

Procure não se desviar do caminho que você acredita ser o correto e evite os atalhos que, em um primeiro momento, podem parecer convidativos, mas que de uma forma ou de outra podem comprometer a uma integridade.

Assim, por mais que você demore até concluir os seus planos, no final das contas ao olhar para trás você verá que todo aquele seu esforço valeu a pena.

Acredite em você. Você tem o poder de transformar a si mesmo, as pessoas próximas e, quiçá, o mundo. Basta apenas acreditar e se manter a motivação e a dedicação.

Se esse artigo te ajudou, venha conhecer mais sobre o Colégio São Judas Tadeu. Somos uma escola na Mooca que sempre visa o crescimento dos nossos alunos através de muita motivação e incentivo!