DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

No dia 28 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Educação. A data ficou internacionalmente conhecida como Dia Mundial da Educação porque, nesse dia, no ano 2000, foi realizado no Senegal o Fórum Mundial de Educação de Dakar e contou com a participação de 164 países, incluindo o Brasil. O principal objetivo foi estabelecer o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030.

Muito antes disso, mais precisamente em 1947, o Professor Alberto de Mesquita Camargo e sua esposa Alzira Altenfelder Silva Mesquita, um casal apaixonado pela educação, fundaram o Colégio São Judas Tadeu. A intenção dos professores foi, percebendo um déficit da educação em especial na Zona Leste da cidade, oferecer um ensino de qualidade. Assim tem sido durante esses mais de 70 anos de vida do CSJT.

Depois desse registro histórico, convém, neste período de absoluta exceção, fazer algumas reflexões sobre o contexto atual do Colégio, que, da noite para o dia, teve de se adaptar em sua plenitude ao mundo virtual, o chamado ensino a distância ou aulas remotas.

Como os investimentos na área de tecnologia vinham sendo realizados ao longo dos últimos anos, professores, coordenação, direção e pessoal técnico administrativo fizeram as devidas adaptações e lançaram essa nova modalidade de ensino. O Colégio São Judas Tadeu, obedecida a legislação vigente, substituiu as aulas presenciais da educação básica pela modalidade a distância. As aulas são ministradas em plataforma específica, que oferece ferramentas de comunicação e de colaboração para aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

São premissas básicas de oferta do EAD: aulas em tempo real, nos mesmos dias e horários do presencial, interação com o professor, material personalizado, dinâmico e criado pelo professor e divulgação prévia de cronograma e calendário. São essas premissas que possibilitam o encurtamento da distância, embora em ambiente virtual, do professor e do aluno. São os mesmos professores, nos mesmos horários, que fazem um trabalho que mantém a qualidade de ensino, usando ferramentas modernas e interativas.

Passada a pandemia, retomado o ensino presencial, todos, professores, alunos, pais, direção, coordenação, pessoal técnico administrativo, guardarão com carinho essa experiência inédita, que possibilitou desenvolver, dentre outras, novas habilidades, como a solidariedade, a cooperação a empatia e a responsabilidade.

O mundo será melhor depois da Covid 19. O ser humano vai passar a olhar o próximo com maior atenção. As relações pessoais tenderão a ser mais dinâmicas e humanas. É o que o Colégio São Judas Tadeu espera e aproveita este dia tão importante para parabenizar a todos os professores e funcionários pela enorme  dedicação e pelo brilhante trabalho desenvolvido em prol da educação e do bem-estar dos alunos e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário