Como enfrentar o problema da indisciplina escolar

Indisciplina escolar

Silvana Azevedo

Há dois contextos em casos mais sérios de indisciplina escolar. No primeiro, o aluno dá sinais de desobediência, insatisfação, irritabilidade e agressividade dentro do próprio ambiente familiar. Ao passar para o espaço da escola, ele transfere esse comportamento beligerante para docentes e colegas. No segundo, a indisciplina fica restrita na escola e se mostra quase assintomática no plano doméstico.

Seja pela sensação de impotência, muito característica no primeiro caso, seja pelo susto e pela frustração ao descobrir a existência do problema por terceiros, os responsáveis tendem a carregar uma pesada carga de culpa nessas situações. Lidar com essa questão, no entanto, é algo menos raro do que se imagina.

matriculas 2018 Colégio São JudasHoje, a indisciplina escolar é apontada pelos professores como uma das principais dificuldades nas salas de aula brasileiras. Em um levantamento nacional da Fundação Lemann, divulgado em 2015, ela ocupava o segundo lugar no rol de preocupações de mil profissionais do Ensino Fundamental ouvidos em todo o país.

O Brasil segue mal nessa área quando a comparação se estende para além de suas fronteiras. Em 2013, uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que, aqui, o professor perde 20% do tempo de aula lidando com atos de indisciplina – a média no planeta é de 13%. Além disso, o estudo internacional sobre ensino e aprendizagem indicou que 60% dos docentes brasileiros consultados têm mais de 10% de alunos-problema, o maior índice dentre os 33 países participantes do levantamento.