Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 06 de maio, de acordo com a Lei número 12.835 de autoria da Deputada Raquel Teixeira. Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, carioca nascido no final do século XIX, com formação em Engenharia Civil, mas, por conta de sua paixão por lecionar matemática, nunca exerceu tal profissão. 

Entre os muitos livros publicados por Malba Tahan, destaca-se: O Homem que Calculava, livro em que narra as proezas e as aventuras do calculista Beremiz Samir em Bagdá do século XIII. Destacam-se, entre essas aventuras e proezas, a divisão de 35 camelos por 3 irmãos, os 4 quatros por meio da qual Beremiz escreve os números de um a dez utilizando sempre quatro números quatro, e o problema da divisão dos 21 vasos. 

Entre as denominações da matemática, duas chamam a atenção: A matemática é a rainha das ciências – Carl Friedrich Gauss – e A matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o universo – Galileu Galilei.

Você já se perguntou como seria um mundo sem matemática? 

A matemática está presente em todo momento da vida de todas as pessoas, no entanto, nem sempre notamos isso no cotidiano. Muitas profissões utilizam a matemática no dia a dia sem sequer notar que estão empregando conceitos ensinados nas escolas. Quando alguém paga algo e verifica o troco dado pelo atendente, conta a quantidade de repetições realizadas em determinado exercício, ou a distância que percorreu andando de bicicleta pelo bairro, ou ainda quantas horas do seu dia é possível utilizar para aprender um novo idioma. Tudo isso, e muito mais, é matemática.

Sem comentários

Postar um comentário