Livros infantis que as crianças mais gostam

Compartilhe:

Dos clássicos a best sellers: conheça alguns dos livros que encantam as crianças dos 6 aos 13 anos.

 

A leitura é uma paixão que se adquire quando criança. O hábito da leitura é importante para despertar a criatividade, conhecimento e cultura. Ler historinhas em voz alta para crianças desde pequenas é uma atividade importante na formação dos futuros cidadãos, além de ajudar a estreitar os laços afetivos dos os pais/cuidadores com as crianças.

livros-infantis-como-escolher-o-mais-adequado

Para que as leituras possam agradar verdadeiramente as crianças deve-se respeitar os temas indicados para as diferentes faixas etárias da infância. Cada fase da criança possui mais ou menos uma faixa de temas que despertarão em maior intensidade o gosto dos pequenos pelos livros. Isto acontece porque cada idade possui um nível de vivência, maturidade intelectual e áreas de interesse que serão proporcionais às temáticas dos livros.

Temáticas de interesse por faixa etária

Com tantos livros disponíveis em livrarias e bibliotecas, fica até difícil escolher algum para presentear e agradar uma criança. Mas é possível estabelecer diferentes níveis de compreensão, cujas temáticas podem agradar determinados períodos da idade do pequeno. Veja abaixo:

Entre 6 a 8 anos: as crianças esperam humor e extensão das experiências de vida como boas temáticas de leitura.

De 8 a 10 anos: crianças nessa faixa etária, gostam de leituras que estão ligadas às suas experiências de vida. Nesta idade elas já possuem maior autonomia e já interagem bem entre grupos. Livros de ação, sobre a natureza e como as coisas funcionam tendem a funcionar esta idade.

De 10 a 12 anos: Além do humor, natureza e aventura, as crianças nesta faixa de idade já começam a se interessar por literatura que denota mistério: heróis, mitologia, viagens, cultura de povos diferentes e romances de aventura tendem a funcionar bem.

A partir dos 13 anos: Com o repertório cultural ampliado e vivência mais amadurecida, as crianças nesta idade (que na verdade já estão na transição para a adolescência) tendem a se interessar por temáticas mais complexas: violência, guerras, conflitos culturais e sociais.

 

livros-infantis

Clássicos são clássicos

Existem livros que duram para sempre, com histórias que podem ser adaptadas para todas as épocas, tornando os contos atemporais. Os clássicos da literatura infantil são muitos e é  provável que você já tenha lido de cabo a rabo um ou todos esses clássicos.

 

Contos de Perrault

Por Fernanda Lopes de Almeida
Faixa etária: a partir dos 6 anos

livros-infantis-contos-de-perrault

Livro que reúne contos clássicos como Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, A Gata Borralheira, O Gato de Botas, entre outros escritos pelo autor francês Perrault. São histórias já conhecidas que poderão enriquecer o repertório dos pequenos.

 

Reinações de Narizinho (Volumes I e II)

Por Monteiro Lobato
Indicação etária: 6 a 9 anos

livros-infantis-monteiro-lobato

Lobato sem dúvida é excelente como escritor de literatura infantil. Neste clássico, ele reúne a turma do Sítio do Picapau Amarelo: Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tia Nastácia. As histórias são deliciosas tanto para a leitura em voz alta quanto para deixar a criança se divertindo com este maravilhoso item da literatura brasileira.

 

Alice no País das Maravilhas

Por Lewis Carrol

Faixa etária: a partir dos 9 anos

livros-infantis-alice-no-pais-das-maravilhas

Este livro foi tido como o primeiro grande título da literatura moderna infantil. O livro conta a saga da menina Alice, que cai acidentalmente em um poço e vai parar em outro mundo. A história conta com desenhos e filmes infantis, o que não é necessariamente uma má ideia, pois no livro, o pequeno leitor descobre que existem trechos importantes do livro que não foram transpostos para a telona.

 

A Bolsa Amarela

Por Lygia Bojunga

Faixa etária: a partir dos 8 anos

livros-infantis-a-bolsa-amarela

 

Neste conto, a personagem Raquel guarda em uma bolsa três vontades: de crescer, de ser menino e de ser escritora. A história aborda conflitos internos e externos da personagem, que se revelam por meio da fantasia, sonhos amigos secretos e a vivência do mundo real.

 

crianca-lendo

 

Best sellers da literatura atual

Além dos clássicos, a garotada pode se render ao maravilhoso mundo da nova literatura, que sempre conta com novidades, juntando histórias gostosas a lindas ilustrações que prometem fazer com que os pequenos fiquem vidrados. Confira abaixo alguns sucessos da literatura infantil lançados nos últimos anos:

Colo de avó

Por Roseana Murray e Elisabeth Teixeira

Faixa etária: a partir dos 3 anos

livros-infantis-colo-de-avo

São histórias contadas por meio de poemas delicados e divertidos, sobre essa figura carinhosa e marcante na vida das crianças: a vovó, que tem o abraço mais apertado e um colo quentinho para acalentar o coração do netinho.

 

Até as princesas soltam pum

Por Ilan Brenman

Faixa etária: até 12 anos

livros-infantis-ate-as-princesas-soltam-pum

Neste divertido conto, a personagem Laura questiona o seu pai com uma pergunta inusitada: afinal, princesas soltam pum? Começa ai um divertido diálogo entre a curiosa personagem e seu pai. O livro está entre os mais vendidos no mundo e já até ganhou adaptações para o teatro.

 

O Amor do Pequeno Príncipe

Por Antoine de Saint-Exupéry

Faixa etária: a partir dos 5 anos

livros-intantis-o-amor-do-pequeno-principe

Se você sentiu falta do clássico O Pequeno Príncipe na nossa lista, este livro apresenta textos inéditos de Saint-Exupéry, podendo ser usado para enriquecer a bela história do príncipe e sua rosa.. O conto é feito em forma de cartas assinadas pelo Pequeno Príncipe, que narra uma linda história de amor.

O menino do pijama listrado

Por: John Boyne

Faixa etária: 13 anos

livros-infantis-o-menino-do-pijama-listrado

Uma fantástica história de amizade entre duas crianças em tempos de guerra. O conto é ambientado em plena segunda guerra mundial e mostra a vida de duas crianças, um judeu e um alemão. Inocentes, as crianças descobrem a amizade entre dois inimigos de guerra.

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: