Cursos extracurriculares e mais aprendizado: quais as suas expectativas para o ano de 2017?

Compartilhe:

Aproveite a chegada do novo ano para programar quais atividades e cursos extracurriculares seu filho fará em 2017

O final de ano sempre é tempo propício para organização e reflexão. Longe durante alguns dias da correria da rotina diária. Essa é a melhor horária para colocar no papel tudo aquilo que você pretende fazer em breve, traçar as metas a serem atingidas e, é claro, se programar financeiramente para que isso aconteça.

Com a vida escolar do seu filho não deve ser diferente. Não é necessário esperar as aulas começarem para planejar quais atividades e cursos extracurriculares ele pode fazer. Aliás, há muitas oportunidades de cursos que acontecem justamente durante o período de férias e eles podem fazer a diferença na vida dele.

Seja voltado para a prática esportiva, para a dança ou como forma de reforço escolar. As atividades e cursos extracurriculares são uma forma de manter a criança ocupada. Tendo a oportunidade de se desenvolverem fisicamente, profissionalmente ou de forma educacional. Confira algumas opções sobre as quais você pode conversar com o seu filho para que ele possa escolher uma atividade para se aperfeiçoar.

atividades extracurriculares

Encontre uma atividade física

Uma das maneiras mais agradáveis de se desligar dos estudos nos momentos de lazer é por meio da prática esportiva. Além de ser algo extremamente benéfico para a saúde do seu filho. Os esportes permitem que as crianças interajam mais com colegas da mesma faixa etária e aprendam valores como disciplina, civilidade e espírito esportivo.

No Colégio São Judas Tadeu, escola na Mooca que atende desde à Educação Infantil até o Ensino Médio. Há várias práticas esportivas extracurriculares para todas as idades. Futebol de salão, natação, Tae Kwon Do e ginástica rítmica são algumas das alternativas.

O mais importante não é o esporte em si a ser escolhido. Mas sim o fato de que a modalidade seja aquela com a qual seu filho tenha mais afinidade. Para aquelas crianças que não são muito adeptas dos esportes. Vale a tentativa de ver se elas não se descobrem em atividades distintas das que estão acostumadas a fazer.

atividade fisica extracurricular

Iniciação musical

Outra área que seu filho pode ficar bastante interessado é a música. Crianças e adolescentes costumam ter uma relação muito próxima com as bandas que admiram. Sendo elas responsáveis muitas vezes pela formação de parte do caráter que levarão para a vida. Estudar música ou aprender a tocar um instrumento musical pode fazer grande diferença na formação da criança.

A música é um excelente elemento para a concentração e aqueles que estudam partituras, por exemplo, notadamente acabam tendo mais facilidade para a resolução de cálculos matemáticos. Se a música “clássica”, no sentido tradicional do termo, não fizer a cabeça das crianças, instrumentos mais populares como violão, guitarra, bateria e teclado podem ser uma alternativa divertida para sair da rotina. No Colégio São Judas Tadeu, por exemplo, há atividades para desenvolvimento individual ou em grupo.

atividades extracurriculares musica

Se aperfeiçoar ou aprender um novo idioma

Saber se comunicar é uma das exigências mais recorrentes no mercado de trabalho. Por conta disso, dominar um segundo (ou terceiro) idioma é fundamental. Se você tiver a oportunidade de preparar o seu filho para o momento em que línguas como inglês ou espanhol serão um diferencial na vida dele. Não deixe de se programar para matricular a criança em uma escola de idiomas. O Colégio São Judas oferece parceria com a escola Seven Idiomas, os alunos podem ter aulas após o horário de aula como extracurricular.

Outra vantagem de você fazer uma escolha como essa é o tempo. Em linhas gerais, crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma do que adultos. Isso acontece pelo simples fato de que nessa idade elas ainda estão em uma fase de desenvolvimento e, portanto, estão mais propensas a aprender coisas novas que possam ajudar na formação da personalidade. Nunca é tarde para adquirir conhecimentos. Mas alguns momentos são mais favoráveis do que outros.

curso extracurricular idioma

Ser voluntário em causas assistenciais

Fazer o bem para os outros é uma das melhores coisas que você pode fazer para si mesmo. Ensinar valores como esses para o seu filho é fundamental para que quando ele cresça saiba entender as diferenças entre as pessoas e se torne um cidadão melhor, no sentido mais amplo que esse termo possa ter. Ocupar o tempo preocupando-se em ajudar ao próximo é uma das atitudes mais nobres que alguém pode ter.

O Colégio São Judas trabalha bem este tema, a festa junina, feira de empreendedorismo e outras atividades durante o ano são oportunidades do aluno desenvolver a solidariedade e o bem ao próximo além de  trocar aprendizado.

Certos valores, quando aprendidos, nunca mais deixam de fazer parte do caráter de uma pessoa, e nada melhor do que garantir que apenas os sentimentos mais nobres em prol de uma causa serão determinantes para que seu filho adulto se torne um orgulho não apenas para os pais, mas para toda a sociedade.

Você também pode gostar de: Leitura na educação infantil: A importância de incentivar a leitura desde cedo

Compartilhe:

Comentários da Matéria

0 comentários

Deixe o seu comentário: