Como se Preparar Para o ENEM? Confira Nossas Dicas

Compartilhe:

Confira nossas dicas para ficar de olho nas datas de inscrição para as provas e manter os estudos em dia para conseguir boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio

Desde o último dia 8 de maio estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos têm até o dia 19 de maio para fazer a inscrição diretamente no site oficial o INEP.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 82,00. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos, e a expectativa é que a edição deste ano reúna cerca de 7,5 milhões de estudantes.

As notas do ENEM podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni), no Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de Ensino Superior de Portugal. As informações completas sobre o ENEM 2017 podem ser conferidas diretamente no Edital do concurso.

Sem sombra de dúvidas, para o estudante que está no Ensino Médio, o ENEM é uma prova importante e que terá um peso significativo na hora que você for escolher um curso de graduação em uma universidade.

Portanto, estudar para o ENEM e garantir uma boa nota na prova pode ser o primeiro grande passo para você conseguir aquela vaga tão sonhada no vestibular.

Alunos em auditório se preparando para o enem

O ENEM é uma prova importante e que pode te ajudar a entrar na faculdade que deseja.

Como se preparar para o ENEM

O primeiro passo para se preparar para o ENEM é conhecer o exato teor daquilo que vai ser cobrado nas provas. Essas informações podem ser encontradas no edital.

Por meio dele você pode checar quais conteúdos já foram estudados ou não, permitindo que você tenha uma noção de quais matérias precisam ser revisadas até o dia da prova.

Quem já leu algum material preparatório para o ENEM sabe que o foco principal das provas está em conhecimentos relacionados a temas da atualidade.

Dessa forma, estar atento aos temas apresentados em jornais, revistas e grandes portais de notícias é fundamental para se manter bem informado.

Estudante fazendo o ENEM

O edital pode te ajudar a se preparar para o ENEM

Veja mais algumas dicas de como estudar para o ENEM:

1 – Faça resumos dos conteúdos estudados

Uma das melhores maneiras de se preparar para qualquer tipo de prova é por meio de resumos. À medida que você lê o conteúdo, anote em um caderno à parte, com as suas palavras, um resumo daquilo que é mais importante.

Essa metodologia serve para duas coisas: a primeira delas, além de ler a matéria, é fazer com que você possa interpretá-la, deixando o conteúdo guardado com a suas palavras, marcando frases importantes.

Depois de concluídos os resumos, se torna mais fácil também retomar os estudos, uma vez que o material produzido por você mesmo é menor e mais objetivo em relação aos temas tratados.

Aproveite as leituras para anotar todas as dúvidas que você tiver e, posteriormente, converse com seus professores para esclarecer cada uma delas.

Aluno fazendo resumo

Uma das formas de se preparar para o ENEM é fazer resumos dos conteúdos estudados.

2 –  Faça exercícios para fixar a matéria e treinar

Como se preparar para o ENEM sem fazer exercícios? Paralelamente às suas leituras e resumos, uma das melhores maneiras de testar os seus conhecimentos é resolvendo questões.

Existem uma série de sites hoje em dia que trazem milhares de questões relacionadas aos temas cobrados no ENEM e vale muito a pena tirar alguns minutos do dia para resolver o máximo possível de perguntas.

Esse também é o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas. Se o conteúdo de uma questão não foi abordado em seu resumo, volte a ele para incluir as novidades.

Se durante a resolução você ficar com dúvidas ou não souber como resolver uma questão, separe as perguntas e apresente para o seu professor. O importante é não ficar com dúvidas acumuladas para o dia da prova.

Aluno estudando para o ENEM

Fazer exercícios relacionados as matérias ajuda no entendimento da matéria.

3 – Redação: pratique sempre e escrevendo à mão

Não tem como se preparar para o ENEM sem treinar a redação. Cada vez mais nos acostumamos a escrever menos com caneta e quando precisamos produzir um texto assim podemos sentir algum tipo de dificuldade.

Para a redação principal você vai precisar praticar, resolvendo questões de provas anteriores ou incluindo temas atuais na sua lista de tarefas. A recomendação é que você faça ao menos uma por semana e deixe que o seu professor a corrija.

Além dos estudos gramaticais de Língua Portuguesa, a melhor maneira de adquirir conhecimento para uma boa redação é por meio da leitura.

Quando você lê bastante a tendência é que o seu vocabulário aumente e, com isso, você tem mais bagagem na hora de escrever um texto.

Busque as principais obras de Literatura Brasileira indicadas pelos seus professores e sempre que encontrar uma palavra diferente pesquise o significado dela no dicionário.

Um bom exercício é tentar sempre escrever um parágrafo em que obrigatoriamente você precise usar a nova palavra. Isso estimula você a pensar e introduzir o novo vocábulo na sua linguagem.

Por isso, o Colégio São Judas, escola na Mooca disponibiliza um profissional adequado para orientar os alunos do Ensino Médio para acompanhá-los após o período de aula, fornecendo apoio para cada vez mais os alunos.

Saibam estruturar um texto, seja ele narrativo ou dissertativo.

Aluno fazendo redação do ENEM

Pratique escrever a redação no papel. Além disso, leia bastante.

4 – Organize o seu tempo

Embora você ainda tenha seis meses para a prova, não deixe para estudar para o ENEM na última hora. A quantidade de conteúdo abordada nas provas é grande e, por conta disso, você deve aproveitar bastante o ano letivo.

Cheque com calma cada tópico, estudando pelo menos duas horas por dia, e tirando todas as suas dúvidas com os professores.

A preparação para o ENEM já é uma prévia dos conhecimentos que você vai precisar saber para prestar vestibular em uma universidade, de forma que é preciso ter consciência de que essa é uma fase muito importante na sua vida escolar.

O fim do Ensino Médio e o início do Ensino Superior marca a transição da adolescência para a vida adulta, portanto aproveite o momento e adquira o máximo de conhecimento possível.

Alunos estudando

Organize seu tempo para conciliar os estudos para o ENEM e o seu dia a dia

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: