Ações financeiras adotadas durante o período de exceção - coronavírus

Diante do momento difícil instaurado pelo advento da pandemia da COVID-19, ocasionando, por consequência, a diminuição da capacidade de pagamentos pela queda abrupta na renda de algumas famílias, o Colégio recebeu várias solicitações de prorrogação de prazo, descontos ou revisão das mensalidades.
 
Por outro lado, a escola não parou, houve um esforço muito grande de todos para rapidamente oferecer o ensino a distância e manter as demais funções administrativas. Desde o início da suspensão das aulas presenciais, existe um trabalho incessante sendo executado nos bastidores, que não é visível para todos.
 
Se apuramos alguma redução de custos com as contas de água, luz e materiais de limpeza, por exemplo, o que representaria um desconto insignificante nas mensalidades, em contrapartida apesar de sermos uma escola que já utilizava tecnologia, para oferecermos as aulas remotas com qualidade, fomos surpreendidos com necessidade urgente de investimento em novos equipamentos, câmeras, microfones, tripés, lousas, software para trabalho remoto dos colaboradores, upgrade no contrato para Google Entreprise for education, aumento de banda larga de internet e uma lista enorme de outras despesas e investimentos imprevistos, sem falar na adaptação da escola para cumprir os protocolos de biossegurança para o retorno seguro das aulas presenciais e na necessidade de novos Equipametos de Proteção Individual (EPI) a serem entregeues regularmente aos nossos colaboradores.
 
Como pode ser visto neste vídeo, o Colégio não parou e boa parte da equipe já retornou as suas atividades para realizar obras e adaptações necessárias para o retorno seguro das aulas presenciais.
 
Mesmo assim, honramos nossos compromissos, não demitimos nenhum funcionários ou promovemos redução nos vencimentos de qualquer membro da nossa equipe e, ainda, apesar de tudo isso, ainda tomamos várias medidas para contribuir com a dificuldades econômicas de muitas famílias, tais como:
 
– Suspendemos a cobrança de todos os cursos extracurriculares e do valor referente ao período integral, desde a mensalidade de abril até o término do período de afastamento, mesmo sem podermos suprimir as respectivas aulas dos professores, ou seja, os docentes continuam recebendo pelas aulas.
 
– Ofereceremos descontos de 15% sobre as mensalidades de maio, junho e julho de 2020.
 
– Cientes da importância de atividades lúdicas aos alunos afastados, em período de quarentena, oferecemos gratuitamente, na forma de bônus, aos alunos matriculados da Educação Infantil ao 5o. do Ensino Fundamental, todo o conteúdo das nossas aulas do integral que envolvem contação de histórias, oficinas, culinária, música e brincadeiras.
 
– Divulgamos canal de comunicação para assuntos financeiros e negociamos, caso a caso, planos de pagamentos alternativos ou postergação de vencimentos.
 
– Não tomamos nenhuma ação de cobrança de mensalidades vencidas nesse prazo.
 
O Colégio São Judas Tadeu, nesse contexto, adaptou-se à nova realidade e ofereceu, com planejamento e seriedade, aos seus alunos novas estratégias de ensino e de acompanhamento da aprendizagem de forma remota. Houve erros? Sim. Quem não errou diante do ineditismo da situação? Os acertos, porém, compensaram os erros.

 

Não contentamos a todos os ansêios de algumas pessoas que acreditam que o Colégio ainda pudesse estar se beneficiando de alguma forma da suspensão das aulas, mas certamente, tivemos um grande reconhecimento da grande maioria das famílias que observaram o esforço de toda a equipe para superar esse evento tão inesperado e a contribuição do Colégio com as dificuldades pedagógicas e financeiras acusadas.

 

Estamos preparados para o retorno das aulas presenciais, com oferecimento de aulas síncronas aos alunos que estiverem em suas residências e ansiosos para que tudo isso logo retorne ao normal, mas com grande aproveitamento de grande parte legado tecnológico que essa pandemia nos trouxe.
 

Ações pedagógicas adotadas durante o período de exceção - coronavírus

Considerando o Decreto 64.862, de 13-03-2020, Deliberação CEE 177 de 2020, a Indicação 192 de 2020 e a Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, o Colégio São Judas Tadeu leva ao conhecimento da Supervisão de Ensino / dos pais/responsáveis as medidas tomadas durante o período de controle da Covid 19:
 
1- As aulas foram suspensas a partir do dia 23-03-2020. No período de 16 a 22, a suspensão foi gradual. Os alunos puderam frequentar a escola em caráter facultativo para revisão de conteúdo, como adaptação à fase posterior. Aos que faltaram, não foi registrada a falta.
 
2- Todas as atividades acadêmicas presenciais do primeiro bimestre, incluindo as provas, e as recreativas foram suspensas a partir do 16-03-2020.
 
3- Os conteúdos e as atividades avaliativas do segundo bimestre foram oferecidos on-line por meio das plataformas disponíveis aos alunos e professores.
 
4- A partir do dia 13-03-2020, foram enviadas as tarefas e o cronograma das aulas on-line.
 
5-  Foram encaminhados comunicados, alertando pais e alunos de que, apesar da flexibilidade de horário de acesso, a norma adotada foi postar os conteúdos nos dias das aulas presenciais do professor e realizar as tarefas obedecendo ao horário do presencial, havendo inclusive controle de frequência ou pela presença nas “lives” ou pela entrega das tarefas.
 
6-  No caso das atividades avaliativas, elas farão parte das avaliações contínuas do segundo bimestre para compor a média final.
 
7-  As dúvidas puderam ser esclarecidas na própria plataforma. Bastava o aluno postá-las.
 
8- Os professores postaram as estratégias usadas para esclarecer dúvidas: formulários, e-mails, vídeos, lives com os alunos  etc.
 
9- Os professores registraram pormenorizadamente, nos diários de classe, o conteúdo ministrado on-line e as atividades avaliativas.
 
10- A direção esclareceu as dúvidas dos pais, utilizando os mais diversos canais de comunicação: plataforma, aplicativo, telefone etc.
 
11- A direção, coordenação e o corpo docente elaboraram o cronograma e as normas de avaliação do final de semestre:
 
Semana de 18 a 22 de maio  
Conteúdos do 2º bimestre.
                              
Semana de 25 a 29 de maio 
Finalização dos conteúdos do 2º bimestre com lives para esclarecer dúvidas.
 
Semana de 01 a 05 de junho
Revisão geral dos conteúdos de 1º e 2º bimestres (com lives) necessários para o desenvolvimento dos conteúdos dos próximos bimestres. 
 
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (uso de formulário ou Quiz).
 
Semana de 08 a 12 de junho
Revisão geral dos conteúdos de 1º e 2º Bimestres, necessários para o desenvolvimento dos conteúdos dos próximos bimestres. Baseando-se nos resultados da avaliação diagnóstica, deve ser elaborada a bimestral.
 
Semanas de 15 a 26 de junho
Avaliações Oficiais
Composição da Média:
 
1º Bimestre – 
1º ano do Ensino Fundamental
PI – 0,0 a 1,0
 Avaliações contínuas – 0,0 a 1,0
Avaliação bimestral – 0,0 a 8,0
 
2º Bimestre – 
1º ano do Ensino Fundamental
PI – 0,0 a 1,0
 Avaliações contínuas – 0,0 a 1,0
Avaliação bimestral – 0,0 a 8,0
 
1º Bimestre – 
2º ano do Ensino Fundamental  ao  Ensino Médio
PI – 0,0 a 2,0
Trabalho e avaliações contínuas – 0,0 a 2,0
Avaliação bimestral – repetir a nota da avaliação do 2º bimestre(0,0 a 6,0)
 
2º Bimestre – 
2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio
PI – 0,0 a 2,0
Trabalhos / cadernos/ formulários / Quiz/ avaliações intermediárias,0,0 a 2,0 (uma vez que a exigência na entrega dessas atividades tenha sido intensa)
Avaliação Bimestral – on line – 0,0 a 6,0
Em suma, o processo de avaliação, graficamente, pode assim ser representado:
FÉRIAS: 29 de junho a 29 de julho
Retorno: agendamento de recuperação referente ao 1º Semestre