Colégio São Judas em 2017

Compartilhe:

Cristiane Marangon – SoHan Produtos Editoriais

Muitas famílias, quando assinaram o contrato de matrícula para 2017, não faziam ideia de todas as experiências que iriam permear a vida escolar de seus filhos. A equipe do Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca entre as mais tradicionais de São Paulo, entende que as inovações dentro e fora do currículo devem fazer parte da Educação oferecida, mas não como um show pirotécnico e sim com ações que traduzam mais aprendizagem e experiências significativas para a vida de seus estudantes. Acompanhe, a seguir, algumas delas:

Sala Google for Education

Alunos do Ensino Médio utilizando os recursos da plataforma Google for Education

Google for Education

Logo no começo do semestre, o São Judas fechou uma parceria com a Google for Education. Com isso, a escola adquiriu um lote de Chrome Books, uma espécie de notebook, voltado exclusivamente para a nuvem e criou a Sala Google (ambiente para desenvolver diversas práticas pedagógicas com a plataforma Google for Education). Bem colorida, com espaço e conforto para os alunos nas atividades pedagógicas complementares, a sala tem sido utilizada por todas as etapas de ensino: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. “Preocupados em auxiliar nos estudos diários dos alunos, os professores estão a todo vapor usando o espaço”, afirma Mônica Miotto Bertolini, coordenadora pedagógica do Fundamental 1 (do 2º ao 9º ano). “Exercícios de revisão, interpretação de texto, visitas a museus e descrição de obra e vídeos que completam o estudo são utilizados para o entendimento dos conteúdos. Os estudantes estão conseguindo usar essa ferramenta tão importante para tornar a aprendizagem mais interessante e motivadora.” O projeto terá implantação total em 24 meses. Nesse, período, os professores e funcionários serão capacitados e treinados por uma empresa parceira da Google.

Estúdio de Edição e Gravação de Vídeos CSJT

Estúdio de Edição e Gravação de Vídeos CSJT

Estúdio audiovisual

Dentro da Sala Google, o Colégio São Judas Tadeu também criou um espaço exclusivo para quem quiser se aventurar no mundo dos vídeos. Trata-se de um pequeno estúdio para gravação e edição com apoio de um profissional, que orienta os alunos como utilizar computador, câmera, microfone e iluminação. O objetivo é desenvolver a competência da comunicação, tão importante para a vida pessoal e profissional de alguém, além de disponibilizar as ferramentas de interação que a Google têm à disposição do usuário, como criar e compartilhar documentos, fazer pesquisas, formatar trabalhos etc.

Alteração curricular

Com a intenção de promover aos alunos mais conhecimento cultural, além de prepará-los para o vestibular, o Ensino Fundamental ganhou uma aula a mais de Desenho Geométrico no currículo. Enquanto isso, o Ensino Médio foi contemplado com uma aula de Empreendedorismo e Atualidades.

Avaliação na Educação Física

Essa disciplina agora vale nota no Colégio São Judas Tadeu. Com a proposta de o aluno valorizar o conteúdo pedagógico, composto por socialização, trabalho em equipe, teorias esportivas, atenção à saúde, coordenação e todos os demais benefícios do esporte, os alunos serão avaliados por todos os conhecimentos que aprendem nas aulas de Educação Física.

Sala Google

Sala Google

Simulados Geekie para o Ensino Médio

Desde o ano passado, o São Judas vem aplicando uma nova metodologia que envolve um apurado treinamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como se sabe, Enem vem, aos poucos, substituindo ou, no mínimo, tendo um peso maior nos vestibulares das melhores universidades do país. Por esse motivo, a escola vem aplicando semestralmente um exame simulado, muito bem elaborado, dentro dos padrões Enem, para que os alunos não tenham surpresas no momento do exame oficial. Como incentivo para que todos levem a sério esse treinamento, os alunos que obtiverem mais de 600 pontos receberão 0,5 (meio) ponto de bônus nas médias de todas as disciplinas. Os que obtiverem mais de 800 pontos receberão 1,0 (um) ponto. “Esse é apenas um aspecto do preparo que os alunos do São Judas começaram a ter”, explica o professor Dr. José Carlos Jadon, coordenador de Língua Portuguesa Literatura e Redação. “Provas elaboradas nos padrões Enem, palestras, atualizações e corpo docente qualificado com especialistas, mestres e doutores também fazem parte desse processo.”

Período matutino

Em 2017, o Colégio passou a oferecer o período matutino para todas as séries e todos os anos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Feira de profissões

Trata-se de uma visita dos alunos formandos às feiras relacionadas às profissões e a escolha da instituição de ensino superior, sempre acompanhados do corpo docente.

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: