Desenvolver amizades na infância é importante

Fazer amigos é parte do desenvolvimento infantil; as amizades devem ser estimuladas pelos pais e o bullying deve ser combatido

amizade-para-criancas

A palavra amizade é definida no dicionário aurélio, como: afeição recíproca entre dois entes. No entanto, quem possui um amigo próximo, sabe que o sentimento vai além disso, e inclui: companheirismo, intimidade, além de vários outros aspectos.

Gerar vínculos fora do convívio familiar

A amizade para crianças é algo que deve ser estimulado pelos pais. Obter experiências positivas na família durante a infância, ajudará seu filho a manter expectativas positivas em relação ao outro, tornando-o mais amigável.

O relacionamento com familiares e com amigos se diferem pelo nível de aprendizado. Dentro de casa filhos têm acesso aos valores familiares e sua aplicação na prática, já no lado de fora, eles podem utilizá-los para a socialização com outras pessoas.

A importância da amizade para crianças

Estudos apontam que, desenvolver amizades na infância, estimula o desenvolvimento de características, como: sociabilidade, autonomia e altruísmo, além de reduzir comportamentos negativos.

Durante a socialização entre um grupo de amigos, a criança aprende a se virar sozinha, fazendo concessões, que não ocorrem na presença dos pais, mas são vistas, por exemplo, na escola, que é um ambiente com princípios estabelecidos para uma boa convivência.

autonomia-na-infancia

Boas amizades geradas no colégio, podem incentivar o desenvolvimento da cooperação e o revezamento, além de evitar hostilidade e conflitos. Com isso, a criança aprende a lidar melhor com as próprias emoções, principalmente os meninos, o que reduz as chances de problemas comportamentais durante a infância.

Crianças altruístas e generosas são mais seguras. O altruísmo auxilia na melhoria comportamental e nas habilidades sociais, e também da saúde física, já que os baixos níveis de estresse refletem em batimentos cardíacos e funcionamento do cérebro estáveis. Com isso, as crianças se tornam capazes de reconhecer atos de gentileza, criando empatia, o que ajuda a estabelecer uma relação de reciprocidade com um grupo heterogêneo de colegas.

A amizade, independente da idade, possibilita efeitos positivos por toda a vida. Quem tem amigos vive 22% a mais do que as pessoas que se isolam, tem uma melhor resposta imunológica e mantém um pensamento mais otimista em relação aos acontecimentos futuros.